Ainda sobre Saturno em Capricórnio

A volta pra casa

Depois de 29 anos, Saturno voltou a transitar por Capricórnio, signo do qual é regente e no qual seus atributos se manifestam de forma plena. Tem início um novo ciclo, que talvez seja duro, mas que nos ensinará a encarar a realidade como ela é.

Ainda sobre Saturno em Capricórnio

Desde o final de dezembro de 2017, Saturno está transitando por Capricórnio, signo do qual é regente. Está em seu domicílio astral, ou seja, está mais forte, digamos assim, já que há concordância entre o que planeta e signo simbolizam. Saturno fica mais ou menos 2 anos e meio em cada signo e dá uma volta completa pelo zodíaco em 29 anos. E o que se pode esperar deste trânsito? Para tentar responder a esta pergunta, vamos voltar um pouquinho no tempo para ver a questão em perspectiva. No século passado, Saturno transitou por Capricórnio durante os períodos abaixo:

De fevereiro de 1988 a fevereiro de 1991

- Em outubro de 1988, é promulgada a Nova Constituição Brasileira (por ironia cósmica, quando Saturno havia terminado o movimento retrógrado, mas ainda estava em Sagitário)

- Em janeiro de 1989, George Bush assume a presidência dos Estados Unidos e reforça a estratégia conservadora, propondo o “século americano”, por meio do bloqueio ou destruição de nações que representassem uma ameaça. 

- Em novembro de 1989, o infame muro de Berlin começa a ser derrubado (lembrando que Saturno estava em conjunção com Urano e Netuno)  

- Em 1990, Fernando Collor assume a presidência e instaura um plano econômico esdrúxulo que confisca todo o dinheiro em circulação no país.

 (Pessoas que nasceram neste período estão vivendo ou vão viver o Primeiro Retorno de Saturno)

De janeiro de 1959 a janeiro de 1962

-No Brasil, em abril de 1960, Juscelino Kubitschek inaugura Brasília, uma cidade construída para ser a capital e o centro político do país.

- Em janeiro de 1961, o presidente norte-americano, Eisenhower, rompe relações diplomáticas com Cuba antes de passar o cargo ao novo Presidente eleito John F. Kennedy.

- Em agosto de 1961, a fronteira entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental é fechada e tem início a construção do Muro de Berlin (curiosamente, com Saturno em conjunção com Júpiter)

(Pessoas que nasceram neste período estão vivendo ou vão viver o Segundo Retorno de Saturno)

De novembro de 1929 a novembro de 1932

- Em 1929, começa a Grande Depressão Econômica após o crash da Bolsa de Nova York, ocorrida em outubro daquele, originando uma das piores crises econômicas de todos os tempos.

- No Brasil, em 1930, um golpe militar tira do poder Washington Luiz e o país passa a ser governando por Getúlio Vargas.

- Em 1932, Salazar instaura o regime fascista em Portugal, que vigoraria até 1968.

- Na Alemanha, o partido nazista ganha força durante o período, iniciando um processo que culmina na nomeação de Hitler para Chanceler, em 1933.

(Pessoas que nasceram neste período estão vivendo ou vão viver o Terceiro Retorno de Saturno)

(Sobre Retorno de Saturno, acesse: https://www.viastral.com.br/materia/o-senhor-do-tempo-e-o-tal-retorno-de-saturno/

São apenas alguns fatos históricos, mas que podem nos dar uma ideia de como vai ser o tom do trânsito que já estamos vivendo e que continuará ativo por mais dois anos e meio. Mas também pode ser útil lembrar como foi o período anterior ao ingresso de Saturno em Capricórnio, quando Saturno transitou por Sagitário, de novembro de 2014 a novembro de 2017, período durante o qual algumas questões associadas a este signo ganharam destaque:   

-As questões jurídicas (no Brasil, nunca antes havia se falado tanto em juízes e julgamentos)

-As questões diplomáticas e de relações internacionais (o problema dos refugiados da Síria e de países africanos ganhou uma proporção maior do que no período da Segunda Guerra)

-As questões religiosas (no mundo, os conflitos e ataques por motivação religiosa se tornaram mais frequentes e mais violentos, basta lembrar o caso da boate Bataclan em Paris e as ações do grupo Boko Haram, na Nigéria. Enquanto que no Brasil, o Estado laico foi posto em xeque pela bancada da Bíblia no congresso)

Tudo isso acompanhado e impulsionado pela radicalização de ideias e conceitos (basta ver a verdadeira guerra ideológica que é travada nas mídias sociais)

Agora, com Saturno em Capricórnio as coisas mudam um pouco, não necessariamente para melhor. Por um lado, este trânsito indica que não há mais necessidade de expor opiniões de forma direta, mas sim de refletir e agir com disciplina e respeito às regras estabelecidas, cumprindo deveres e obrigações. Afinal, de certa forma, Saturno em Capricórnio está associado ao medo, e quando as pessoas têm medo elas preferem o que lhes parece mais confiável e seguro. Por outro lado, o trânsito indica que o peso da responsabilidade será sentido, já que haverá mais cobranças, restrições e privações. O indivíduo tende a se tornar mais pragmático, mas também a se sentir menos esperançoso, mais pessimista mesmo, oprimido pelas limitações impostas por sistemas cada vez mais rígidos. Há uma tendência ao conservadorismo, com possível retorno de conceitos que talvez já devessem ter sido esquecidos.

Em relação ao mapa do Brasil, Saturno transitará pela casa 11, área dos grupos sociais, das instituições e das esperanças do povo independentemente de considerarmos ascendente Aquário ou ascendente Peixes. Para saber mais sobre o isso, acesse  https://www.viastral.com.br/materia/o-mapa-astral-do-brasil-e-seus-dois-possiveis-ascendentes/

É uma indicação da necessidade de estabelecer limites realistas para as aspirações populares e da reestruturação de órgãos de assistência, acompanhada do recrudescimento do controle dos grupos sociais.  Já a conjunção com Netuno e Urano e o quincôncio com Júpiter permitem falar de uma necessidade da manifestação de fé e ao mesmo tempo do crescimento do poder de grupos religiosos, de certa forma, uma continuação do processo iniciado com Saturno em Sagitário.  

Felizmente, Saturno não fará contatos tensos com planetas lentos neste ano (Urano, Netuno e Plutão) apenas com os planetas mais rápidos, o que já é um alento. E é claro que há outras interpretações possíveis (para saber mais e entender como o trânsito pode afetar seu signo, acesse: https://www.viastral.com.br/materia/saturno-em-capricornio/

Talvez para alguns tenha se traçado aqui um quadro excessivamente negativo, mas consideramos nesta interpretação outros trânsitos e indicadores que não nos estimulam a traçar um futuro promissor e alegrinho, como Urano em Touro, por exemplo, que fica 7 anos em cada signo e cuja última passagem por Touro coincidiu com a Segunda Guerra Mundial. Para ver a matéria, acesse: https://www.viastral.com.br/materia/urano-em-touro/

Saturno continuará transitando por Capricórnio até dezembro de 2020, quando ingressará em Aquário, mas aí vai ser outra história.

 

 

Postado em Planetas

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados dx parceirx

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo: