Ah, esses capricornianos

Você consegue identificá-los?

Todos os capricornianos são... o que mesmo? Artistas, intelectuais, malucos... Claro que eles têm características em comum, mas podem manifestá-las de formas muito diferentes, já que o mapa não se resume ao signo solar.

Jared Leto

Jared Joseph Leto nasceu em 26/12/1971, às 12h, em Bossier City, na Louisiana. Ele tem Plutão no Ascendente no começo de Libra, que recebe um belo trigono de Vênus, o que pode ser associado ao seu talento, ao seu magnetismo e à sua beleza. alvez você ainda não tenha ligado o nome á pessoa, mas já teve ter visto este rosto por aí.

Sua infância não chegou a ser uma tragédia, mas foi difícil e bem conturbada, o que é indicado por Sol em Capricórnio na casa 4, em quadratura a Marte e Plutão no Ascendente. Seus pais se separaram, a mãe casou novamente, a família se mudou muitas vezes, o pai morreu num acidente, ele teve que trabalhar desde cedo, etc. E como ele tem Netuno em contato com o Ascendente, não é de se surpreender que tenha declarado numa entrevista que quando era adolescente não sabia se seria artista ou traficante, já que estava bastante envolvido com drogas.

Ele começou a carreira no cinema nos anos 1990, quando as coisas estavam difíceis e ele morava num abrigo. Fez seriados e filmes que lhe renderam certa notoriedade, mas foi tomando porrada de Edward Norton em um papel em Clube da Luta, protagonizado por Brad Pitt, que ele se tornou mais conhecido.

Jared também participou de filmes como o Quarto do Pânico, contracenando com Jodie Foster, foi o par amoroso de Colin Farrell em Alexandre, dividiu a tela com Nicolas Cage em O Senhor da Guerra, interpretou o assassino de John Lennon, em Chapter 27, papel que o obrigou a ganhar quase 30 quilos. Todos os papéis são compatíveis com a Lua em Áries e Marte na casa 7.

E como o moço tem multitalento e sempre trabalhou com música, em 2002 ele lançou o primeiro álbum de sua banda 30 Seconds to Mars, mas o sucesso só viria em 2005. Depois disso, ganhou prêmios em várias categorias, como melhor clip, pela MTV 2 Awards e pela VMA. Em 2010, a banda levou o prêmio de melhor rock da Europe Music Award.


Carlos Alvarez/Getty Images Europe

Mais recentemente, Jared interpretou uma versão muito singular do Coringa, que não recebeu críticas muito favoráveis, o que não o impediu de planejar nova incursão no papel do famoso vilão, não apenas como ator, mas também como produtor do filme. Ele não tá pra brincadeira no que se refere à carreira e se dedica bastante, o que é comum quando se trata de capricornianos, principalmente quando eles têm Saturno em bom aspecto com o ascendente.

Janis Joplin

Janis Lyn Joplin nasceu em 19 de janeiro de 1943, às 9h45, em  Port Arthur, no Texas. Com sua voz rasgada, ela fez a síntese do blues e do rock, trazendo a força de um e a vibração de outro, cantando com alma, de uma forma tão visceral que hipnotizava a plateia. Seu comportamento e sua imagem eram provocantes e ela se tornou uma das cantoras que marcaram o século 20. Janis era boêmia, prezava a liberdade, era bissexual e teve alguns casos com mulheres, mas apesar da imagem de uma pessoa rebelde e questionadora, ela escondia uma faceta tímida, de uma garota insegura, que só queria ser aceita e que ansiava por uma vida normal, numa casa simples, com filhos e um cachorro.

Mapa Astral Janis Joplin

Não é tão difícil entender a aparente contradição, basta lembrar que ela nasceu numa cidade que já foi considerada pela Revista BusinessWeek como uma das mais sem graça do mundo. Quando era adolescente, Janis tinha acne e problemas de peso, por isso, é claro, sofreu muito bullying. Não lhe restava alternativa a não ser fugir daquele lugar triste e opressivo. Mas como revelou Alice Echols, na biografia Janis Joplin, Uma vida uma Época, mesmo depois de ficar famosa e rica, vivendo num mundo de aventuras, drogas e sexo livre, ela ansiava pela aceitação dos amigos e, principalmente, da família, o que não chega a surpreender se considerarmos que ela tem Lua em Câncer.

Além disso, Sol, Mercúrio e Vênus na casa 12 também colaboraram para que ela não se sentisse amada e não conseguisse aceitar a autoimagem. Em 1970, cerca de um mês antes de morrer de overdose, Janis visitou sua cidade natal para rever os colegas e, mais uma vez, se sentiu rejeitada pela família.

Curiosamente, embora esteja impregnada de ironia, a letra de uma de suas músicas mais conhecidas pode ser relacionada diretamente à ideia estereotipada que se tem de Capricórnio, de alguém que dá grande valor aos bens materiais.

Oh Lord, won't you buy me a Mercedes Benz?
My friends all drive Porsches, I must make amends.
Worked hard all my lifetime, no help from my friends,
So Lord, won't you buy me a Mercedes Benz?

Oh Lord, won't you buy me a color TV?
Dialing For Dollars is trying to find me.
I wait for delivery each day until three,
So oh Lord, won't you buy me a color TV?

Oh Lord, won't you buy me a night on the town?
I'm counting on you, Lord, please don't let me down.
Prove that you love me and buy the next round,
Oh Lord, won't you buy me a night on the town?

Everybody!
Oh Lord, won't you buy me a Mercedes Benz?
My friends all drive Porsches, I must make amends,
Worked hard all my lifetime, no help from my friends,
So oh Lord, won't you buy me a Mercedes Benz?

 

Simone de Beauvoir


Foto de Simone aos 42 anos, feita por Art Shay, amigo do amante da escritora. Ele viu a porta aberta e fez o clic furtivamente. Quando percebeu, ela não se abalou e apenas disse: Você é um rapaz malvado.”

Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir nasceu em Paris no dia 9 de janeiro de 1908, às 4h30. Ela foi escritora, feminista, intelectual e ativista, particularmente interessada nas questões ligadas à opressão sofrida pelas mulheres na sociedade. Acreditava que a existência precede a essência e que, portanto, não se nasce mulher, mas torna-se mulher, ideia que causa polêmica até hoje. Seu livro mais importante e conhecido, O Segundo Sexo, teve repercussão internacional e influenciou gerações. Ela manteve um longo relacionamento com o filósofo, crítico e também escritor Jean Paul Sartre, mas isso nunca a impediu de ter outros relacionamentos, inclusive com muitas mulheres, o que talvez possa ser associado á combinação de Vênus em Aquário com Marte em conjunção em Peixes, ambos fazendo quadratura com Plutão.

Ela foi acusada pelos pais de uma aluna de 17 anos de tê-la seduzido e teve sua licença para lecionar cassada, mas antes de julgá-la apressadamente, temos de contextualizar o episódio. Ela era francamente a favor da diminuição da idade para sexo consensual e chegou a assinar um manifesto defendendo tal ideia, com base no fato de que na França, um jovem era considerado responsável por seus atos aos 13 anos.

Mapa Astral Simone de Beauvoir

O Sol em conjunção com Mercúrio e Urano dá uma pista sobre seu pensamento original e suas ideias contestadoras. Já o espírito libertário, a busca pelo conhecimento e a vida acadêmica podem ser associados ao Ascendente em Sagitário, cujo regente Júpiter está em oposição a Vênus, o que talvez possa ser uma indicação da forma como ela via a vida conjugal. Pelo que consta, embora ela e Sartre tenham mantido um relacionamento muito duradouro, inicialmente eles teriam estabelecido um contrato com vigência de dois anos, sobre o qual ela teria comentado mais tarde: “O casamento era impossível. Eu não tinha dote.”

 

Leia também textos sobre os capricornianos David Bowie e Rita Lee:

https://www.viastral.com.br/materia/david-bowie-ilustre-capricorniano/

https://www.viastral.com.br/materia/rita-lee-uma-ilustre-capricorniana/

Postado em Signos

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados dx parceirx

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Mapa Astral Completo Online

Horóscopo Personalizado
por e-mail. Grátis!

Cadastre-se e faça as melhores escolhas.

Nome
Sexo
Nascimento
 às 

Nasci em horário de verão

Tabela de horário de verão (apenas Brasil)