Será que nossos signos combinam?

A Sinastria Amorosa e a compatibilidade entre signos


É comum ouvirmos perguntas do tipo: “Estou interessada num cara de Escorpião, mas eu sou de Peixes, será que combinamos?” Podemos responder que alguns signos combinam entre si, sim, mas as coisas não são tão simples e não podemos afirmar categoricamente que uma pessoa combina com outra com base apenas no signo solar.

Geralmente, quem faz esse tipo de pergunta não conhece a complexidade de uma interpretação astrológica. O fato de o signo de uma pessoa combinar com o signo de outra não significa, necessariamente, que elas vão combinar, muito menos que vão sentir atração uma pela outra, que vão se apaixonar e ser felizes para sempre.

É claro que o signo fornece muitas informações, mas não todas. Existem muitas variáveis e vários outros fatores que precisam ser considerados. Qualquer pessoa traz no mapa todos os signos, que estão em determinadas casas, nas quais estão certos planetas, que por sua vez fazem contato tenso ou harmônico entre si, etc.   

E quando falamos na combinação de signos de duas pessoas, na verdade, estamos falando de algo que na astrologia recebe o nome de Sinastria, que é o estudo da combinação dos mapas como um todo. Além do signo, a Sinastria Amorosa leva em conta também a condição do ascendente, da Lua, de Marte, de Vênus, além de outros indicadores.

Apesar de não podermos dizer se duas pessoas combinam considerando apenas os signos, não devemos ignorar que a compatibilidade dos signos pode ajudar na harmonia de um relacionamento. E, como já dissemos, alguns signos combinam entre si e são compatíveis, outros são apenas parcialmente compatíveis e há os que não são muito compatíveis, o que não quer dizer que pessoas desses signos não possam ter um relacionamento pleno e gratificante, apenas talvez tenham de investir um pouco mais de energia para evitar atritos e desgastes desnecessários. Para avaliar o grau de compatibilidade entre eles, usamos algumas indicações e uma delas é baseada nos elementos.

Compatibilidade por Elementos

De forma geral, signos do mesmo elemento combinam. Ou seja, signo de elemento Fogo combina com signo de elemento Fogo, signo de elemento Terra com signo de elemento Terra, de elemento Ar com elemento Ar e de Água com Água. Assim temos:

 

Signos que combinam

Fogo e Fogo

Áries, Leão e Sagitário

A relação entre pessoas destes signos tem tudo para ser estimulante, já que elas compartilham o mesmo entusiasmo por aventuras, por algo que alimente sua natureza apaixonada, ardente e sensual. As pessoas de signo de elemento Fogo costumam ser vigorosas e empolgadas e precisam de muita atividade para gastar toda sua energia. No entanto, podem ter dificuldade em chegar a um acordo em caso de divergência, já que não gostam muito de ceder.

 

Terra e Terra

Touro, Virgem e Capricórnio

A relação entre pessoas destes signos precisa ter uma base estável, já que elas têm necessidade de algo que faça com que se sintam seguras. Compartilham a mesma visão do mundo e costumam ser ponderadas, práticas e pragmáticas. Geralmente, não são muito chegadas a demonstrações veementes de romantismo, mas gostam de pequenos rituais, da rotina doméstica ou do que lhes traga uma sensação de conforto e aconchego. Valorizam as relações duradouras, mas podem ter dificuldade em aceitar mudanças 

 

Ar e Ar

Gêmeos, Libra e Aquário

Para que a relação entre pessoas destes signos seja gratificante para ambas, precisa ser muito arejada e alimentada por novos estímulos constantemente. Elas gostam muito de fazer contato, de trocar ideias, de circular por aí e de experimentar. As pessoas de signo de elemento Ar e são muito sociáveis e transitam por vários tipos de ambiente. Geralmente, compartilham interesses, mas, como são um tanto racionais, podem ter dificuldade em expressar os sentimentos e de lidar com situações emocionalmente densas.

 

Água e Água

Câncer, Escorpião e Peixes

Uma relação entre pessoas destes signos tem tudo para ser marcada por demonstrações de carinho e de romantismo. Elas costumam ser muito criativas, mas um tanto sonhadoras e fantasiosas. Em comum, as pessoas de signo de elemento Água têm a sensibilidade exacerbada, que lhes confere a capacidade de ler os sinais não verbais e de se compreender mesmo sem a necessidade de palavras. Sentem as coisas de forma muito intensa e têm certa dificuldade de ocultar as emoções. No entanto, como não são muito práticas e organizadas, podem ter dificuldade na vida cotidiana, em dividir tarefas e administrar a rotina.

Outra indicação usada para determinar se os signos de certos elementos são compatíveis é o que podemos chamar de cooperação mútua.   

Signos Compatíveis

Terra com Água

Touro, Virgem ou Capricórnio com Câncer, Escorpião ou Peixes

Podemos dizer que signos de Terra e de Água são compatíveis porque cooperam entre si. A objetividade e o senso prático dos signos de Terra equilibram a emotividade e a natureza sonhadora dos signos de Água. De forma similar, a sensibilidade criativa dos signos de elemento Água atenua a rigidez dos signos de elemento Terra. Na natureza, podemos perceber dinâmica semelhante. A terra determina os limites e direciona a água, que por sua vez torna a terra mais rica e produtiva.

A relação entre estes signos pode ser duradoura, porque a pessoa do signo de Água traz mais sensibilidade para a relação, o que é algo que a pessoa do signo de Terra carece. De forma similar, a pessoa de signo de elemento Água busca a segurança que a pessoa de signo de elemento Terra oferece. No entanto, a relação pode se ressentir de falta de entusiasmo e de iniciativa.

 

Fogo com Ar

Áries, Leão ou Sagitário com Gêmeos, Libra ou Aquário

São signos compatíveis que se ajudam, um estimulando o outro a expressar sua natureza. A assertividade dos signos de elemento Fogo atenua a indecisão e falta de iniciativa dos signos de elemento Ar. Já a racionalidade dos signos de Ar ajuda a refrear a impulsividade característica dos signos de elemento Fogo.

Além disso, a natureza voluntariosa dos signos de Fogo é beneficiada pela agilidade mental e pela inventividade dos signos de Ar, gerando conversas estimulantes e projetos em comum interessantes. No entanto, podem ter dificuldade em lidar com os sentimentos e com o lado prático da vida cotidiana.

Na natureza, o ar fornece o oxigênio de que o fogo precisa, enquanto o fogo aquece e faz com que o ar se movimente, o que é compatível com sua natureza.  

Signos Parcialmente Compatíveis

Terra e Ar

Touro, Virgem ou Capricórnio com Gêmeos, Libra ou Aquário

Os signos de elemento Terra são apenas parcialmente compatíveis com signos de elemento Ar. Apesar de ambos carecerem de iniciativa e emotividade, a relação pode ser gratificante. O realismo e a praticidade dos signos de elemento Terra são benéficos e necessários para os signos de elemento Ar, que carecem de foco e tendem a ser inconstantes. Os signos de elemento Ar costumem ser criativos, mas pouco objetivos, enquanto os signos de elemento Terra são mais pés no chão e gostam de colocar as ideias em prática. Assim, ambos se beneficiam. 

 

Ar e Água

Gêmeos, Libra ou Aquário com Câncer, Escorpião ou Peixes

A relação entre signos de elemento Ar e signos de elemento Água talvez careça de falta clareza, objetividade e senso prático, o que pode causar um grande desgaste com o passar do tempo. Apesar disso, pode ser mutuamente benéfica, já que a sensibilidade exacerbada e a tendência a expressar as emoções dos signos de elemento Água são equilibradas pela racionalidade e pela visão objetiva dos signos de elemento Ar, e vice-versa. Ou seja, um ajuda o outro.  

Signos Pouco Compatíveis

Fogo X Água

Áries, Leão ou Sagitário com Câncer, Escorpião ou Peixes

Podemos dizer que signos de elemento Fogo são pouco compatíveis com signos de elemento Água. A relação entre pessoas destes signos pode ser demasiadamente passional, com climas densos e arroubos emocionais. A tendência é a pessoa de signo de elemento Água, susceptível emocionalmente, se ressentir com a falta de sensibilidade da pessoa de signo de elemento Fogo. Por sua vez, a pessoa de signo de elemento Fogo pode achar pouco estimulante a introversão, frustrante a passividade e irritante a teimosia muda da pessoa de signo de elemento Água.

Lembrando que na natureza a água apaga o fogo, enquanto o fogo faz com que a água primeiro ferva, mas depois se dissipe em vapor. 

 

Fogo X Terra

Áries, Leão ou Sagitário com Touro, Virgem ou Capricórnio

A pessoa de signo de elemento Terra pode se ressentir com os constantes arroubos, com a necessidade de mudança e com as demonstrações de ego da pessoa de signo de elemento Fogo. Por outro lado, a pessoa de signo de elemento Fogo talvez se sinta reprimida e não consiga ser totalmente espontânea diante da visão crítica e realista da pessoa de signo de elemento Terra.

Lembrando que na natureza a terra apaga o fogo e que o calor do fogo resseca a terra. Apesar disso, a pessoa de signo de elemento Fogo pode se sentir mais segura graças à sensação de estabilidade que a pessoa de signo de elemento Terra lhe proporciona. Já a pessoa de signo de elemento Terra pode se sentir estimulada a realizar algumas mudanças positivas graças à energia e o entusiasmo da pessoa de signo de elemento Fogo.

Aliás, como já foi dito, independentemente da indicação de compatibilidade por signo, duas pessoas podem se entender muito bem.

 

Faça sua Sinastria Amorosa

Então, se você quer saber o que desperta seu interesse pela outra pessoa, com o que vocês se identificam, quais são as áreas de compatibilidade, as características que facilitam o relacionamento, quais são os pontos de divergência e os cuidados que vocês devem tomar, faça sua Sinastria Amorosa no botão abaixo.



O que achou do artigo?

Comente abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS




:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim



Cadastre-se