16/012015

Astrologia politicamente incorreta - Aquário

Como ocorre em outras áreas, em astrologia também há preconceito. Então, já que estamos vivendo a época do politicamente correto, vamos discutir alguns pontos que são importantes para entendermos como isso ocorre.

Com base em informações parciais, as pessoas incorrem no erro de tomar a parte pelo todo e formam opiniões inflexíveis sobre os signos, classificando-os e rotulando-os com etiquetas auto-adesivas fluorescentes. Alguns signos talvez sejam mais estigmatizados, mas as generalizações são comuns, o que geralmente resulta em julgamentos equivocados. Então, Áries é agressivo, Leão é vaidoso, Escorpião é traiçoeiro, e por aí vai. Tais características são compatíveis com os signos em questão, não há dúvida, mas não os definem. Não se pode resumir a complexidade de um ser humano em uma palavra, seja ele de que signo for. Devemos evitar os dogmatismos reducionistas e os clichês, mesmo porque muitas vezes o estereótipo não se encaixa. Não é incomum ouvirmos coisas como : “ah, meu namorado é de Virgem, mas é o maior bagunceiro”, ou: “ eu sou de Leão, mas sou super tímido”.

E por que isso ocorre?

Basta lembrar que o signo é apenas um dos indicadores do mapa astrológico e que há muitos outros que devem ser considerados: o ascendente, a lua, as casas, as posições dos planetas, os aspectos, etc. Sempre devemos considerar a configuração geral do mapa. Além disso, temos de considerar que, em qualquer relação, sempre ocorre uma interação entre os mapas das duas pessoas envolvidas, com suas áreas de intersecção, áreas de tensão, etc.

Também precisamos lembrar que a pessoa pode ou não agir de acordo com as indicações do mapa. Afinal, os astros apenas indicam, não determinam. Independentemente de conhecer ou não o próprio mapa, cada pessoa, vai manifestar à sua maneira as indicações nele contidas, de acordo com suas circunstâncias e sua capacidade de entendimento. Ou seja, as mesmas potencialidades e limitações podem ser manifestadas de formas diferentes, por pessoas diferentes. O tal do livre-arbítrio que, em certa medida, nos permite e nos obriga a fazer algumas escolhas. É por isso que irmãos gêmeos ou pessoas com mapas idênticos, algo raro, mas possível, podem manifestar as mesmas indicações de formas distintas. A astróloga Sandra Oliveira ilustra a questão: “Aspectos fortes de Marte ou no signo de Áries no mapa podem indicar impulsividade, coragem e assertividade, mas também precipitação, rispidez e agressividade. Assim, uma pessoa com estes aspectos poderia se tornar um cirurgião, um açougueiro ou um assassino, atividades que exigem sangue frio para cortar carne e que são relacionadas ao planeta Marte e ao signo de Áries, mas que se distinguem por sua finalidade”.

Muita gente gosta de Aquário, mas há pessoas que têm opiniões negativas em relação a aquarianos. Para ilustrar o preconceito astrológico, listamos algumas opiniões e comentários divergentes sobre este signo.

Imagem Positiva

Imagem Negativa

O aquariano é mais racional e analítico, mas é flexível e está sempre aberto a novas ideias e conceitos. Ele tem interesse pelo comportamento humano e acredita que, em essência, todos são iguais, por isso mesmo busca sua individualidade e gosta de ser/parecer diferente, único, especial. É independente e não aceita valores e hierarquias sem questionamento.

É um tipo calculista, impermeável e, ao mesmo tempo, super volúvel.  Ele vive fingindo que é liberado, que não discrimina ninguém, mas se acha superior, como se fosse uma espécie de Presidente da Sociedade dos Iguais. O que ele quer mesmo é manipular tudo para que todos o sigam e o sirvam. E ainda fica pagando de rebelde sem causa.

Ele costuma se expressar abertamente e gosta de viajar nas idéias, mas pode ter dificuldade em expressar suas emoções. Como não suporta dramalhões mexicanos,  costuma se sentir desconfortável em situações emocionalmente densas. Por isso, pode ser/parecer frio e um tanto reticente em se envolver irreversivelmente.

O aquariano é romântico, sensível e desinteressado como um agiota ou um gerente de banco. Está sempre na defensiva, articulando algo em segredo. É uma criatura dissimulada, que jamais se mostra totalmente, que não ta nem aí com ninguém e não quer saber de compromisso. Dá para confiar em alguém assim?

Ele sente ciúme como qualquer pessoa, mas não é muito possessivo, pelo menos não exageradamente. Costuma ser leal e não tem tendência a casos extraconjugais, já que respeita a parceria baseada na amizade, na sinceridade e no respeito. Mas como é libertário por natureza, pode ter dificuldade em manter um relacionamento que restrinja sua liberdade pessoal.

O aquariano é um bom exemplo de falácia comportamental: é ciumento, mas finge que é aberto e compreensivo. Adora fazer o tipo evoluído e ficar posando de superior, mas é só porque não quer ser cobrado quando mostrar seu lado galinha. E isso sempre acaba acontecendo, já que mais cedo ou mais tarde ele espana, às vezes no primeiro aperto.

O aquariano se relaciona com todos os tipos de pessoas, já que sempre consegue ver algo interessante em cada uma delas. Como tem visão ampla e uma aguda consciência social, pode demonstrar mais interesse pelas relações com o grupo do que pelas relações pessoais, embora dê valor às amizades, sobretudo às mais antigas. É idealista, tem forte senso de justiça e necessidade de contribuir de alguma forma para tornar o mundo um lugar melhor, pelo menos o seu mundo.

Signo das amizades, né? Ta bom. Experimente pedir a um aquariano para passar a noite com você no hospital. Ou peça que cuide se suas plantas enquanto você viaja. É um signo egocêntrico no último. Seu interesse é impessoal e seu  afeto é estatístico, como se ele tivesse um aplicativo interno que computasse as vantagens e as desvantagens de se relacionar com determinada pessoa ou grupo. Além disso, faz o tipo messiânico. Ô signo enganador.

Postado em Signos

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados dx parceirx

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo: