20/062014

Mapa Astral de Gilberto Gil

Um ilustre canceriano

Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em Salvador, no dia 26 de junho de 1942, às 11h50m.  Seu Sol está no ponto mais alto do mapa, em Câncer, onde Gil também tem Júpiter, que é o regente de Sagitário, signo onde está a Lua, que é regente de Câncer, formando o que chamamos de recepção mútua, posicionamento que reforça as indicações dos planetas e signos envolvidos. As casas ativadas são a profissional e a da comunicação, o que é compatível com o seu sucesso no Brasil e seu reconhecimento internacional, já que seu trabalho tem bases firmes no regional, mas está sempre conectado ao global, absorvendo novos elementos, transformando-os e incorporando-os a um amalgama multicultural.

Mapa de Gilberto Gil

A Lua está em trígono com Plutão e Marte na casa 11, indicando preocupação com o coletivo e necessidade de atuar em grupo e modificar o meio em que vive, tendência que parece ter se manifestado através da participação efetiva em organizações não governamentais e também na política (Gil participou ativamente da Ong Onda Azul, foi vereador e Ministro da Cultura do governo Lula)

O ascendente é Libra, cujo regente Vênus está na casa 8 em conjunção com Urano e trígono com Netuno, que está na casa 12, evidenciando sua sensibilidade criativa, sua vertente religiosa sua índole pacífica e conciliadora, mas também seu comportamento inconformista e contestador. As letras de suas músicas, líricas, poéticas, mas também visionárias e questionadoras, e sua postura delicada, mas atrevida e corajosa são compatíveis com esse posicionamento.

Tal posicionamento indica também sua afinidade com a maconha, que fica evidente em dois episódios de sua biografia. Em 1976, durante uma turnê, Gil e Chiquinho Azevedo, o baterista da banda, foram presos por porte de maconha em Santa Catarina, durante a turnê do show Doces Bárbaros, que fazia ao lado de Caetano, Gal e Bethania. Ele praticamente se deixou prender para levantar a questão do usuário na sociedade. Hoje, em tempos de certa flexibilização, em que se discute a legalização, sua atitude talvez não causasse grande impacto, mas é bom lembrar que vivíamos em tempos de ditadura, e que era preciso muita coragem para desafiar abertamente o sistema. Gil foi condenado a se internar numa clínica, período que serviu de inspiração para compor Sandra, um de seus grandes sucessos. Seu antológico depoimento no julgamento pode ser visto acessando o link:

No começo dos anos 2000, Gil lançou Kaya N’Gandaia, cd que homenageia Bob Marley e no qual ele também explicita sua simpatia pela “tribo fumacê”, como se pode ver acessando o link:

Concorde-se ou não com ele, goste-se dele ou não, o fato é que Gilberto Gil é um artista cujo nome já está gravado indelevelmente na cultura brasileira.

Postado em Mapa Astral dos Famosos

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados dx parceirx

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo: