Saturno em Capricórnio

Um mestre severo, mas justo.

Depois de 3 anos em Sagitário, Saturno entrou em Capricórnio no dia 20 de dezembro de 2017 e ficará neste signo, do qual é regente, até o final de 2020. Apesar de ser estigmatizado, Saturno não é, necessariamente, um planeta negativo.

Apesar de ser estigmatizado, chamado de Grande Maléfico pelos astrólogos tradicionais e apelidado de “Chaturno” por algumas páginas de humor astrológico, Saturno não é, necessariamente, um planeta negativo.

Talvez seja um mestre muito severo, que nos ensina usando métodos não muito agradáveis, mas que são eficientes, como privações, choques de realidade, etc. Seria injusto pensar em Saturno como um vilão cruel cuja missão é nos prejudicar.

Embora mostre os obstáculos, Saturno nos ensina como podemos superá-los. Em seus domínios, percebemos onde somos mais frágeis e como podemos lidar com nossas fraquezas. Aprendemos que precisaremos responder por nossos atos e que devemos assumir as consequências de nossas escolhas e de nossas ações. Saturno coloca pesados fardos em nossos ombros, mas nos dá a força necessária para carregá-los, nos coloca em dificuldades, mas nos dá a persistência necessária para sair delas.

Os limites da inexorável ação do tempo também são indicados por este que muitas pessoas consideram o mais belo dos planetas. Para termos uma ideia de como o trânsito de Saturno em Capricórnio pode se manifestar, podemos observar alguns fatos que marcaram o período de fevereiro de 1988 a fevereiro de 1991, quando o trânsito ocorreu pela última vez.

- No Brasil, em 1988, tivemos a formação do PSDB, por dissidentes do PMDB e o assassinato do líder ambientalista Chico Mendes, que ganhou repercussão mundial.   

- em 1989, o líder iraniano Ayatolá Komeini ofereceu uma recompensa de 3 milhões de dólares pelo assassinato do escritor Salman Rushdie, cujo livro Os Versos Satânicos foi considerado ofensivo ao Islã. No mesmo ano, os Estados Unidos implementaram o Tolerância Zero, programa que intensificou a violência contra o tráfico e a repressão aos usuários.

- em 1990, a Polônia se tornou o primeiro país da Europa Oriental a abolir a economia socialista; os Estados Unidos invadiram o Panamá e ocorreu a reunificação da Alemanha.

É claro que temos de lembrar que a configuração astrológica era diferente da atual e, portanto, não devemos esperar que a dinâmica dos fatos se repita. No entanto, talvez seja uma boa ideia se preparar para enfrentar um período de maior intransigência, de costumes e hábitos mais conservadores, de leis mais rígidas, de menos espaço para ousadias ou experimentações. Basta lembrar que as pessoas que estão se aproximando dos 30 anos e ocupando as posições de destaque na sociedade, nasceram entre 1989 e 1990, portanto, quando Saturno transitava por Capricórnio.

Capricórnio é um signo que não fomenta o fim das desigualdades. Pelo contrário, valoriza a estabilidade e atenua os anseios de mudança, impondo a realidade e fazendo com que nos confrontemos com os fatos, até o limite do suportável. Já Saturno é a lei aplicada, mas, como um policial rodoviário, só vai nos punir se formos irresponsáveis, se cedermos aos impulsos e ultrapassarmos certos limites. Se o saldo no nosso extrato bancário no fim do mês está negativo, não podemos culpar unicamente o patrão, o banco ou o ministro da economia. Devemos aceitar a parcela de responsabilidade que nos cabe e ter a maturidade e a disciplina necessárias para mudar esse processo.

De forma geral, o período pode ser propício para buscar o desenvolvimento e o sucesso profissional, mas será necessário muito esforço, trabalho duro e persistência. Nada de desistir diante do primeiro obstáculo. Procure exercitar a paciência e manter o foco em objetivos de longo prazo, cujos resultados serão duradouros, mas talvez tenha de abrir mão de alguns prazeres efêmeros. É pouco provável que, durante este trânsito, as situações permitam que façamos exatamente o que queremos fazer, já que Saturno em Capricórnio indica um período durante o qual é imperativo fazer o que tem de ser feito, antes que seja tarde.



Não há tempo para digressões ou melindres e não podemos deixar que o medo nos impeça de agir. Afinal, tanto o planeta quanto o signo estão associados à sensatez, ao pragmatismo, à ideia de prevenção e antecipação dos riscos e das necessidades, o que predispõe a uma postura realista, de quem conhece as próprias vulnerabilidades e espera pelo melhor, mas está preparado para o pior.

Como Saturno está em Domicílio em Capricórnio, o trânsito por este signo indica o fim de um ciclo de sacrifícios e, muitas vezes, de medo e sofrimento. Durante este período, poderemos concluir alguns projetos que exigiram muito esforço ou, pelo menos, ter a noção exata de quanto ainda teremos de trabalhar para concluí-los. O risco é estabelecermos padrões de exigência demasiadamente altos e metas inalcançáveis, ou ficarmos um tanto frustrados depois de conquistar o que queríamos. Talvez também tenhamos de aprender a diferenciar e escolher o que tem mais valor: o sucesso transitório, fruto das circunstâncias ou o reconhecimento merecido, fruto do trabalho e da dedicação,

Entre agosto e outubro de 2018, Saturno vai formar um trígono, um contato harmonioso com Urano em Touro, indicando período favorável para realizar projetos que exijam certa ousadia e envolvam certos riscos.

Já em 2019, Saturno vai formar um sextil, um contato harmonioso com  Netuno, que ainda estará em Peixes, indicando um período durante o qual ficará mais fácil perceber quando estamos nos iludindo e criando expectativas irrealistas e assim fazer os ajustes necessários para realizar o que antes era apenas um sonho.

Em 2020, Saturno vai fazer conjunção com Plutão e, se lembrarmos de outros períodos em que isto ocorreu, podemos ter uma ideia da intensidade deste contato. Em 1915, tivemos a Primeira Guerra Mundial e em 1947 tivemos a Guerra Fria entre Estados Unidos e a extinta União Soviética. Com base nestes e em outros fatos, não seria surpresa de tivéssemos o início de um conflito internacional durante este período, talvez relacionado à Coreia do Norte.

Se o quadro da política mundial não é lá muito promissor, em termos econômicos, o período pode ser favorável para investimentos de longo prazo, principalmente relacionados a imóveis, já que este trânsito indica mais solidez. Claro que são previsões gerais que necessitariam de aprofundamento. Mais importantes são as expectativas que este trânsito descortina para cada um dos signos do zodíaco. Vamos a elas, mas antes cabe um lembrete: é impossível fazer previsões assertivas apenas com base no signo ou no ascendente, já que tudo vai depender da configuração geral do mapa natal de cada pessoa. O ideal é consultar um bom astrólogo.

 

Áries 

Quem tem Sol ou outros planetas em Áries vai receber quadratura de Saturno em Capricórnio e tende a sentir mais claramente esse aspecto desafiador, que pode se manifestar na forma de obstáculos que atrasem ou impeçam a  realização do projeto pessoal. Muitas vezes, a pessoa que vive este trânsito tem de corrigir a rota, mudar ou mesmo abandonar projetos muito acalentados.

Já quem tem Ascendente em Áries pode viver um período mais favorável, já que Saturno vai transitar na área de experiência relacionada à carreira e à imagem pública. Durante esse período, podem surgir boas oportunidades para conquistar mais prestígio e respeito profissional, mas também pode ocorrer de a pessoa se sentir sobrecarregada e cansada de “carregar o piano” sem a devida compensação.  .

 

Touro

Quem tem Sol neste signo recebe trígono de Saturno em Capricórnio. De modo geral as pessoas que têm planetas em Touro recebem aspectos harmônicos que podem se manifestar na forma de ajuda, talvez inesperada, para a realização dos seus objetivos pessoais. Se não houver outros aspectos desafiadores, o período tende a ser favorável.

Da mesma forma, quem tem ascendente em Touro também deve viver um período positivo, já que Saturno transita pela casa 9 do mapa da pessoa, área de experiência relacionada ao conhecimento e às convicções e que representa uma espécie de preparativo para a realização profissional. Com Saturno na casa 9, a pessoa pode viver experiências ou adquirir conhecimentos que a levem a reestruturar seus códigos de valores e seus conceitos. 

 

Gêmeos

Este signo não recebe aspecto de Saturno, o que indica que o trânsito não deve ser sentido de forma muito intensa pelos geminianos. Mas quem tem Sol em Gêmeos pode se sentir um tanto incomodado durante esse período, já que Saturno em Capricórnio privilegia mais a formalidade e a disciplina do que a espontaneidade e a  descontração, atributos de Gêmeos.

Já quem tem Ascendente em Gêmeos deve ficar atento às questões financeiras, principalmente se envolverem dinheiro de outras pessoas, como sócios e cônjuges, que podem enfrentar problemas ou dificuldades nesta área durante o período. A atenção deve ser redobrada se a pessoa depender diretamente de clientes, como é o caso de profissionais autônomos, por exemplo. Para quem tem este ascendente, não é recomendável fazer ou pedir empréstimos durante o período.

 

 Câncer

As pessoas que têm Sol ou outros planetas neste signo recebem a oposição de Saturno, aspecto tenso que representa confronto, animosidade, etc. Geralmente, sob este aspecto, a pessoa sofre pesadas críticas e encara avaliações, já que seu trabalho e sua capacidade de realização estão em xeque durante o período. Assim, ela se sente desafiada por pessoas que se opõem abertamente a seus interesses e colocam obstáculos em seu caminho. Ao mesmo tempo, ela se sente impelida a dar o máximo e pode colher os frutos de seus esforços.

Já quem tem Ascendente em Câncer vai viver esse trânsito na casa 7, o que pode afetar os relacionamentos de forma geral e os afetivos em particular, assim como as sociedades, parcerias e a vida social. Essas pessoas devem se precaver para que o relacionamento não se desgaste até um ponto do qual não se pode voltar, chegando a extremos, como brigas, rupturas e até o divórcio. Recomendável manter a mente e o coração abertos para promover os ajustes que se fizerem necessários.

 

Leão

As pessoas de Leão não vão sentir especialmente o trânsito, já que Saturno em Capricórnio não faz aspectos com o Sol leonino ou com planetas nesse signo. Portanto, o período pra essas pessoas deve ser tranquilo, a não ser que elas estejam atravessando outros aspectos desafiadores, o que só uma leitura da configuração geral do mapa poderá mostrar.

Já quem tem Ascendente em Leão pode enfrentar algumas dificuldades. O trânsito de Saturno em Capricórnio será na casa 6 para essas pessoas, área de experiência relacionada ao cotidiano, aos hábitos, às doenças e aos cuidados com a saúde, o que indica a necessidade de mais atenção com o corpo, talvez adotando hábitos mais saudáveis, etc.

 

Virgem

Para os virginianos, o período pode ser benéfico e bastante produtivo. Durante o trânsito de Saturno por Capricórnio, quem tem Sol em Virgem pode se mostrar mais assertivo e também mais esforçado para concretizar suas ideias. Pessoas deste signo poderão desenvolver projetos que representem uma realização pessoal e, de preferência, devem buscar ajuda e ouvir conselhos, principalmente dos mais velhos. As pessoas que têm outros planetas em Virgem também poderão viver momentos gratificantes.

Já quem tem o Ascendente em Virgem vai viver o trânsito na casa 5, área de experiência associada ao prazer, à criatividade, à diversão, à inventividade, etc. Como Saturno e Capricórnio são associados à solidez e á estabilidade, é   um bom período para estruturar essa área, redefinindo prioridades e estabelecendo metas mais exequíveis.

 

Libra

Em algum momento do trânsito os librianos vão receber uma quadratura de Saturno em Capricórnio com Sol em Libra, aspecto desarmônico que pode se manifestar como impedimentos, restrições e obstáculos. Talvez elas tenham que se esforçar mais do que o normal para realizar seus projetos pessoais ou talvez tenham de corrigir a rota, ajustar ou até desistir de atingir determinados objetivos.

Da mesma forma, quem tem Ascendente em Libra talvez tenha de enfrentar algum tipo de dificuldade relacionada a questões familiares ou à casa. Para essas pessoas, Saturno estará transitando pela casa 4, área de experiência da intimidade doméstica, onde Saturno é um intruso não exatamente bem-vindo. Pode ser um período durante o qual, por algum motivo, a família solicite mais afeto ou exija mais dedicação. Seja como for, essa área ganha uma dimensão que não possuía antes. Também pode ser um período interessante para tratar de assuntos imobiliários, para comprar uma casa ou algo assim.     

 

Escorpião

O Sol de quem é de Escorpião vai receber um sextil, aspecto favorável, de Saturno em Capricórnio. Se a pessoa tiver outros planetas em Escorpião, eles também vão receber aspectos harmoniosos de Saturno, o que indica que essas pessoas poderão contar com ajuda para atingir seus objetivos pessoais, principalmente de pessoas mais velhas ou com mais experiência. De forma geral, o período deve ser positivo, salvo, é claro, no caso de a pessoa ter outros aspectos desafiadores ativos.

Já quem tem Ascendente em Escorpião não deve sentir o trânsito de forma tão intensa. Saturno em Capricórnio estará transitando pela casa 3 do mapa da  pessoa com esse posicionamento, indicando a necessidade de reestruturar a forma como ela pensa e se comunica. Também pode ocorrer de ela perceber que negligenciou essa área da vida e que tem de preencher essa lacuna, fazendo cursos ou tentando se manter mais informada. Pode não ser uma fase exatamente negativa, mas a pessoa pode se mostrar um tanto pessimista ou mais intransigente do que o normal.

 

Sagitário

O Sol de quem é de Sagitário não vai receber aspecto de Saturno durante o período, o que indica que o trânsito não deverá ter muita importância para pessoas deste signo. Apesar disso, podemos dizer que, mesmo que indiretamente, o trânsito pode ser favorável para os sagitarianos, já que Capricórnio é um signo ambicioso, atributo que também notamos em Sagitário.

Já para quem tem Ascendente neste signo, o período pode exigir bastante parcimônia em relação às questões financeiras.  Saturno estará transitando pela casa 2 do mapa das pessoas que têm este  Ascendente, indicando a necessidade de especial atenção para lidar com questões materiais, para cuidar do patrimônio e gerir os recursos disponíveis, que podem não ser muito fartos, já que o período talvez não seja exatamente de vacas gordas. Não é recomendável pedir ou conceder empréstimos.

 

Capricórnio

Em algum momento desse trânsito, Saturno vai estar em conjunção com o Sol dos capricornianos. Se a pessoa tiver outros planetas neste signo, eles também farão conjunção, que representa uma somatória dos atributos dos planetas envolvidos, sendo que todas as conjunções envolvendo Saturno são, em menor ou maior grau, difíceis. No caso do contato de Saturno com o Sol temos dinâmicas antagônicas, já que o Sol representa expansão e Saturno representa tendência à condensação. Por isso, podemos falar em um período de maior retraimento e reserva. Se a pessoa tiver Saturno em Capricórnio (para isso ela tem de ter nascido entre 1998 e 1990 ou entre 1959 e 1961) ela vai viver o famoso e temido Retorno de Saturno que, em síntese, representa um processo de amadurecimento, que é necessário, pode ser positivo, mas nunca é muito divertido.

Já quem tem Ascendente em Capricórnio vai vivenciar o trânsito de Saturno de forma menos traumática, contanto que tenha a disciplina e a determinação necessárias para assimilar os atributos deste planeta, como necessidade de estruturas sólidas, seriedade, constância, etc. Caso a pessoa tenha a maturidade para evitar a tendência a se tornar dogmática intransigente, assuma o controle e empregue seus recursos para realizar seu projeto de vida, ela não sentirá muito a cobrança do austero Saturno, caso contrário, poderá atravessar um período de certas restrições, durante o qual sua autonomia poderá ser reduzida compulsoriamente.       

 

Aquário

Enquanto estiver transitando por Capricórnio, Saturno não fará qualquer contato com o Sol ou com outros planetas em Aquário, Por isso, os aquarianos não precisam se preocupar, já que não devem ser afetados por este trânsito.

Mas quem tem Ascendente neste signo deve sentir o trânsito de forma mais intensa e pode ter de enfrentar algumas dificuldades. Quem tem Ascendente em Aquário, vai vivenciar o trânsito de Saturno na casa 12, que pode ser uma indicação de necessidade de momentos ou períodos de isolamento voluntário, ou mesmo de um processo gradual e progressivo de desinteresse pela vida social, A casa 12 é a área de experiência associada à necessidade de olhar para dentro de si mesmo, para tentar entender melhor os medos e os processos internos, enfrentar os fantasmas e redefinir metas e interesses. Claro que isso pode ser complicado, já que a sociedade valoriza demasiadamente a interação e as convenções sociais e as pessoas ainda não aprenderam a diferenciar o que é estar só e ser solitário, o que é a necessidade de se conhecer e o que é estar deprimido, etc.

 

Peixes

Os piscianos podem ser beneficiados pelo transito de Saturno em Capricórnio. Como Peixes é um signo de elemento Água e é Mutável depende de direcionamento externo para atenuar sua conhecida tendência à dispersão. Assim, o contato com um planeta como Saturno ajuda os piscianos a não desperdiçar recursos, a usar o tempo de forma mais eficiente e a desenvolver os talentos latentes. Em algum momento do trânsito, isso será possível, já que Saturno formará um sextil com o Sol em Peixes, aspecto favorável que facilita o fluxo de energia.

Quem tem Ascendente em Peixes vai experimentar o trânsito de Saturno na  casa 11 do mapa, o que é uma indicação de um período durante o qual as relações com os amigos podem se restringir significativamente, mas, em compensação, o período pode ser favorável para realizar projetos com pessoas que tenham interesses ou valores em comum. Também pode ocorrer de pessoas com este Ascendente se sentirem como se não precisassem mais fazer concessões, nem tentar parecer o que não são, podendo ser mais autênticas e verdadeiras.

Postado em Planetas

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados dx parceirx

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Mapa Astral Completo Online

Horóscopo Personalizado
por e-mail. Grátis!

Cadastre-se e faça as melhores escolhas.

Nome
Sexo
Nascimento
 às 

Nasci em horário de verão

Tabela de horário de verão (apenas Brasil)