27/102014

Astrologia Politicamente Incorreta - Capricórnio

Muitas pessoas gostam do signo de Capricórnio, mas algumas têm opiniões não muito favoráveis em relação a este signo, por terem tido experiências pessoais desagradáveis com capricornianos, ou por terem lido em algum lugar ou mesmo ouvido dizer que capricornianos são inflexíveis, difíceis e interesseiros. Elas se esquecem que nem todos os capricornianos são assim.

Como em outras áreas, em astrologia devem ser evitadas as generalizações  formadas com base em informações parciais, distorcidas ou mesmo falsas, que, invariavelmente, resultam em julgamentos equivocados. Basta lembrar que o signo é apenas um dos indicadores do mapa astrológico e que há muitos outros que devem ser considerados: o ascendente, a lua, as casas, as posições dos planetas, os aspectos, etc. Sempre devemos considerar a configuração geral e a interação entre os mapas das duas pessoas envolvidas, com as intersecções, as áreas de tensão, etc.

Também precisamos lembrar que a pessoa pode ou não agir de acordo com as indicações do mapa, que delineia um destino possível, mas não inexorável. Afinal, os astros apenas indicam, não determinam. Independentemente de conhecer ou não o próprio mapa, cada pessoa, vai manifestar à sua maneira as indicações nele contidas, de acordo com suas circunstâncias e sua capacidade de entendimento. Ou seja, as mesmas potencialidades, limitações e talentos latentes podem ser manifestados de formas diferentes, por pessoas diferentes. É por isso que irmãos gêmeos ou pessoas com mapas idênticos, algo raro, mas possível, podem manifestar as mesmas indicações de formas distintas. A astróloga Sandra Oliveira ilustra a questão: “Aspectos fortes de Marte ou no signo de Áries no mapa podem indicar impulsividade, coragem e assertividade, mas também precipitação, rispidez e agressividade. Assim, uma pessoa com estes aspectos poderia se tornar um cirurgião, um açougueiro ou um assassino, atividades relacionadas ao planeta Marte ao signo de Áries, que exigem sangue frio para cortar carne, mas que se distinguem por sua finalidade”.

Para ilustrar o preconceito astrológico, listamos algumas opiniões e comentários divergentes sobre o signo de Capricórnio.

Imagem Positiva

Imagem Negativa

Em geral, os capricornianos dão grande importância à questão profissional. São ambiciosos, mas  pragmáticos. Por isso, eles podem parecer resignados e até desempenhar um papel subalterno, mas, definitivamente, esse papel não os satisfaz. Eles têm avidez pelo poder, mas são realistas e cautelosos. Sabem que a subida até o topo exige esforço e pode ser lenta. Por isso não costumam se arriscar em projetos pouco factíveis. O capricorniano tem um ritmo próprio. Ele precisa de tempo para pensar, decidir e fazer as coisas. E ele também é bastante ganancioso, mas não costuma traçar planos ousados e grandiosos, porque tem medo do fracasso. Realmente, a autoconfiança não é sua característica mais marcante.Então, elenão arrisca, ou finge humildade, que é a qualidade dos que não têm qualquer outra.
Eles trabalham duro e são muito perseverantes. Não porque sejam materialistas, mas por que sabem que a vida é coisa séria, que as coisas não são fáceis e que nada cai do céu. Para eles, uma carreira que proporcione a solidez necessária é tão ou mais importante do que se entregar ao impulso de viver paixões românticas, geralmente desestabilizadoras, enganosas e efêmeras. O capricorniano é o seu pior inimigo. Ele se cobra, se julga e se pune de forma implacável. E como é meio pão- duro, ele se submete a situações que seriam intoleráveis até para um monge, às vezes, assumindo uma postura de negação. Aliás, ele usa muito a palavra não. Para si mesmo e para os outros. Ninguém merece.
Capricórnio é um signo de gente com grande capacidade de realização e comprometida com a busca de seus objetivos. O capricorniano busca o sucesso e o reconhecimento, por isso é disciplinado e tão determinado que, se necessário, pode realizar grandes esforços e viver sem problemas por longos períodos de forma bastante austera. Na vida pessoal, é afável e carinhoso. O homem de Capricórnio é tão sensível e divertido que uma noite romântica com ele pode ser tão prazerosa quanto uma reunião de condomínio na sexta à noite. Já a capricorniana é uma parceira amorosa tão ousada e sedutora quanto uma freira carmelita. É um signo de gente tensa, complicada, que só fala em trabalho.
Geralmente, os capricornianos são confiáveis e, quando se relacionam, não gostam de se tornar reféns das emoções e sentimentos perturbadores. É por isso que mantêm certa distância e não se expõem facilmente. Suas convicções são bastante arraigadas, seu raciocínio é estruturado e eles o manifestam através de um senso de humor perspicaz, sutil e, muitas vezes, espontâneo. Todos os capricornianos são sensíveis e calorosos como uma pedra. E além de travados, são teimosos, inflexíveis e dogmáticos. Jamais mudam de opinião, muito menos de atitude. E querem sempre ser os senhores da razão e estar no controle da situação. Sem falar do humor deles. Você conhece algum capricorniano  divertido? Ô signo mala.
Postado em Signos

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados do(a) parceiro(a)

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo: