Marte Retrógrado

Ambições em xeque


Já falamos sobre o tema, mas não especificamente sobre Marte Retrógrado, o que faremos neste texto. Primeiramente, vale lembrar que não há o que se pode chamar de consenso sobre o assunto. Há astrólogos que não atribuem grande importância ao movimento retrógrado, talvez até por se tratar de uma ilusão de ótica. De fato, o movimento retrógrado é uma ilusão de ótica que ocorre devido à relação do movimento do planeta com o movimento do Sol e da Terra, o que faz com que pareça que o planeta em questão está se deslocando para trás. https://www.viastral.com.br/materia/planetas-retrogrados/

Na astrologia tradicional, a retrogradação de um planeta é considerada uma indicação de infortúnios e, geralmente, é levada em conta na interpretação apenas em astrologia eletiva e horária. Já na astrologia védica, o movimento retrógrado é visto como indicador de força para o planeta em questão.  Para a Astrologia Psicológica, as qualidades representadas pelo planeta são interiorizadas e não se manifestam exteriormente sem esforço. Assim, o impulso agressivo de Marte pode se voltar contra a própria pessoa, já que ela, inconscientemente, reprime a raiva em vez manifestá-la.

Para a astrologia moderna, o movimento retrógrado é visto como indicação de um período de dificuldades, de fragilidade, de estagnação, retrocesso, etc. Mas não só isso. A retrogradação simboliza a necessária parada antes de uma mudança de direção e, posteriormente, a retomada da direção em que se estava seguindo, Neste sentido, muitas vezes, é recomendável que se faça uma parada estratégica ou que se dê um passo atrás, mesmo que seja para ganhar impulso, De qualquer forma, devemos ter em mendte que, durante o período, há uma mudança na dinâmica na forma como a energia do planeta se manifesta, mudança que será percebida na área em que ocorre o movimento retrógrado (signo e casa), Com exceção do Sol e da Lua, todos os planetas têm ciclos de movimento retrógradom mas os mais perceptíveis são os de Vênus, que ocorrem a cada 18 meses https://www.viastral.com.br/materia/venus-retrogrado/, os de Mercúrio, que ocorrem 3 ou 4 vezes por ano https://www.viastral.com.br/materia/mercurio-retrogrado/ e os ciclos de Marte. menos frequentes.     

                         

 

 

 

 

Marte é o planeta da vontade, do desejo, da autoafirmação, do movimento, da iniciativa, da agressividade, etc. Fica retrógrado a cada 26 meses mais ou menos por um período de pouco mais de 2 meses. No momento, está em movimento retrógrado, no signo de Aquário, signo pelo qual transitará até a noite de 12 de agosto, quando entrará em Capricórnio, retomando o  movimento direto no dia 27 de agosto e retornando para Aquário somente no dia 10 de setembro.

Como já foi dito, mas é bom reforçar, a retrogradação será sentida nas áreas de experiência indicadas pelos signos (de 9º de Aquário até 28º de Capricórnio)  e pelas casas do mapa natal em que Marte estará transitando (veja em seu mapa) O efeito será mais intenso se, durante o período, Marte fizer algum aspecto tenso com planetas do mapa natal. Seja como for, é um período durante o qual se recomenda mais atenção na forma de agir, de manifestar a vontade e de conquistar aquilo que se deseja. A liderança pode ser questionada, podem surgir desafios que dificultem uma ação mais assertiva e direta, as coisas podem se tornar mais lentas, o que vai exigir muito mais energia e paciência.

Como, de certa forma, Marte está associado ao movimento e ao vigor físico, não se descarta a possibilidade de que o movimento retrógrado se manifeste no corpo, principalmente se houver outros indicadores que confirmem tal tendência. Assim, da mesma forma que podemos ficar irrequietos e ávidos por atividade, como esportes e exercícios, podemos ficar muito susceptíveis a problemas que dificultem ou mesmo impeçam nossa movimentação, como  acidentes, febres, inflamações, etc.

Outra possível manifestação de Marte Retrógrado é a tendência ao imediatismo, certa inquietude e mesmo irritabilidade. Os nervos ficam mais á flor da pele, a predisposição ao conflito aumenta e daí para a agressividade é um passo, principalmente para quem estiver vivendo uma fase muito tensa ou pra quem já tem tal tendência, como pessoas com Sol ou ascendente em Áries, ou Marte muito forte no mapa. O que se pode fazer para evitar os efeitos colaterais do movimento retrógrado é um esforço consciente para tentar identificar as frustrações e contrariedades que podem ser o estopim para atitudes explosivas, desgastantes e indesejáveis.



O que achou do artigo?

Comente abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS



:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim

Cadastre-se