14/092014

Os astros e os dias da semana

Domingo, anoiteceu e o fim de semana acabou. Eu não sei de você, mas muitas pessoas começam a sentir uma sensação vaga, mas incômoda, algo entre o tédio e a ansiedade. Se vivessem em Paris, teriam um consolo: amanhã não seria segunda-feira, seria lundi, algo como dia da lua. Mais poético, não é? Em alguns idiomas os nomes dos dias da semana são derivados dos nomes dos astros do sistema solar.

Francês:

Lundì Mardì Mercredi Jeudi Vendredì Samedi Dimanche

Espanhol

Lunes Martes Miércoles Jueves Viernes Sabato Domingo

Italiano

Lunedì Martedì Mercoledi Giovedì Venerdì Sabato Domenica

Nesses idiomas, 5 dias da semana têm nomes que derivam dos nomes dos astros em latim:

  • Segunda-feira é dia da Lua.
  • Terça-feira é dia de Marte.
  • Quarta-feira é dia de Mercúrio.
  • Quinta-feira é dia de Júpiter.
  • Sexta-feira é dia de Vênus.

Isso não ocorre com dois dias:

Sábado ou Sabato, que tem origem no termo hebraico shabbatt, o último da semana e dia sagrado para os judeus.

Domingo ou Domenica, que é derivado do latim "dies Dominica", ou dia do Senhor. Para os cristãos, é o dia sagrado, o sétimo dia, quando Deus descansou depois da criação do mundo (mas até a Reforma do Calendário Romano a cargo de Constantino I, o Grande, no ano 325, era chamado Solis Dei, ou dia do Sol).

Já na língua inglesa, os nomes de terça, quarta, quinta e sexta têm origem nórdica e não são associados aos astros, mas temos saturday, dia de Saturno, e sunday, dia do Sol. E temos monday, dia da Lua. Nos quatro idiomas citados, os nomes dos dias são associados aos astros, e em todos a Lua é associada à segunda-feira.

A denominação feira, para segunda-feira, terça-feira e assim por diante, surgiu na Idade Média. Aos domingos, havia missa e aglomeração de pessoas, e havia a primeira feira. Logo, o dia seguinte passou a ser a segunda-feira, e assim os dias ganharam os nomes que usamos hoje. Infelizmente, no português moderno nenhum dia da semana leva o nome de algum astro, embora registros indiquem que isso ocorria no português arcaico. Nossa língua perdeu em simbolismo e charme.

Bom dia da lua pra você.

Postado em Curiosidades

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados dx parceirx

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo: