https://www.viastral.com.br/materia/lilith-a-lua-negra-o-lado-oculto-da-lua-a-face-sombria-do-feminino

Lilith - A Lua Negra

A face sombria do feminino


Lilith

Você sabe onde está a Lilith em seu mapa natal? Se não sabe, ou se nem sabia que tinha Lilith no mapa, tudo bem, não se culpe. É provável que pouca gente saiba. Então, vamos falar um pouco sobre este ponto astrológico ainda quase desconhecido.

Lilith

A figura da Lilith, também chamada de Lua Negra, surge sob formas e nomes diferentes na mitologia de várias culturas. Já foi representada como coruja, como feiticeira, como demônio noturno, mas ficou associada aos instintos primitivos e à faceta mais obscura da natureza feminina.  

Lilith teria sido a primeira esposa de Adão, mas, por não ser submissa, teria sido expurgada dos textos bíblicos que chegaram até nossos dias. Podemos entendê-la como o que Jung chamou de arquétipo, uma imagem simbólica, um conteúdo inconsciente comum a todos os seres humanos

Lilith

Então, quando lembramos que a astrologia se apropria justamente dos arquétipos para estabelecer o significado simbólico de um planeta, de um signo ou de um ponto cósmico, podemos começar a entender como a Lilith pode se manifestar na astrologia.

Em primeiro lugar é bom esclarecer que a Lilith usada na astrologia não é um astro, Em termos astronômicos, é o ponto celeste que representa a maior distância da órbita da Lua em relação à Terra, logo o apogeu da órbita da Lua. Em termos astrológicos, seu significado é mais complexo. Existem muitas interpretações e há quem as desconsidere, mas para muitos astrólogos a posição da Lilith no mapa pode indicar:

Lilith

  • Uma área de insatisfação constante. Na área indicada pela casa e pelo signo em que a Lilith está, as experiências geram  grandes expectativas, mas acabam se revelando mais ou menos frustrantes, jamais plenamente gratificantes.
  • Um ponto de inversão. As coisas tendem a acontecer de forma diametralmente oposta ao que era esperado.
  • Um processo de acumulação de potencialidades não desenvolvidas. Por algum motivo, a energia disponível na casa e no signo em que a Lilith se encontra não é utilizada plenamente e acaba gerando sobrecarga e criando distúrbios.
  • Uma espécie de vórtice de emissão ou captação de energia. Na área onde a Lilith se encontra, a pessoa pode liberar involuntariamente muita energia, que muitas vezes lhe falta em outras áreas de experiência. Da mesma forma, a pessoa pode absorver a energia alheia, de forma deliberada ou inconscientemente.
  • Uma conexão com outras freqüências. Alguns acreditam que a Lilith pode exercer o papel de uma antena, como uma espécie de Netuno concentrado, possibilitando o contato com dimensões ainda não totalmente compreendidas, como fenômenos psíquicos ou mediúnicos, por exemplo.
  • Um ponto no qual a pessoa mostra traços de genialidade. Também há quem atribua à Lilith a propriedade de conferir à pessoa forte magnetismo pessoal em certas circunstâncias, nas quais ela pode demonstrar poder ou ter insights reveladores.

Resumo de possíveis interpretações para Lilith nos signos. Para ler a interpretação completa de Lilith nos signos e nas casas, faça seu mapa astral completo.

Lilith em Áries

A pessoa pode se autossabotar a ponto de ter receio de começar novos projetos. Tem de aprender a enfrentar esse medo e lidar com a raiva, que tanto pode ser reprimida, quanto pode manifestar como atitudes intempestivas. 

Lilith em Touro

A pessoa se apega demais aos bens materiais para se sentir mais segura. O problema é querer os prazeres e a segurança que o dinheiro proporciona, mas não estar disposta a fazer o esforço necessário para ganhá-lo.

Lilith em Gêmeos

A pessoa pode ter uma mente um tanto irrequieta e dispersa e se comunicar de forma afobada, sem atenção aos detalhes, o que pode prejudicar o entendimento. Paradoxalmente, pode acreditar que está sendo clara.

Lilith em Câncer

A pessoa pode ter vivido experiências que originaram algum tipo de ressentimento, medo do abandono, sentimento de não pertencimento ou de incapacidade de cuidar de si mesma.

Lilith em Leão

A pessoa pode ser ou parecer egoísta e um tanto arrogante. Ela se sente magnânima e quer passar uma imagem de benevolência, mas se valoriza demais, age de forma prepotente, quer dar lições de moral e ditar regras.

Lilith em Virgem

A pessoa pode viver conflitos entre as obrigações profissionais e a vida pessoal, talvez com uma persistente sensação de insegurança e medo de atingir seus objetivos e fracassar na carreira.

Lilith em Libra

A pessoa pode ter conflitos constantes com parceiros afetivos e/ou comerciais. Ela talvez seja acometida por um sentimento de inadequação, de isolamento, resultado de experiências negativas, crises e outros dissabores nessa área.

Lilith em Escorpião

A pessoa tem certa dificuldade em lidar com as mudanças e as perdas inerentes à condição humana. Por isso, desenvolve um mecanismo interno para se preservar e tentar controlar e/ou manipular os que lhe são próximos.

Lilith em Sagitário

A pessoa tem comportamento incomum e adota pontos de vista e convicções peculiares. Leva ao extremo a busca pela liberdade e rejeita o que a restringe, às vezes, até a educação que recebeu e os valores herdados da família. 

Lilith em Capricórnio

Talvez por experiências mal resolvidas do passado, a pessoa tanto pode ter uma ambição desenfreada, quanto pode ter dificuldade de batalhar pelos objetivos que deseja alcançar, principalmente na área profissional.

Lilith em Aquário

A pessoa está sempre ávida por algo novo, incomum, uma nova ordem que substitua os antigos paradigmas. Ela busca a liberdade acima de tudo, ignorando as formalidades e, muitas vezes, até mesmo a realidade objetiva.

Lilith em Peixes

A pessoa pode se sentir muito vulnerável, porque é muito receptiva, sensível e até ingênua. Ela tende a confiar nos outros, mesmo antes de ter motivos para isso, o que não costuma trazer bons resultados.



O que achou do artigo?

Comente abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS



:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim

Crie sua senha e cadastre-se: