https://www.viastral.com.br/materia/saiba-como-as-fases-da-lua-nos-afetam

Saiba como as fases da Lua nos afetam

As fases da Lua indicam nossa predisposição íntima e a dinâmica do momento

A Lua representa nossa memória afetiva, nosso passado e tudo do que precisamos para nos sentir emocionalmente seguros. É importante acompanhar as fases da Lua no mapa natal e saber o que cada uma delas significa.

As fases da Lua

A Lua, nosso satélite natural, não tem luz própria e reflete a luz do Sol, mas brilha no céu e sempre inspirou poetas e apaixonados. Para os cientistas é objeto de estudo, para os astrólogos é referência fundamental para a interpretação do mapa astral.

Em sua viagem em órbita da Terra, que dura 29 dias e meio, a Lua vai se mostrando em diferentes formas, que se repetem a intervalos regulares. Cada uma de suas formas é como um sinal celeste que indica nossa predisposição íntima e a dinâmica do momento.

São as fases da Lua, que duram pouco mais de 7 dias: Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante. Como a Lua representa nossa memória afetiva, nosso passado e tudo do que precisamos para nos sentir emocionalmente seguros, ajuda muito saber o que cada fase indica e acompanhar o trânsito lunar nas casas do mapa astral.  

 

Lua nova

A Lua Nova, como o nome sugere, simboliza um ponto de partida a partir do qual podemos traçar planos para um futuro próximo ou efetivamente começar algo. O que for planejado de forma consciente e executado com firmeza de proposito durante esses 7 dias tem mais chances de render bons resultados.

Durante essa fase, a Lua fica praticamente invisível. É como se a Lua sinalizasse que muito ainda está por vir que as coisas ficarão mais claras à medida que a energia for aumentando durante as fases seguintes, a Lua nova e as outras.

Essa fase é muito importante porque a Lua está no mesmo signo que o Sol, o que deve ser levado em conta numa interpretação, assim como a casa no mapa em que se dá a Lua Nova, também chamada Lunação. É uma fase propícia para dar uma repaginada no visual, mudar o estilo tingir o cabelo ou tentar um novo corte. Aliás, a tendência é que o cabelo fique mais forte e bonito.

Também é importante observar algumas condições e tomar algumas precauções. Antes de começar algo novo e seguir em frente, precisamos resolver pendências e finalizar tarefas, enfim, aliviar a bagagem e nos livrar do que pode atrapalhar nossa jornada, seja um relacionamento ou mau hábito, comportamental ou alimentar, por exemplo. Isso deve ser feito nos dias que antecedem o dia exato da Lua Nova, ou seja, durante a fase de Lua minguante.  

Além disso, durante a fase de Lua Nova os mecanismos involuntários do corpo talvez não estejam com a energia máxima, o que sugere um cuidado maior com a saúde. Pelo mesmo motivo, os processos de recuperação podem ser mais lentos, o que deve ser considerado em caso de tratamentos invasivos ou medicamentosos, principalmente na área digestiva.

Lua Crescente

Durante esta fase, a Lua está visível apenas em parte, como uma indicação de que as bases já foram estabelecidas e parte do caminho já foi percorrido, mas ainda falta a ação direta e o esforço consciente para que o processo esteja completo. Simbolicamente, as sementes já germinaram e logo virão os frutos.

É a fase em que a Lua está em contato tenso com o Sol, propícia para acelerar as coisas, para intensificar atividades, alcançando os objetivos desejados dentro do prazo estipulado. Simboliza um processo rumo ao ponto culminante, mas isso sempre exige foco e muita determinação

A fase da Lua crescente é propícia para dar continuidade ao que já foi iniciado e está em andamento, por exemplo, aquele projeto que está meio parado, precisando de um empurrãozinho, de um impulso adicional. Se injetarmos a energia necessária, as coisas tendem a acontecer e os resultados positivos logo devem aparecer.

Durante a fase de Lua crescente, o recomendável é cortar apenas as pontas dos cabelos para promover a aceleração do crescimento. Também é uma fase propícia para dar um descanso para os cabelos, deixando de usar temporariamente produtos que possam prejudicá-los.

Lua cheia

É a fase em que a Lua está no signo oposto ao que está o Sol, em oposição ao astro-rei, por isso mesmo, banhada por sua luz e totalmente visível. Indica polaridade e complementaridade dos opostos. A energia está em sua máxima intensidade, indicando estado de ânimo receptivo e inquietação benéfica.

Desde que os obstáculos da fases anteriores tenham sido devidamente superados, a fase de Lua cheia indica o ápice, o ponto culminante de uma situação, positiva ou negativa. Seja algo desejável ou insatisfatório, será sentido com mais intensidade durante esta fase, que indica também maior predisposição a interações, contatos e relacionamentos.

A energia lunar é intensificada e as emoções transbordam. É uma fase que motiva as pessoas sensíveis e criativas, como músicos, poetas, pintores. Não é por acaso que existem tantas músicas louvando a Lua cheia e que sua imagem está associada a cenas românticas. Pelo mesmo motivo, a fase pode ser difícil para quem sofre de insônia, já que o corpo está mais energizado, o que dificulta o relaxamento.

Para a saúde, indica necessidade de certos cuidados, já que está associada ao aumento da pressão arterial, a um maior risco de infecção e de sangramentos em caso de cirurgia, tanto que os cirurgiões antigos evitavam operar e os antigos camponeses evitavam castrar animais durante essa fase.

Você já observou a fase da Lua antes de fazer qualquer coisa com os seus cabelos? Que tal experimentar da próxima vez? Hidratar e cortar as pontas durante a fase de Lua cheia pode ajudar a aumentar o volume e deixar os cabelos mais resistentes.

       Lua minguante

É uma fase de introspecção, de recolhimento, de retiro voluntário para avaliar como nos sentimos em relação à vida, o que talvez não seja muito fácil, principalmente para pessoas muito extrovertidas. O melhor a fazer é tentar se ajustar às circunstâncias, sem dar murro em ponta de faca, aceitando o inevitável, sem oferecer resistência, como fazemos quando encaramos uma onda muito forte no mar. 

A fase da Lua Minguante ocorre quando a Lua forma um ângulo de 90º em relação ao Sol. É sempre uma fase propícia para reflexão, para evitar desperdícios, cortar gastos, reavaliar projetos e redimensionar as expectativas. É uma energia de síntese, para ser usada para encerrar um ciclo.

O melhor é evitar atritos e desgastes desnecessários, para poder retomar a situação mais adiante, porque o que ainda não se concretizou, provavelmente, não vai acontecer durante essa fase. Não há energia disponível para iniciar algo novo e nem para aumentar o ritmo no momento. 

Por isso, o melhor é praticar o desapego, deixando para trás aquela bagagem emocional que se transformou num peso sem sentido que carregamos vida afora, abandonando hábitos inadequados, sublimando mágoas e perdas, etc. O lado bom dessa fase é que as coisas negativas também tendem a perder força, reduzindo as crises, os problemas e os conflitos.

Como indica período em que o volume de água no planeta está baixo e o fluxo de líquidos no organismo é reduzido, pode ser um período adequado para procedimentos de saúde, pelo simples fato de indicar menos risco de sangramento, mas outras variáveis devem ser consideradas.

​Para os cuidados com os cabelos, é uma fase propícia para diminuir o volume, visando dar mais força e evitar a queda. Também pode ser uma fase boa para depilação, já que os pelos tendem a crescer mais devagar. Experimente.



O que achou do artigo?

Comente abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS



:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim
function loadAceiteTermos(){ };