O mapa astral de Bolsonaro
Mito ou mitômano?
Não parece haver dúvidas que Bolsonaro é ariano, o que é compatível com seus rompantes, sua agressividade verbal e sua escolha de carreira. Não se pode esquecer a frase dita em 2017: “Sou capitão do exército, especialista em matar"
Como tudo que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, há muita controvérsia em relação aos seus dados de nascimento e existem pelo menos 3 versões de mapas. Listaremos todas, mas não comentaremos as posições dos planetas nas casas, apenas nos signos, porque estas permanecem as mesmas, seja qual for o mapa correto.
Mito ou Mitômano
Há uma versão que traz o Sol a 16º de Peixes e o ascendente também neste signo, feita com base nos dados fornecidos pela assessoria do então deputado à astróloga Maricy Vogel, segundo os quais ele teria nascido em Glicério em torno das 05h30 da manhã do dia 21 de março de 1955. Em outra ocasião ele teria dito à jornalista Mariana Godoy que nasceu por volta de 05h00.
Outra versão foi feita com base nos dados na certidão de nascimento: 21 de março de 1955, às 14:45, em Campinas, que traz ascendente a 26º de Câncer.
Acontece que, segundo o próprio Bolsonaro declarou numa entrevista à jornalista Leda Nagle, o registro foi feito em Campinas por motivos familiares, meses depois do nascimento, que na verdade ocorreu em Glicério. Neste caso, o ascendente é a 23º de Câncer, versão usada inclusive pelo Astro.com, um dos sites mais conceituados do mundo, que atribui aos dados alto grau de confiabilidade.
Há ainda outro mapa montado pelo astrólogo Antônio Carlos Costa Lima Vieira, que afirma que o próprio Bolsonaro teria lhe dito que nasceu “lá pelas 07h20 da manhã. Neste caso, ele teria o Sol e o Ascendente em Áries.
O que se sabe ao certo sobre o mapa de Bolsonaro
Muitos astrólogos recorrem à técnica da retificação para tentar determinar o horário exato, mas nós preferimos não utilizá-la para não correr risco de interpretação equivocada. Quando não sabemos a posição exata dos indicadores astrológicos, não podemos fazer comentários que considerem a configuração geral do mapa e temos que nos limitar ao que sabemos com certeza, o que reduz em muito as possiblidades de interpretação.
Com relação ao signo, chegou a circular na internet uma versão que dava a data de nascimento como 20 de março, ou seja, com o Sol em Peixes, mas já foi descartada. Não parece haver dúvidas que Bolsonaro é mesmo ariano, o que é compatível com seus rompantes, sua agressividade verbal e sua escolha de carreira. Não se pode esquecer a frase dita em 2017: “Eu sou capitão do exército, sou especialista em matar”.
Além disso, sua postura belicosa, voluntariosa, que expressa uma impulsividade primária, confirma isso. Sem falar que o deputado, candidato e depois presidente sempre escolheu símbolos que representam atributos arianos, como a famosa arminha, que direta ou indiretamente insuflaram seus seguidores a se comportar de forma combativa e muitas vezes violenta.
Seja em que casa for, ele tem Marte, regente de seu signo e planeta da ação, da violência e do princípio masculino, em Touro, onde está mal posicionado, em oposição a Saturno, planeta da disciplina e das restrições, o que indica uma postura desafiadora, para o bem ou para o mal.
Uma pessoa com este aspecto no mapa pode ter certa dificuldade em lidar com sua energia ígnea e viver uma polaridade constante entre o que quer fazer e o que deve realmente fazer, o que certamente gerará um grande conflito interno em relação à manifestação da vontade.
Sua Lua, astro associado às emoções mais íntimas, à memória afetiva, aos padrões de comportamento automáticos, ao que é involuntário, está em Aquário, em oposição exata a Plutão em Leão, sugerindo um conflito interno envolvendo sede de poder, necessidade de dominar, certo distanciamento, impessoalidade e até frieza e falta de empatia. A pessoa com este posicionamento tende a criar defesas, verdadeiros muros que a tornam impermeável emocionalmente.
A Lua em seu mapa também está em quadratura com Saturno, aspecto que pode ser associado a uma certa resistência em relação ao que se refere ao universo feminino. Sua carreira política foi marcada por atritos com deputadas e jornalistas, o que lhe rendeu acusações de machismo e misoginia. Pode até parecer paradoxal, mas Plutão em Leão indica tendência a usar estrategicamente sua capacidade de se expressar de forma um tanto teatral e dramática.
Slogan polêmico de Jair Messias Bolsonaro
Considerando que o ascendente seja mesmo Câncer, notamos grande compatibilidade do signo com a escolha do slogan "Deus, Pátria e Família", escolha que recebeu muitas críticas, já que o slogan foi usado por movimentos fascistas e de extrema direita em outras épocas.
Bolsonaro tem Mercúrio em Peixes, uma indicação de que dados de realidade, fatos e detalhes não são determinantes em sua forma de pensar e se comunicar, que, apesar de direta, é vaga, imprecisa e contraditória. Sua mente é volátil e suas ideias e decisões podem parecer questionáveis e ilógicas para os outros, mas fazem sentido para ele.
Repetindo, os comentários feitos aqui são baseados apenas em alguns indicadores, já que não é possível interpretar o mapa em sua totalidade. De qualquer forma, apontam para possibilidades que são confirmadas pelo histórico do ex-presidente.