https://www.viastral.com.br/materia/curiosidades-sobre-jupiter

Curiosidades sobre Júpiter

Alguns fatos sobre o gigante gentil são impressionantes

A exuberância do maior planeta do sistema solar, o Grande Benéfico da astrologia

 

Alguns fatos sobre o gigante gasoso são impressionantes

1- Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Seu diâmetro é de quase 140 mil quilômetros, mais de dez vezes o diâmetro da Terra. Se fosse oco, seria possível colocar 1334 planetas do tamanho da Terra dentro dele.

imagem captada pela sonda Juno

2- A Grande Mancha Vermelha, vista na superfície do planeta, cujo diâmetro é maior do que o da Terra, na verdade é um ciclone que está ativo há mais de 300 anos.

3- Na atmosfera do planeta, que chega a 3 mil quilômetros de profundidade, os ventos podem chegar a quase 700 quilômetros por hora.

4- Está a 779 milhões de quilômetros do Sol e entre 628 e 928 milhões de quilômetros da Terra. Apesar disso, pode ser visto a olho nu e é considerado o quarto objeto mais brilhante do céu.

5- A temperatura média é de cerca de 110 graus negativos na superfície, que não é sólida, podendo chegar a 630 graus negativos nas camadas superiores e até a 20 mil graus positivos no interior do planeta.

6- Júpiter tem 79 luas em sua órbita e as mais importantes são Lo, com uma intensa atividade vulcânica; Ganimedes, o maior satélite natural do Sistema Solar; Europa, onde há um oceano líquido subterrâneo; Calisto, a lua com mais crateras em todo o Sistema Solar.

7- O planeta também tem um sistema de anéis, que não é tão exuberante quanto o de Saturno.

8- Um dia em Júpiter equivale a quase dez horas terrestres e um ano equivale a 12 anos terrestres.

9- Devido à gravidade do planeta, que é 2,4 vezes mais forte do que a da Terra, uma pessoa de 100 quilos pesaria 240 kg em Júpiter.



O que achou do artigo?

Comente abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS



:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim
function loadAceiteTermos(){ };