Quem é o Coringa?

Ilustre escorpiano


O filme Coringa mal entrou em cartaz e já provocou uma grande polêmica. Muitos criticaram a violência explícita e classificaram o vilão como um psicopata sanguinário. Há quem questione se o filme não estimularia a ação de assassinos em série, fenômeno triste e relativamente corriqueiro nos Estados Unidos. O impacto foi tanto que, temendo uma reação agressiva dos espectadores, a polícia norte-americana colocou agentes em todos os cinemas em que o filme foi exibido. De fato, a crueza das cenas destoa de outros filmes da franquia, mas mesmo os críticos mais severos, gostando ou não do filme, admitem que a atuação de Joaquin Phoenix foi muito boa, um arraso, magistral, etc. E é sobre o mapa dele que vamos comentar neste texto:

Joaquin Rafael Botton, que depois assumiria o nome artístico Joaquin Phoenix, nasceu em San Juan, em Porto Rico, no dia 28 de outubro de 1974, às 02h55. (*) 

(*) segundo o site Astrotheme, Outros sites dão o horário de nascimento como desconhecido

Ele é de Escorpião, signo com uma injusta má fama, de elemento água, como Peixes e Câncer. Escorpião é associado a pessoas intensas, de olhar penetrante, intuitivas, apaixonadas, magnéticas, emotivas, obstinadas, compulsivas, viscerais, obsessivas, mesmo. A forma como Joaquin Phoenix atua e desenvolve seus personagens confirma essas indicações.

Conta-se que, quando está representando, ele “entra” realmente no personagem:  para interpretar o Coringa, perdeu 23 quilos; já passou meses andando de cadeira de rodas para interpretar um paraplégico; quando fez Gladiador, não largava a espada em nenhum momento do dia: durante a gravação de Johnny & June, exigiu que a equipe e os figurantes ficassem sem comer e ir ao banheiro durante as filmagens para criar o clima de tensão exigido pela cena.

Seu ascendente é Virgem, signo associado à preocupação com a natureza, com a ecologia, com o amor aos animais e com a alimentação. Então, talvez não seja surpresa o fato de Joaquin Phoenix ser ativista dos direitos dos animais, colaborar com associações como Peta e outras e ser vegano desde criança, por decisão própria.

“Virei vegano aos três anos, quando vi uns pescadores destriparem peixes e perguntei à minha mãe, chorando, porque ela não tinha me contado de onde vinha a carne."

Ele tem Sol em conjunção com Vênus, em Escorpião, que lhe confere essa imagem forte calorosa, magnética, que atrai as pessoas, mesmo não sendo exatamente um rostinho bonito. Ele faz mais o tipo anti-galã, mas há algo envolvente em seu olhar, algo que seduz, uma sensualidade latente irresistível. A atriz Lindsay Lohan e as várias namoradas que ele teve devem concordar, entre elas, Liv Tyler, a Arwen, de O Senhor dos Anéis, uma das mulheres mais bonitas de Hollywood. Eles ficaram juntos por mais de 1 ano.

Ter tal configuração indica que ele não dissocia amor e paixão. Os sentimentos são intensos e não há espaço para o que é morno. É tudo ou nada. Tem que haver entrega e o relacionamento tem que levar a uma fusão. As emoções são avassaladoras, o desejo é imperioso e a sexualidade é a mola-mestra que regula a troca afetiva. Mas pode haver ciúme e sentimento de posse.

Ele também tem Vênus em conjunção com Marte e com Urano, o que indica que é do tipo ‘fácil de pegar, difícil de manter’. Ele precisa de liberdade, o que dificulta manter relacionamentos duradouros. Talvez ele não seja um parceiro afetivo muito fácil de conviver, já que tudo tem que ser verdadeiro e muito profundo, mas sua necessidade de amar e ser amado só é superada por sua necessidade de ajudar os outros.

Felizmente, o Sol em conjunção com Vênus está em trígono com Júpiter, o planeta da bem-aventurança, o que indica que, apensar de tudo, ele é um afortunado. Não bastasse seu talento, ele tem sorte, digamos assim. Afinal, talvez ele seja uma pessoa  bastante complexa e tenha muitos problemas, mas dinheiro não parece ser um deles.

Chama a atenção a concentração de planetas na casa 2, entre eles, Mercúrio, regente do ascendente, Urano e Marte, todos em conjunção, no signo de Libra, fazendo também conjunção com Vênus e Sol em Escorpião. É o que se chama em astrologia de stellium planetário, no caso indicando um talento prodigioso para se comunicar, uma objetividade aguda, que permite que ele veja as coisas por muitos ângulos, mas chegue ao âmago da questão. Para isso, precisa de tempo para elaborar as ideias e tomar a decisão mais justa. É habilidoso nas negociações, mas pode desenvolver propensão a procrastinar. Pode precisar ser encorajado a agir e busca a aprovação das pessoas. Tem senso prático, sabe para onde quer ir e mantém os pés no chão.

É articulado, franco, gosta do debate, não costuma evitar polêmicas, tem uma mente analítica que percebe as inconsistências nos argumentos alheios e pode apontá-las  rapidamente. Às vezes, sua sinceridade pode ser um pouco irritante e incomodar as pessoas. Sua forma de pensar pode parecer meio estranha, mas ele é capaz de ter insights brilhantes que as mentes mais obtusas não conseguem captar.

Joaquin Phoenix está aberto para novas ideias e procura encontrar novas soluções para problemas antigos. E dá-lhe criatividade! É naturalmente um ator, e que ator! Sua recente interpretação do Coringa tem recebido elogios de toda a crítica, já ganhou o Grammy, já foi indicado duas vezes ao Oscar, várias vezes para o Globo de Ouro, ganhando o prêmio em 2005, assim como o prêmio de melhor ator do Festival de Cannes em 2017. Além disso, ele tem outro talento: a música: no filme em que interpreta o cantor de música country, Johnny Cash, é o próprio Joaquin quem canta e toca as músicas.

Ele tem a Lua em Áries, que indica que sua infância e juventude foram turbulentas, o que é confirmado por sua biografia. Suas emoções podem se manifestar de forma um tanto abrupta, como uma erupção vulcânica. Quando isso acontece, ele se mostra por inteiro, característica que talvez seja usada em sua forma de atuar. Apesar disso, consegue camuflar suas emoções e esconder o que considera suas fraquezas. Pode se comportar de modo um tanto imaturo e agir sem avaliar corretamente as consequências. Não tem muita paciência para ‘mimimis’.

Joaquin Phoenix também tem o Sol em conjunção com Marte, o que é compatível com sua energia masculina, sua assertividade, seu espírito competitivo e sua imagem impregnada de uma sensualidade selvagem.

Como também tem Sol em conjunção com Urano, é rebelde, não aceita as restrições que lhe são impostas e leva sua necessidade de liberdade pessoal às últimas consequências. Acha muito estimulantes os desafios, o que é compatível com os personagens que tem representado em sua carreira. De fato, parece que ele não se encaixa muito bem em papéis tradicionais e quanto mais originais e estranhos são os personagens, melhor é sua performance.

E o rapaz também tem Netuno em Sagitário, que faz contato com Plutão e Júpiter. É uma indicação de que ele é um tanto sonhador, que gosta de ajudar e é preocupado com o futuro, não apenas o seu futuro, mas o de todo o planeta. Não é por acaso que ele faz parte do Conselho de diretores da The Lunchbox Fund, uma organização sem fins lucrativos que fornece refeições diárias a estudantes de escolas municipais de Soweto, na África do Sul. O aspecto também é compatível com seus problemas com o consumo excessivo de álcool, que já o obrigaram a se internar para desintoxicação.

Em seu mapa, Plutão está no ascendente em Libra em oposição à Lua em Áries, na casa 7,  aspecto que indica temperamento impulsivo, reações emocionais instantâneas, universo interior turbulento, imaginação vívida, ousadia, necessidade de independência, sensibilidade extrema, comportamento irascível sob certas circunstâncias, impaciência, irritabilidade, gosto pelo que é imprevisível e extravagante, etc. Talvez a indicação mais óbvia seja dificuldades com a família , o que é compatível com sua primeira infância e sua juventude. Joaquin veio de Porto Rico com a família ainda criança, no porão de um navio cargueiro e começou a trabalhar muito cedo, porque seus pais, que se mudavam muito, decidiram que os filhos não teriam uma educação tradicional e entrariam para o mundo artístico. Aos 13 anos, Joaquin declarou “Às vezes sentimos falta de ter uma infância normal. Quando vamos a um lugar novo conhecemos gente nova, mas depois temos que nos despedir”. Mais tarde, 3 dias depois de completar 19 anos, ele enfrentou a morte do irmão, River, que o marcou profundamente e quase o fez abandonar a carreira.


River Phoenix, irmão de Joaquin

River Phoenix, o irmão de Joaquin, morreu de overdose de cocaína e heroína, no dia 31 de outubro de 1993, quando Marte estava em conjunção com Plutão, regentes clássico e moderno respectivamente da casa 3 (irmãos) do mapa de Joaquin Phoenix. A casa 3 dele é Escorpião, signo da transformação e da morte, simbólica e fisicamente falando. Marte está associado ao que é violento, inesperado, que envolve polícia, etc. A casa 3 também está associada à divulgação. Quando percebeu que o irmão estava passando mal, Joaquin ligou para a emergência e, como eles já eram famosos e estavam em frente à boate Viper Room, cujo sócio era o também famoso ator Johnny Depp, durante semanas, o caso foi explorado impiedosamente pela mídia, que teve acesso à gravação do chamado com a voz de Joaquin. Enquanto foi sócio da boate, Johnny Depp não permitiu que a casa abrisse no dia 31 de outubro.

Curiosidades

  • O que parece ser uma cicatriz remanescente de uma cirurgia para correção de lábio leporino é apenas uma marca de nascença.
  • Em certa ocasião, Joaquin sofreu um acidente e seu carro capotou, Uma pessoa o ajudou a sair do carro que poderia pegar fogo e depois se retirou rapidamente do local. Era o diretor Werner Herzog.
  • O nome artístico Phoenix foi adotado por todos os irmãos, que também adotaram nomes como River (rio), Rain (chuva), Summer (verão) e Liberty (liberdade) Ele mesmo usou o nome Leaf (folha) até 1989
  • Como é vegano radical, Joaquin Phoenix exige que seja incluída uma cláusula nos contratos que proíbe que os produtores usem peles de animais e os obriga a fornecer figurinos e outros materiais sintéticos. Ele já se recusou a usar sapatos de couro numa campanha da Prada e também nas filmagens de Gladiador.

Uma interpretação astrológica mais abrangente implicaria em considerarmos vários outros elementos, todos interagindo entre si: 4 elementos, 4 quadrantes, pelo menos dez planetas, sem falar de estrelas fixas, asteroides, etc; doze signos, doze casas e, pelo menos, 5 aspectos planetários (conjunção, oposição, quadratura, trígono e sextil) além de trânsitos, progressões, etc, etc, etc. Tal tarefa seria pouco produtiva e enfadonha para o leitor. Este texto não tem a pretensão de abranger todas as facetas do mapa de Joaquin Phoenix. Se despertar seu interesse e curiosidade, já terá alcançado seu objetivo.



O que achou desta matéria?

Deixe seu comentário abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS




:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim