Vênus Retrógrado

Saiba o que esperar desse período


Com exceção do Sol e da Lua, todos os astros do sistema solar entram em movimento retrógrado, que é uma ilusão de ótica, digamos assim, causada pela diferença de velocidade entre eles. Acesse e entenda o fenômeno:

https://www.viastral.com.br/materia/planetas-retrogrados

O movimento retrógrado é estudado pelos astrólogos e a interpretação está relacionada aos atributos do planeta em questão. Quando um planeta fica retrógrado, todas as questões que ele rege requerem mais cuidado e atenção. No caso de Vênus, que entra em movimento retrógrado a cada 1 ano e meio, as questões envolvidas mais evidentes são as afetivas e as financeiras, embora não sejam as únicas.

 

Vênus retrógrado e os Relacionamentos

Vênus é o planeta do amor e está intimamente associado aos relacionamentos e à troca afetiva. Durante o período de movimento retrógrado, podem ocorrer reconciliações, que talvez só sejam duradouras se as causas da ruptura forem identificadas e trabalhadas. Por outro lado, podem ocorrer separações, principalmente no caso de relações descompensadas, demasiadamente tensas, às quais falta equilíbrio ou que só têm se mantido por hábito. Também existe a possibilidade de que os atritos sejam mais constantes, principalmente num período que muitas pessoas estão tendo um convívio mais próximo, mas também compulsório, já que as circunstâncias externas obrigam a isso.   

Já os relacionamentos recentes, estabelecidos pouco antes do período de movimento retrógrado, podem sofrer algum tipo de retração. O clima romântico do início pode esfriar, como se o frescor da paixão já começasse a se transformar em rotina ou obrigação. Não significa que o relacionamento não vai dar certo e que seja caso de separação. Provavelmente, é indicação da necessidade de reavaliar e fazer os ajustes necessários para que os/as envolvidos/as se sintam plenamente gratificados/as. 

Quando Vênus fica retrógrado, ocorre uma mudança aparente no movimento do planeta, indicando a possibilidade de uma mudança na dinâmica afetiva. Assim, quem se mostrava mais disponível pode se tornar mais distante, ou quem até então demonstrava pouco interesse pode passar a demonstrar mais afeto. Seja como for, é um período durante o qual, provavelmente, ocorrerão mudanças, mesmo que sutis, na postura, na forma de dar e receber afeto, etc.

Feliz ou infelizmente, o período de movimento retrógrado dura menos de dois meses, e é muito propício para reavaliar a relação. Talvez não seja uma tarefa muito fácil. Os relacionamentos desgastados podem passar por uma crise aguda, mas, se forem feitos os ajustes e os acordos necessários, quando Vênus voltar ao movimento direto, a relação estará fortalecida e será mais prazerosa.

Geralmente, durante o período de Vênus retrógrado a pessoa tem necessidade de repensar o relacionamento, mas as coisas só ficam mais claras quando o planeta retoma o movimento direto. Contudo, às vezes, a pessoa toma decisões que ela vinha conjecturando a algum tempo, mesmo que inconscientemente, como um afastamento temporário ou uma ruptura definitiva, por exemplo. No caso se começar um relacionamento durante esse período, o ideal é identificar e corrigir padrões de comportamento inadequados, como dependência emocional, só para citar um exemplo.

Seja como for, é um período durante o qual os relacionamentos adquirem uma dimensão antes insuspeitada, se tornam mais desafiadores, exigem mais atenção. É recomendável que se tenha calma e, se possível, que sejam adiadas decisões muito importantes e definitivas, como, por exemplo, pedido de divórcio, partilha de bens em caso de separação, etc. Da mesma forma, se possível, é melhor deixar para marcar datas importantes depois do período retrógrado. Mas se a pessoa já está de casamento marcado, sem problemas. O importante é que seja uma decisão consciente e que ela esteja segura de que é isso o que quer.

Isso também vale para outros relacionamentos, não apenas para os afetivos. Por exemplo, as relações de trabalho provavelmente precisarão ser firmadas em outras bases, considerando as mudanças necessárias. O momento pode ser adequado para renegociar condições e estabelecer novas metas. Entretanto, talvez os resultados não sejam de todo satisfatórios e seja necessário decidir até que ponto se pode fazer concessões e quais são os limites aceitáveis.

 

Vênus retrógrado e as questões financeiras

Vênus rege Touro e não está associado apenas ao amor, mas também às questões financeiras, ao dinheiro, propriamente dito. Portanto, para quem for fazer algum negócio significativo durante esse período, recomenda-se muita cautela.

Quem for comprar ou vender algo de valor, como um carro ou um imóvel, precisa se cercar de todas as medidas para que o negócio seja seguro e não se transforme em uma fonte de dor de cabeça no futuro. No caso de compra de um carro, verificar procedência e estado de conservação, no caso de um imóvel, vizinhança, estrutura da construção, em ambos os casos, preço de mercado e documentação, além de outros detalhes. Quem for vender, precisa ter certeza da idoneidade do comprador e exigir garantias em caso de venda a prazo. Com Vênus retrógrado, podem ocorrer atrasos, o negócio pode ser desfeito, etc. Portanto, nada de fechar negócio por empolgação. Se for possível esperar até que o período de movimento retrógrado termine, melhor. Abrir empresas neste período também representa algum risco, já que o fluxo de dinheiro pode não ser o esperado, ou podem surgir despesas inesperadas. Vênus rege o processo de valoração, ou seja, os valores também podem passar por um processo de reavaliação. Às vezes, a pessoa percebe que já não gosta tanto de algo que antes adorava, ou vice-versa.

Além disso, Vênus rege a proporção de formas e, por extensão, a beleza. Quando está em período retrógrado, não é aconselhável se submeter a procedimentos estéticos mais invasivos, como peeling, aplicação de botox ou cirurgias, a não ser que sejam corretivas, no caso de outro procedimento ou cirurgia não ter dado certo e não ter apresentado os resultados esperados. Também é possível que a pessoa não fique totalmente satisfeita até com procedimentos mais leves e corriqueiros, como pintar ou cortar o cabelo

 

Períodos de Vênus retrógrado:

  • 15 de maio a 27 de junho de 2012
  • 22 de dezembro de 2013 a 1 de fevereiro de 2014
  • 25 de julho a 6 de setembro de 2015
  • 4 de março a 15 de abril de 2017
  • 5 de outubro a 16 de novembro de 2018
  • 13 de maio a 25 de junho de 2020

Leia também: Vênus Retrógrado - Necessidade de reavaliação



O que achou desta matéria?

Deixe seu comentário abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS




:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim