12 Fatos Curiosos sobre Júpiter

(que provavelmente você não sabe)


Na mitologia, Júpiter é o rei dos deuses, correspondente a Zeus na mitologia grega.  Ele era filho de Saturno, Chronos na mitologia grega. o senhor do Tempo, e Cibele, ou Réia, na mitologia grega. Urano, que governava a Terra e foi destronado por seu filho, Saturno, pai de Júpiter, profetizou que Saturno também seria destronado por um de seus filhos,

Então, quando os filhos de Saturno nasciam, ele os devorava. Quando Júpiter nasceu, sua mãe conseguiu salvá-lo. Já adulto, Júpiter destronou o pai e lhe deu uma bebida que fez com que ele vomitasse os filhos que havia devorado. Então, o Universo foi partilhado, cabendo a Júpiter o céu e a Terra, a Netuno, os oceanos e a Plutão, as profundezas.

Na Astrologia Moderna, Júpiter é regente de Sagitário e, na Astrologia Clássica, rege também o signo de Peixes. É c planeta associado ao que se expande, ao que é grande e está distante. Além disso, é associado aos exageros, o que é compatível com os dados astronômicos. Os números do majestoso gigante gasoso são realmente impressionantes:

  • 1 - Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Seu diâmetro é de quase 140 mil quilômetros, mais de dez vezes o diâmetro da Terra, que é de 12.742 quilômetros.
  • 2 - Se Júpiter fosse oco, seria possível colocar 1334 planetas do tamanho da Terra dentro dele.
  • 3 - Júpiter tem mais do que duas vezes e meia a massa de todos os outros planetas do sistema solar juntos. 
  • 4 - É o quinto planeta do sistema solar, está aproximadamente a 779 milhões de quilômetros do Sol e entre 628 e 928 milhões de quilômetros da Terra. Apesar disso, pode ser visto a olho nu e é considerado o quarto objeto mais brilhante do céu, depois do Sol, da Lua e de Vênus.
  • 5 - A temperatura média na superfície é de cerca de 110 graus negativos, nas camadas superiores pode chegar a 630 graus negativos, mas no interior do planeta estima-se que seja por volta de 20 mil graus positivos.
  • 6 - Observando o planeta, os cientistas notaram o que foi chamado de a Grande Mancha Vermelha, cujo diâmetro é maior do que o da Terra e que depois se descobriu que é um ciclone que está ativo há mais de 300 anos.
  • 7 - Júpiter tem 79 luas em sua órbita e as mais importantes são Lo, com uma intensa atividade vulcânica; Ganimedes, o maior satélite natural do Sistema Solar; Europa, onde há um oceano líquido subterrâneo, o que levanta a possibilidade de abrigar algum tipo de vida primitiva; Calisto, a lua com mais crateras em todo o Sistema Solar.
  • 8 - O planeta também tem um sistema de anéis, mas que não é tão exuberante quanto o de Saturno.
  • 9 - Na atmosfera do planeta, que chega a 3 mil quilômetros de profundidade, os ventos podem chegar a quase 700 quilômetros por hora.
  • 10 - Devido ao seu movimento de rotação, um dia em Júpiter equivale a quase dez horas terrestres, mas, devido ao seu movimento de translação, um ano no planeta equivale a 12 anos terrestres.
  • 11 - Júpiter não tem uma superfície sólida e ainda não se sabe exatamente do que é composto seu núcleo.
  • 12 - Devido à gravidade do planeta, que é 2,4 vezes mais forte do que a da Terra, uma pessoa de 100 quilos pesaria 240 kg em Júpiter.

Matéria relacionada: https://www.viastral.com.br/materia/periodo-de-jupiter-retrogrado



O que achou do artigo?

Comente abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS




:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim



Cadastre-se