As fases da Lua

A dinâmica dos ciclos lunares


A Lua não tem luz própria, apenas reflete a luz do Sol, e vai mudando de forma durante sua viagem em órbita da Terra. Cada uma de suas formas corresponde a uma fase de uma semana que traz a energia do período: Lua-Nova, Quarto-Crescente, Lua Cheia e Quarto-Minguante.

 

Lua-nova

Durante essa fase, a Lua está no mesmo signo que o Sol, mas fica praticamente invisível, já que sua face não iluminada está voltada para a Terra. É uma indicação simbólica de que as coisas ainda não foram totalmente reveladas e que serão impulsionadas à medida que a energia for aumentando durante a fase da Lua-nova e também depois.

A Lua-hova simboliza um ponto de partida, a partir do qual podemos traçar planos para um futuro próximo e estabelecer os passos necessários para realizá-los. Tudo o que for engendrado durante essa fase, com firmeza de proposito, tem mais chances de se concretizar. É indicada para dar início a novos projetos e adotar uma rotina mais apropriada, mas a casa e o signo em que ocorre a Lua-nova também devem ser considerados.

Contudo, antes de dar início a algo novo, devemos nos livrar daquilo que já não faz mais sentido em nossa vida. Os dias que antecedem a Lua-Nova (fase da Lua-minguante) são excelentes para fazer isso, para finalizar tarefas, tratar de situações mal resolvidas, alterar padrões de comportamento e abandonar hábitos inadequados.

Durante a fase de Lua-nova, os mecanismos involuntários do organismo estão com baixa energia, portanto, os cuidados com o corpo e a saúde devem ser intensificados. Os processos de recuperação e cura podem ser mais demorados, o que deve ser considerado em caso de tratamentos e cirurgias. Também aumentam as probabilidades de problemas digestivos, distúrbios do sono e outros.

Provavelmente, você já ouviu falar que cortar o cabelo na Lua adequada deixa o cabelo mais bonito, mais brilhante, forte, etc. Pois saiba que a fase de Lua-nova pode ser muito boa para tratar os cabelos. As raízes ficam mais fortes, os cabelos se renovam e ficam mais maleáveis. Também é uma fase muito propícia para dar uma repaginada total, tingir de uma cor diferente, tentar um novo corte, enfim, mudar o estilo.

 

Lua-crescente

Durante esta fase, a Lua está visível apenas em parte, simbolizando que as sementes já germinaram, mas ainda falta a ação direta e o esforço consciente para que o processo esteja completo e se possa colher os frutos. Seja como for, as bases já foram estabelecidas e parte do caminho já foi percorrido.

É uma fase muito propícia para dar continuidade ao que foi iniciado e já está em andamento, mas é recomendável manter o foco e injetar uma boa dose de energia naquilo que se acredita, já que assim os resultados podem ser potencializados.

A fase de Lua-crescente também é especialmente favorável para impulsionar aquele projeto que já existe, mas que está meio parado, precisando de mais empenho, daquele empurrãozinho extra. No entanto, antes de acelerar o ritmo, será necessário eliminar entraves e pendências. 

Feitos os ajustes e promovidas as mudanças, necessárias, podemos aproveitar a energia disponível para alcançar os resultados desejados dentro do prazo estipulado. É um processo de amadurecimento rumo ao ponto culminante, processo que exige foco e muita determinação

Durante a fase de Lua-crescente, o recomendável é cortar as pontas dos cabelos, já que isso vai permitir a aceleração do crescimento. Também é uma fase muito propícia para fazer um processo detox, eliminando qualquer química e dando um descanso para os cabelos. Assim, eles ficarão mais naturais e brilhantes.

 

Lua-cheia

É a fase em que a Lua está no signo oposto ao que está o Sol, em oposição ao astro-rei, por isso mesmo, banhada por sua luz e totalmente visível. Indica polaridade e complementaridade dos opostos. Traz uma energia de culminância e de plena realização, desde que os obstáculos da fase anterior (Lua-crescente) tenham sido devidamente superados.

A fase de Lua-cheia indica os extremos de qualquer situação, para o bem ou para o mal. Se algo for bom, logo será percebido, se for insatisfatório, será sentido com mais intensidade durante esta fase. Isso porque foi atingido o ápice do processo, a energia está em seu ponto máximo. Indica também predisposição para contatos e relacionamentos, receptividade ao novo, inquietação positiva, impulso de trocar, socializar, se expor, etc.

A energia lunar é intensificada e as emoções transbordam. É uma fase que motiva as pessoas sensíveis e criativas, como músicos, poetas, pintores, etc. Não é por acaso que a imagem da Lua-cheia está associada a cenas românticas e que existam tantas músicas louvando a Lua.

Já para a saúde, indica necessidade de certos cuidados, já que está associada ao aumento da pressão arterial, a um maior risco de infecção e de sangramentos em caso de cirurgia. Tanto que os cirurgiões antigos evitavam operar durante a Lua-cheia. De forma similar, os antigos camponeses evitavam fazer podas em plantas e castrar animais durante essa fase. Também pode ser uma fase difícil para quem sofre de insônia, já que o corpo está mais energizado e mais ativo, o que dificulta o relaxamento e uma boa noite de sono.

A fase de Lua-cheia pode ser boa para hidratar os cabelos e aparar as pontas. Isso pode aumentar o volume e os cabelos ficam mais resistentes. Você já observou a fase da Lua antes de fazer qualquer coisa com os seus cabelos? Vamos testar?

 

Lua-minguante

É uma fase de introspecção, de recolhimento, de retiro voluntário para avaliar como nos sentimos em relação à vida, o que talvez não seja muito fácil, principalmente para pessoas muito extrovertidas. É recomendável tentar se ajustar às circunstâncias, aceitar o inevitável e se adaptar, sem dar murro em ponta de faca, sem oferecer resistência, como fazemos quando encaramos uma onda muito forte no mar. 

A fase da Lua-Minguante ocorre quando a Lua forma um ângulo de 90º em relação ao Sol. É sempre uma fase propícia para reflexão, para evitar desperdícios, cortar gastos, reavaliar projetos e redimensionar as expectativas. É uma energia de síntese, para ser usada para encerrar um ciclo.

O que ainda não se concretizou provavelmente não vai mais acontecer no curto prazo. Não há energia disponível para reverter o quadro e nem clima para tentar uma negociação. Devemos procurar evitar atritos e desgastes inúteis e desnecessários, para podermos retomar a situação mais adiante.

O lado bom é que as coisas negativas, as crises, os problemas e os conflitos também tendem a perder força. Da mesma forma, fica mais fácil praticar o desapego, abandonar hábitos inadequados, sublimar mágoas e perdas, deixar para trás aquela bagagem emocional que se transformou num peso sem sentido que carregamos vida afora.

Como indica período em que o volume de água no planeta está baixo e o fluxo de líquidos no organismo é reduzido, a Lua-minguante pode ser adequada para procedimentos de saúde, pelo simples fato de indicar menos risco de sangramento, mas outras variáveis devem ser consideradas.

​Para os cuidados com os cabelos, é uma fase propícia para diminuir o volume, visando dar força e evitar a queda de cabelos. Para os cuidados com o corpo em geral, indica um bom período para depilação, já que os pelos tendem a crescer mais devagar. Experimente.



O que achou do artigo?

Comente abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS



:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim

Cadastre-se