17/122013

Dicas Astrológicas para 2014

Por razões intrínsecas ao processo de interpretação, para que as previsões para o ano inteiro possam ser válidas para pessoas de todos os signos, é inevitável que pareçam demasiadamente abrangentes e pouco específicas. 

Leia texto sobre previsões para 2014

Para tentar reduzir o grau de imprecisão, devemos usar vários indicadores diferentes em busca de tendências recorrentes e uma visão mais ampla do quadro todo. Vamos recorrer inicialmente ao regente do ano.

 

Júpiter, o regente de 2014

Há controvérsias e nem todos os astrólogos admitem a validade do método, mas o cálculo é simples. Divide-se o ano pelo número 7, correspondente ao número de planetas utilizados pela astrologia tradicional (que não considerava Urano, Netuno e Plutão, cuja existência só foi comprovada após a invenção do telescópio) O número que restar na operação será correspondente ao planeta determinado na estrela, conforme representado na imagem abaixo: 

Assim, para 2014 teríamos 2014 dividido por 7, sobrando 5, logo, o regente de 2014 será Júpiter, chamado de o grande benéfico. É uma indicação de discussão de questões éticas importantes, de novos e grandes projetos e de crescimento substancial das relações internacionais, sejam diplomáticas ou comerciais. Júpiter também está relacionado à justiça e à abundância, então podemos esperar um período de crescimento econômico, mas também novos casos nos quais questões jurídicas ganhem grande destaque.  

Então, se Júpiter é o maior planeta do sistema solar e é considerado benéfico, podemos esperar por um ano realmente positivo? Bem, não é tão simples assim. O planeta regente indica apenas o tom do ano, a tendência básica, mas não podemos deixar de considerar outras indicações tão ou mais importantes, como a posição dos planetas nas casas e os aspectos que eles formam entre si em seus movimentos em suas órbitas no céu. Comentaremos apenas os mais importantes.   

 

Júpiter em Câncer

Júpiter é o planeta associado à expansão, à abundância e à boa vontade, e Câncer é o signo associado ao acolhimento, à receptividade, à emotividade, à família e aos laços afetivos. Por isso, Júpiter em Câncer favorece os relacionamentos e os vínculos sentimentais. Portanto, quem estiver solteiro, mas decidido a se envolver, poderá aproveitar o período que vai até junho para encontrar um parceiro e estabelecer um relacionamento.

A ideia é fertilidade, entendida de uma forma bem abrangente. Será um período muito interessante para viver novas experiências que proporcionem uma nova visão das coisas, seja um curso, uma viagem emocionalmente marcante ou uma maior aproximação com a família. Como Júpiter se encontra exaltado quando está em Câncer, o que significa que seus atributos se manifestam com mais força neste signo, é provável que seja um semestre marcado pela expansão do afeto e pela vontade se compartilhar e de criar vínculos.

Júpiter em Leão

Júpiter entrará no signo de Leão no segundo semestre, onde permanecerá por 12 meses. Júpiter é associado também à manifestação dos valores e das convicções pessoais, à busca dos ideais e da realização pessoal. Como Leão é um signo associado ao brilho pessoal, podemos falar em um período durante o qual as pessoas poderão se expressar de forma mais confiante, talvez até demasiadamente, já que Júpiter também pode indicar a tendência a excessos. Cuidado com gastos exagerados. Como tal posição ativa a vaidade, é possível que muitas pessoas que você conhece resolvam dar uma repaginada no visual.

Também pode ser um período muito bom para aproveitar a vida, se divertir e olhar para o lado bom das coisas. Com Júpiter em Leão a tendência ao ver um copo com água até a metade, é ver um copo que está meio cheio, e não meio vazio. Então, quem tem levado tudo muito a sério ou trabalhado demais, terá a oportunidade de adotar uma visão mais otimista, de descobrir novas possibilidades e prioridades, e de aprender a sorrir mais diante da realidade. Júpiter e Leão estão associados às festas e ao entretenimento. Assim, cinemas, teatros, casas noturnas, bem como  todos os tipos de locais de turismo ou que ofereçam diversão e atividades de lazer serão muito procurados. Também estarão favorecidas atividades relacionadas ao mercado infantil, estética, moda e artigos de luxo.

Leão também é o signo associado a tudo o que a pessoa cria, o que inclui os filhos. Então, é bem provável que muitas pessoas sintam vontade de ter filhos durante esse período.

Saturno em Escorpião, em recepção mútua com Plutão em Capricórnio

Em 2014, Saturno estará transitando pelo signo de Escorpião, onde se encontra desde o final de 2012, enquanto Plutão continuará em Capricórnio, onde está desde 2008. Tal configuração é rara e é indicação de destruição e reformulação de estruturas obsoletas e inadequadas, como sistemas políticos ilegítimos impostos pela força. Note-se que tal período tem sido marcado pela consolidação de movimentos de mudança em todo o mundo, incluindo a Primavera Árabe, as manifestações e protestos no Brasil e até confrontos violentos entre a polícia e a população na pacífica e budista Tailândia.

Saturno continuará em recepção mútua com Plutão, que é o fenômeno que ocorre quando um planeta está num signo que é regido por outro planeta que, por sua vez está em seu signo. Saturno está em Escorpião, regido por Plutão, que está em Capricórnio, regido por Saturno, o que potencializa os efeitos indicados.

Saturno em Escorpião também tem despertado a revolta contra a corrupção, a injustiça social, serviços inadequados, decisões arbitrárias, gastos indevidos, etc.

Além disso, como traz uma necessidade de um olhar mais agudo para dentro de si mesmo, Saturno em Escorpião pode indicar momentos de crise pessoal, o que nem sempre é agradável, mas que muitas vezes é necessário. A analogia seria uma reforma, durante a qual é necessário destruir e desorganizar muita coisa, para que uma nova ordem possa surgir do caos. A ideia é regenerar, reformular, reconstruir, talvez com esforço e alguma perseverança.

Plutão em quadratura com Urano

Plutão em Capricórnio também continuará em quadratura com Urano em Áries até 2015, aspecto raro que também indica um clima de idealismo radical, com o surgimento de movimentos que levantam questões de interesse coletivo, e até possíveis revoltas populares contra o desequilíbrio e as injustiças sociais, mas sem uma liderança definida.

E também não podemos deixar de levar em consideração um fenômeno que se repete com mais freqüência, mas que não deixa de ser importante:

 

Planetas Retrógrados

Em alguns períodos do ano, certos planetas parecem estar andando para trás em sua órbita, fenômeno de ilusão de ótica chamado de retrogradação. Para a astrologia, o movimento retrógrado dos planetas, mesmo sendo aparente, indica que serão necessários mais esforços e mais energia para que os resultados positivos apareçam. 

Todos são planetas citados são lentos e indicam ciclos, e não exatamente acontecimentos fortuitos. Portanto, não se espere que seus efeitos sejam imediatos, mas quem viver verá.

Vênus retrógrado

O planeta Vênus estará retrógrado desde o final de dezembro e só voltará ao movimento direto no dia 31 de janeiro, Ou seja, a virada do ano se dará sob tal configuração, e como Vênus rege o dinheiro e o amor, alguns cuidados serão necessários durante o período. Seja cauteloso quando tratar de finanças, compras em geral, investimentos, relacionamentos, romances e outros tipos de relações afetivas. Não é exatamente uma indicação de abundância, e pode até indicar gastos imprevistos e aumento das despesas. Recomendável parcimônia e cautela.  A beleza e as artes em geral também são associadas a Vênus.Portanto, é necessário cuidado com mudanças drásticas no visual,  cirurgias e procedimentos estéticos. Os resultados poderão não ser os esperados.

Os relacionamentos também podem ser afetados durante o mês de janeiro. A necessidade de ajustes e/ou mudanças pode ficar evidente. Assim, é possível que você reavalie a forma como tem dado e recebido afeto. Alguns relacionamentos podem chegar ao fim, inclusive os de amizade, ou podem exigir acordos e rearranjos para sanar diferenças desestabilizadoras. Um novo relacionamento pode se tornar estável, complicado, ou mesmo, não dar em nada, apesar do início promissor, principalmente a partir de fevereiro, quando Vênus retomar o movimento direto.

Para não ferir a susceptibilidade do parceiro, é recomendável o exercício da diplomacia e da gentileza, o que pode evitar problemas e desgastes desnecessários, além do aumento da tensão no relacionamento.

Mercúrio retrógrado

Mercúrio fica retrógrado três vezes por ano, por períodos de mais ou menos vinte dias. Em 2014, os períodos serão de 6 a 28 de fevereiro, de 7 de junho a 1 de julho e de 4 a 25 de outubro. Como é o planeta associado ao raciocínio e à comunicação, tais períodos exigem atenção redobrada nessas áreas. A tendência é que surjam imprevistos, mal entendidos, atrasos, etc. O fluxo da comunicação é prejudicado, às vezes, até interrompido, mensagens podem ser extraviadas, mal interpretadas ou contestadas, viagens podem ser problemáticas, ou mesmo nem acontecer. O planejamento é afetado, reuniões são desmarcadas, cronogramas alterados, etc.

A ideia é simples. Como a forma de perceber as coisas e de pensar sobre elas estará prejudicada, a comunicação também estará. Preste atenção e se certifique que as coisas ficaram claras, que você entendeu e se fez entender, já que a tendência de aumentar a incidência de erros, afetando os resultados.

Marte retrógrado

Talvez Marte seja o planeta cujos efeitos do movimento retrógrado sejam mais sentidos. Como indica uma parada e posteriormente um retrocesso, o movimento retrógrado é praticamente a anulação dos atributos de Marte, planeta da ação, da iniciativa, do impulso para a frente. Como o movimento retrógrado ocorrerá de 1 de março a 19 de maio, é recomendável muita calma para lidar com seus efeitos colaterais. A irritabilidade provocada pela frustração e pela contrariedade decorrentes é um dos efeitos mais evidentes. Assim, podem ocorrer desentendimentos, conflitos e até mesmo brigas numa freqüência maior do que em outras épocas. Por isso, é recomendável respirar fundo e pensar duas vezes antes de agir intempestivamente. Mantenha a calma, já que é provável que os ânimos estejam mais acirrados durante esses períodos. Releve provocações e divergências para evitar desgastes desnecessários de energia e ações e reações veementes e até violentas. Evite atividades e situações potencialmente arriscadas.

Postado em Astrologia

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados dx parceirx

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo: