Os astros e os dias da semana

Em alguns idiomas os dias da semana são derivados dos nomes dos astros.


Domingo, anoiteceu e o fim de semana acabou.

Eu não sei de você, mas muitas pessoas começam a sentir uma sensação vaga, mas incômoda, algo entre o tédio e a ansiedade. Se vivessem em Paris, teriam um consolo: amanhã não seria segunda-feira, seria lundi, algo como dia da lua. Mais poético, não é? Em alguns idiomas os nomes dos dias da semana são derivados dos nomes dos astros do sistema solar.

Francês

Lundì Mardì Mercredi Jeudi Vendredì Samedi Dimanche

 

Espanhol

Lunes Martes Miércoles Jueves Viernes Sabato Domingo

 

Italiano

Lunedì Martedì Mercoledi Giovedì Venerdì Sabato Domenica

 

Nesses idiomas, 5 dias da semana têm nomes que derivam dos nomes dos astros em latim:

  • Segunda-feira é dia da Lua.
  • Terça-feira é dia de Marte.
  • Quarta-feira é dia de Mercúrio.
  • Quinta-feira é dia de Júpiter.
  • Sexta-feira é dia de Vênus.

Isso não ocorre com dois dias:

Sábado ou Sabato, que tem origem no termo hebraico shabbatt, o último da semana e dia sagrado para os judeus.

Domingo ou Domenica, que é derivado do latim "dies Dominica", ou dia do Senhor. Para os cristãos, é o dia sagrado, o sétimo dia, quando Deus descansou depois da criação do mundo (mas até a Reforma do Calendário Romano a cargo de Constantino I, o Grande, no ano 325, era chamado Solis Dei, ou dia do Sol).

Já na língua inglesa, os nomes de terça, quarta, quinta e sexta têm origem nórdica e não são associados aos astros, mas temos saturday, dia de Saturno, e sunday, dia do Sol. E temos monday, dia da Lua. Nos quatro idiomas citados, os nomes dos dias são associados aos astros, e em todos a Lua é associada à segunda-feira.

A denominação feira, para segunda-feira, terça-feira e assim por diante, surgiu na Idade Média. Aos domingos, havia missa e aglomeração de pessoas, e havia a primeira feira. Logo, o dia seguinte passou a ser a segunda-feira, e assim os dias ganharam os nomes que usamos hoje. Infelizmente, no português moderno nenhum dia da semana leva o nome de algum astro, embora registros indiquem que isso ocorria no português arcaico. Nossa língua perdeu em simbolismo e charme.

Bom dia da lua pra você.



O que achou do artigo?

Comente abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS




:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim



Cadastre-se