Mapa Astral de Gilberto Gil

Um ilustre canceriano


Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em Salvador, no dia 26 de junho de 1942, às 11h50m.  Seu Sol está no ponto mais alto do mapa, em Câncer, onde Gil também tem Júpiter, que é o regente de Sagitário, signo onde está a Lua, que é regente de Câncer, formando o que chamamos de recepção mútua, posicionamento que reforça as indicações dos planetas e signos envolvidos. Podemos dizer que ele é um introspectivo expansivo, ou um extrovertido sensível, que gosta e precisa se mostrar ao mundo, mas sempre preservando sua intimidade.  

As casas ativadas pela mútua recepção indicam áreas de experiência associadas à carreira e à comunicação, o que é compatível com sua escolha profissional, com sua imagem e com o que poderíamos chamar de sua missão social. Seu trabalho tem bases firmes no regional, mas está fortemente conectado ao global, sempre absorvendo elementos de outras culturas, transformando-os e incorporando-os a um amalgama multicultural, o que lhe rendeu sucesso no Brasil e reconhecimento internacional.

      

Mapa de Gilberto Gil

A Lua está em trígono com Plutão e Marte na casa 11, reforça a preocupação com o coletivo e a necessidade de atuar em grupo, visando modificar o meio em que vive, tendência que parece ter se manifestado através da participação efetiva em organizações não governamentais e também na política (em 1980, foi eleito vereador; participou ativamente da Ong Onda Azul; em 1999, foi nomeado pela  UNESCO como Artista pela Paz; foi embaixador da ONU para Agricultura e Alimentação e também foi Ministro da Cultura do governo Lula de 2003 a 2008)

O ascendente é Libra, cujo regente Vênus está em Touro, em domicílio, na casa 8, em conjunção com Urano e trígono com Netuno, que está na casa 12, evidenciando sua sensibilidade criativa, sua índole pacífica e conciliadora, mas também seu comportamento inconformista e contestador. As letras de suas músicas, líricas, poéticas, mas também visionárias e questionadoras, e sua postura delicada, mas atrevida e corajosa são compatíveis com esse posicionamento.

Tal posicionamento indica também sua vertente mística e seu ecletismo religioso, com incursões pela umbanda e pelo budismo, sem negar suas raízes católicas. Podemos notar tal vertente nas letras de algumas de suas músicas, como Andar com Fé, Seu Quiser Falar com Deus, A Paz, São João Xangô Menino, Esotérico, etc.  Além disso, Netuno na casa 12 em contato harmônico com Vênus indica ainda sua busca pelo transcendente por meio de substâncias que expandem a percepção e alteram a consciência, busca evidenciada pelas experiências com substâncias alucinógenas e por sua afinidade com a maconha, que se tornou pública em dois episódios de sua biografia.

Em 1976, Gil e Chiquinho Azevedo, o baterista da banda, foram presos por porte de maconha em Santa Catarina, durante a turnê do show Doces Bárbaros, que ele fazia ao lado de Caetano, Gal e Bethânia. Ele praticamente se deixou prender para levantar a questão do usuário na sociedade.

Hoje, em tempos de certa flexibilização, em que se discute a legalização, sua atitude talvez não causasse grande impacto, mas é bom lembrar que vivíamos em tempos de ditadura, e que era preciso muita coragem para desafiar abertamente o sistema. Gil foi condenado a se internar numa clínica, período que serviu de inspiração para compor Sandra, um de seus grandes sucessos. Seu antológico depoimento no julgamento pode ser visto acessando o link:

 https://www.youtube.com/watch?v=JAN8XTjNJ08

No começo dos anos 2000, Gil lançou Kaya N’Gandaia, cd que homenageia Bob Marley e no qual ele também explicita sua simpatia pela “tribo fumacê”, como se pode ver acessando o link:

https://www.youtube.com/watch?v=m55FxFsHcGI

Gil tem Mercúrio em domicílio em Gêmeos, na casa 9, o que lhe confere facilidade de comunicação, avidez por conhecimento, interesse por temas como religião e filosofia, interesse que ele expressou em muitas de suas músicas, como Tempo Rei, Preciso Aprender a Só Ser, Metáfora e tantas outras. Mas Mercúrio em Virgem também indica objetividade e inteligência formal para lidar com coisas práticas, talvez menos estimulantes, digamos assim. Basta lembrar que ele é formado em Administração de Empresas pela Faculdade da Bahia.  

Buscar o novo constantemente, sem se prender a paradigmas, mas também sem abdicar do passado e das raízes, é uma tendência indicada tanto pela conjunção de Sol e Júpiter, quanto pela conjunção de Vênus, Urano e Saturno. Em seu trabalho, são mescladas harmonicamente referências às canções populares do sertão nordestino, aos pontos de umbanda, aos ritmos tribais africanos e ao rock britânico, sempre com maestria e sensibilidade.

Concorde-se ou não com suas ideias, aprove-se ou não sua postura política, goste-se dele ou não, o fato é que ele compôs canções que entraram para a histórica da música popular.  Gilberto Gil é um artista inventivo, sua trajetória é única e seu nome está gravado indelevelmente na cultura brasileira.



O que achou desta matéria?

Deixe seu comentário abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS




:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim



Cadastre-se