https://www.viastral.com.br/materia/jesus-era-mesmo-de-capricornio

Jesus era mesmo de Capricórnio?

Qual seria o signo de Jesus, o Cristo?

As evidências históricas não confirmam que Jesus nasceu nesse dia, aliás, o que se sabe coloca em dúvida tal hipótese.   

Jesus era mesmo de Capricórnio?

Todo ano é a mesma coisa. A gente começa a ver a decoração nas lojas e as propagandas nos meios de comunicação e se lembra que o Natal está chegando. A festa religiosa em homenagem ao nascimento de Jesus é comemorada no dia 25 de dezembro há mais de 1600 anos.

Não há neste texto intenção de comentar a sanha consumista e a perda da essência do espírito natalino, muito menos de questionar convicções ou colocar em xeque dogmas religiosos. A intenção é discutir se Yeshua, Jesus, é mesmo de Capricórnio, já que não há evidências históricas que confirmem tal hipótese, pelo contrário, o que se sabe coloca em dúvida se Jesus nasceu nesse dia.    

1- Não há citação na Bíblia que permita que se deduza que Jesus nasceu em dezembro.

2- Há certo consenso histórico que o Papa Júlio I só escolheu tal data para coibir as festividades do Solstício de Inverno que ocorriam no dia 21 e as do culto ao deus Mitra, no dia 25.

3- Dezembro é época de muito frio na região, o que dificultaria ou impediria que José e Maria grávida cruzassem a longa distância entre Nazaré e Belém, mais de 100 quilômetros. O período mais propício para tal viagem seria fim de setembro.

4- No Evangelho de Lucas, na Bíblia, consta que Jesus nasceu na época que se fazia uma espécie de recenseamento ordenado pelo Imperador Augusto. Como já foi mencionado, dezembro é muito frio e seria praticamente impossível se fazer um recenseamento nessa época.

A incerteza quanto à data exata sempre gerou muita especulação. Já no século III, antes da oficialização do dia 25, Clemente de Alexandria deixou relatos que apresentavam várias datas possíveis para o nascimento de Jesus.

Atualmente, no meio astrológico, alguns consideram que o total desapego ao mundo material não seria compatível com o signo de Capricórnio. Há quem afirme, no entanto, que sua retidão de caráter e sua austeridade não estão em desacordo com a essência do signo.

Outros argumentam que, pelo seu desprendimento e sua sensibilidade, pelas demonstrações de amor incondicional e tudo mais, Jesus só pode ser de Peixes, o último signo da mandala zodiacal, que representa o encerramento de um ciclo.  Há até quem arrisque que Jesus era de Áries, aquele que veio trazer a lei da espada e o início de uma nova era.

O fato é que não podemos ter certeza, mas, seja qual for o seu signo, fica aqui a nossa homenagem àquele que veio ensinar o amor a toda humanidade. Jesus, o Cristo, pregou a justiça e claramente fez opção pelos pobres e excluídos, veio trazer a paz e a mansidão, mas enfrentou os poderosos e vendilhões do templo. Sigamos o exemplo do Mestre.      



O que achou do artigo?

Comente abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS



:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim
function loadAceiteTermos(){ };