Mercúrio retrógrado em Câncer

O que cada signo pode esperar


O movimento retrógrado de um planeta indica recuo, retrocesso, lentidão. Mercúrio é o mensageiro do zodíaco, associado ao intelecto, à forma de pensar, à comunicação, ao fluxo de informações, etc.

Durante o período de Mercúrio retrógrado em Câncer, de 18 de junho a 12 de julho, há possibilidade de alguns contratempos, imprevistos e dificuldades, como confusões, mal entendidos, erros de interpretação e de julgamento, lentidão ou interrupção no fluxo de informações, atrasos e problemas nos sistemas de transporte e comunicação, etc.

 

E o que fazer?

Procure manter a objetividade, falar com clareza e agir de forma assertiva. Deixe uma margem de segurança em sua agenda, já que podem ocorrer atrasos e adiamentos. Se tiver de assinar contratos, redobre a atenção. Como as conversas e negociações podem não fluir como se esperava, seja flexível. Esteja preparado/a para reviravoltas e mudanças de rumo de última hora.   

Em seu período de movimento retrógrado, Mercúrio transitará entre o 14º e o 5º do signo de Câncer. Leia os comentários abaixo para o período de acordo com o seu ascendente.  

(Obs.: como pode haver variação no tamanho das casas de um mapa para outro, o ideal é checar em que casa ou casas você tem esses graus no seu mapa, ou recorrer aos serviços de um profissional de astrologia.) 

 

Ascendente Áries 

Se o seu ascendente começa por volta de 5 graus de Áries, provavelmente você vai sentir a manifestação de Mercúrio retrógrado na casa 4, que indica a área de experiência associada à família, ao passado, às origens e ao lar.

Durante o período indicado, um assunto mal resolvido pode voltar à tona, talvez uma questão familiar que traga certa turbulência ao ambiente doméstico, ou alguma outra questão que foi negligenciada no passado. Também pode acontecer de alguém que você não vê há muito tempo reaparecer e causar algum alvoroço, provocar questionamentos ou algo assim.    

Transações imobiliárias não são recomendáveis durante o período de Mercúrio retrógrado pela casa 4, a não ser que seja uma negociação inadiável que já havia sido iniciada. Por outro lado, talvez seja uma boa ideia cuidar da casa para atenuar o trânsito de Mercúrio retrógrado por essa área de experiência. Por exemplo, fazer aquele reparo que tem sido adiado há tempos, tornando o ambiente mais prático e agradável. Mas nada que implique em uma reforma, algo grande, nada disso, apenas coisas pontuais.

Já se o seu ascendente começa entre 5 e 14 graus de Áries, provavelmente você vai sentir a manifestação de Mercúrio retrógrado na casa 4, mas depois também na casa 3, indicação de um período favorável para rever projetos ou até mesmo voltar a estudar. Atividades que exijam esforço intelectual, como escrever, ler, revisar textos, podem lhe trazer benefícios futuros ou, no mínimo, ser muito gratificantes. 

Durante o período indicado, é recomendável que você tome cuidado com o que diz, já que pode ser mal interpretado/a, e também que se certifique que as coisas ficaram claras para seu interlocutor. Cuidado com fofocas e intrigas, que, aliás, podem surgir com certa frequência.

Se o seu ascendente começa a partir de 15 graus de Áries, provavelmente você vai sentir a manifestação de Mercúrio retrógrado apenas na casa 3.

 

Ascendente Touro

Se o seu ascendente começa por volta de 5 graus de Touro, é provável que Mercúrio transite pela casa 3 do seu mapa durante este período, indicando um período propício para trabalhar sua forma de pensar e de se comunicar com as pessoas. Procure identificar suas limitações, principalmente com aquelas pessoas com as quais você tem dificuldade de entendimento.

Procure manter-se aberto/a para absorver novos conhecimentos e rever conceitos. Será necessário exercitar a paciência, mas isso pode ajudá-lo/a a se comunicar de forma mais eficiente a se conhecer melhor.

Já se o seu ascendente começa entre 5 e 14 graus de Touro, é provável que Mercúrio transite pela casa 3, mas depois também pela casa 2 do seu mapa durante este período, que é propício para reavaliar recursos e suas reais necessidades. Procure rever e desenvolver novas maneiras de ganhar dinheiro, assim como, novos critérios para gastá-lo.

Um trânsito de Mercúrio pela casa 2 é uma indicação um tanto ambígua. Tanto pode acontecer de o dinheiro que você esperava demorar mais do que o esperado para entrar, como pode ocorrer de você receber uma quantia que não esperava, por exemplo. Seja como for, procure estruturar seu planejamento financeiro de forma mais realista.

E se o seu ascendente começa a partir de 14 graus de Touro, é provável que Mercúrio transite apenas pela casa 2 do seu mapa durante este período.

 

Ascendente Gêmeos

Se o seu ascendente começa até por volta de 5 graus de Gêmeos, é provável que Mercúrio transite pela casa 2 do seu mapa durante este período, que pode ser propício para reavaliar seus recursos e necessidades, estruturando mais racionalmente a vida financeira.

Em termos práticos, um trânsito de Mercúrio pela casa 2 pode indicar tanto um atraso ou interrupção no fluxo financeiro, quanto uma entrada extra de um valor que já não se esperava mais. Seja como for, é recomendável rever valores e procurar novas formas de ganhar de dinheiro, novas fontes de renda. Também se recomenda estabelecer novos critérios para gerir recursos, gastar dinheiro, etc.

Se o seu ascendente começa entre 5 e 14 graus de Gêmeos, é provável que Mercúrio transite pela casa 2, mas depois também pela casa 1 do seu mapa durante este período, que é propício para observar e detectar suas limitações em sua forma de pensar e de se comunicar, que possam estar dificultando seu projeto pessoal. Procure rever seus conceitos mais arraigados, trabalhar seu lado intelectual e manter-se aberto/a para absorver novos conhecimentos. Talvez não seja fácil, mas você poderá se entender melhor e tornar sua comunicação mais eficiente.

Se o seu ascendente começa a partir de 14 graus de Gêmeos é provável que Mercúrio transite apenas pela casa 1 do seu mapa durante este período.

Mercúrio é o planeta regente de Gêmeos, o que é indicação de possíveis dificuldades na comunicação, problemas com fluxo de informações e também com irmãos, parentes, vizinhos e colegas.

 

Ascendente Câncer

Se o seu ascendente começa até por volta de 5 graus de Câncer, é possível que você perceba a manifestação do trânsito de Mercúrio retrógrado na casa 1 do seu mapa. É indicação de um período durante o qual talvez você tenha de enfrentar certas dificuldades provocadas pela forma como pensa, mais provavelmente, como expressa suas ideias. Procure identificar padrões negativos, limitações e vícios de raciocínio e linguagem que possam estar causando tais dificuldades. Faça uma avaliação crítica e procure fazer um esforço consciente para rever conceitos, mesmo os mais arraigados, que muitas vezes se baseiam em premissas já obsoletas e se tornam muito limitantes. Mantenha-se aberto/a a novos conhecimentos.

Se o seu ascendente começa entre 5 e 14 graus de Câncer, é provável que Mercúrio transite pela casa 1, mas depois também pela casa 12 do seu mapa durante este período. É uma indicação de que assuntos confidenciais ou segredos podem se tornar públicos, por alguma confusão ou por traição de alguém insuspeito. Procure não se envolver ou ser envolvido/a em fofocas ou intrigas, não alimente boatos e evite a maledicência. Quem fala mal do outro pra você, pode falar mal de você para o outro. Além disso, o entendimento fica mais difícil e as certezas se diluem, já que as coisas ficam nebulosas, imprecisas e há muitas versões dos fatos.

Se o seu ascendente começa a partir de 14 graus de Câncer, é provável que Mercúrio transite apenas pela casa 12 do seu mapa durante este período.

 

Ascendente Leão

Se o seu ascendente começa até por volta de 5 graus de Leão, é possível que você perceba a manifestação do trânsito de Mercúrio retrógrado na casa 12 do seu mapa durante este período. É uma indicação de que talvez você não consiga ver as coisas com muita objetividade. Tudo parece um tanto nebuloso, as coisas ficam imprecisas, as certezas são efêmeras e os fatos e as versões se confundem. Fica fácil se perder num labirinto de ideias ainda embrionárias, impregnadas de emoções, na verdade, são apenas sensações, que se transformam antes que você possa formulá-las coerentemente.

Por isso, há risco de se envolver em situações complicadas, em intrigas e confusões, confundindo o que é pessoal com o que é público. Tanto você pode ser vítima da indiscrição alheia, como acabar sendo pivô de alguma situação que provoque uma saia-justa com alguém.

Pode ser uma boa ideia reservar momentos de retiro voluntário, durante os quais você possa olhar para dentro de si mesmo/a, talvez com o auxílio de alguma técnica de relaxamento, da prática da ioga ou meditação, por exemplo.   

Já se o seu ascendente começa entre 5 e 14 graus de Leão, é provável que Mercúrio transite pela casa 12, mas depois também pela casa 11 do seu mapa durante este período. É uma indicação de possíveis dificuldades na comunicação com amigos e grupos de pessoas com as quais tenha interesses ou objetivos em comum. Fique alerta, procure se expressar claramente, seja por palavras seja através de sinais não verbais. Podem ocorrer mal entendidos, equívocos ou erros na decodificação da mensagem, causando problemas ou constrangimentos.

Por outro lado, você pode aproveitar para retomar alguma questão mal resolvida e esclarecer a situação, desde que o faça com calma e clareza. É até possível que você reencontre alguém do passado. É um período propício para tirar aquele projeto da gaveta e fazer uma boa revisão, atualizando os dados e planejando os próximos passos.

Se o seu ascendente começa a partir de 14 graus de Leão, é provável que Mercúrio transite apenas pela casa 11 do seu mapa durante este período.

 

 Ascendente Virgem

Se o seu ascendente começa por volta de 5 graus de Virgem, é possível que você perceba a manifestação do trânsito de Mercúrio retrógrado na casa 11 do seu mapa, casa associada aos amigos e grupos de pessoas com objetivos e ideais em comum. Assim, você pode ter de lidar com alguma confusão, mal entendido ou mesmo intriga nessa área.

Fique alerta, seja objetivo/a e direto/a, fale com clareza e tenha certeza que a outra parte entendeu o que foi dito. O mesmo vale para mensagens nas mídias sociais. As indicações de possíveis dificuldades na comunicação são reforçadas pelo fato de Mercúrio ser o planeta regente de Virgem.

Por outro lado, o período pode ser aproveitado para esclarecer uma situação nebulosa ou para retomar aquele projeto que está parado, fazendo os devidos ajustes e planejando os próximos passos de forma mais realista. Também pode acontecer de você reencontrar alguém do passado.

Se o seu ascendente começa entre 5 e 14 graus de Virgem, é provável que Mercúrio transite pela casa 11, mas depois também pela casa 10 do seu mapa durante este período. Você pode aproveitar este trânsito para aperfeiçoar seus conhecimentos e melhorar sua comunicação com as pessoas, seja na área social ou no campo profissional. É um curto período durante o qual você pode reavaliar sua carreira e suas metas, mas com os pés no chão e, se possível, sem assumir novas responsabilidades.

Procure evitar fofocas, não alimente discórdias e fique longe de intrigas com colegas. Mantenha livres os canais de comunicação, seja acessível, mas não se exponha ingenuamente. Lembre-se: o silêncio vale ouro. Preste atenção na mensagem que você está transmitindo, seja de forma explícita, por palavras, ou por sinais não verbais, suas expressões, sua postura, etc.         

Se o seu ascendente começa a partir de 14 graus de Virgem, é provável que Mercúrio transite apenas pela casa 10 do seu mapa durante este período.

 

Ascendente Libra

Se o seu ascendente começa até por volta de 5 graus de Libra, é possível que você perceba a manifestação do trânsito de Mercúrio retrógrado na casa 10 do seu mapa durante este período. O período pode ser aproveitado para reverter alguma situação desvantajosa na área profissional, mesmo que seja necessário reavaliar a carreira, definir metas mais plausíveis e corrigir a rota até então seguida.

Talvez seja um bom momento para pensar em se aperfeiçoar, talvez aprender um idioma ou, no mínimo, melhorar sua imagem e sua comunicação no ambiente de trabalho e também na área social. Evite atritos desnecessários, não crie polêmicas gratuitas e mantenha-se conectado/a, mas tome cuidado com intrigas e erros que podem prejudicar seus planos.

Já se o seu ascendente começa entre 5 e 14 graus de Libra, é provável que Mercúrio transite pela casa 10, mas depois também pela casa 9 do seu mapa durante este período, durante o qual talvez seja benéfico reavaliar suas convicções e rever seus valores, éticos, filosóficos, morais, etc. É possível que você tenha acesso a informações que colaborem com essa reavaliação. Seja como for, é um período durante o qual a mente fica agitada, então cuidado para não se distrair e acabar cometendo algum erro, impensável em outra circunstância.

Em termos mais objetivos, o trânsito de Mercúrio retrógrado por esta casa pode indicar imprevistos em viagens, dificuldades nos estudos, em cursos, concursos e provas, além de problemas de entendimento com pessoas ou organizações estrangeiras.

Se o seu ascendente começa a partir de 14 graus de Libra, é provável que Mercúrio transite apenas pela casa 9 do seu mapa durante este período.

 

Ascendente Escorpião

Se o seu ascendente começa até por volta de 5 graus de Escorpião, é possível que você perceba a manifestação do trânsito de Mercúrio retrógrado na casa 9 do seu mapa, casa associada às convicções pessoais, valores éticos, religiosos, filosóficos, morais, etc.

Durante este período, pode acontecer de você viver alguma situação que faça com que reavalie esses valores, seja um contato com alguém, seja um livro, seja algum tipo de experiência, mesmo que trivial, que provoque uma epifania, que desencadeie um processo de autoquestionamento.

De qualquer forma, é um período durante o qual a mente se abre, ávida por informações. Assim, você se torna mais receptivo/a, mas tenha cuidado para não exagerar. O trânsito de Mercúrio retrógrado por esta casa também pode ser indicativo de ansiedade, gerando falta de concentração e dificuldades nos estudos de forma geral. O contato com pessoas ou organizações estrangeiras também pode ser afetado.

Já se o seu ascendente começa entre 5 e 14 graus de Escorpião, é provável que Mercúrio transite pela casa 9 e depois também pela casa 8 do seu mapa durante este período, uma indicação de que você precisa tomar algumas precauções. Por exemplo, tudo o que for relacionado à comunicação, registro, transmissão de dados, e informações deve ser feito com cuidado extra. Em particular, documentos de todo tipo devem ser guardados e protegidos, já que podem ser danificados ou extraviados.

Este trânsito recomenda cuidado no que se refere às associações e relacionamentos em geral, sejam eles comerciais ou afetivos, que envolvam dinheiro de terceiros, do/a parceiro/a, do patrão, etc. Seja claro/a e transparente. De qualquer forma, o melhor é controlar as despesas, renegociar débitos anteriores, se existirem, e evitar assumir novos compromissos financeiros durante o período indicado. 

Se o seu ascendente começa a partir de 14 graus de Escorpião, é provável que Mercúrio transite apenas pela casa 8 do seu mapa durante este período.

 

Ascendente Sagitário

Se o seu ascendente começa até por volta de 5 graus de Sagitário, é possível que você perceba a manifestação do trânsito de Mercúrio retrógrado na casa 8 do seu mapa durante este período, indicação de que é preciso atenção para evitar problemas nas parcerias e relacionamentos, comerciais ou afetivos, principalmente no caso de envolverem dinheiro do/a parceiro/a.

Com Mercúrio retrógrado transitando pela casa 8, também é recomendável controlar as despesas, renegociar dívidas e evitar assumir compromissos que comprometam o planejamento financeiro. Além disso, também é preciso cuidado com a comunicação, com transmissão de dados e informações, com documentos e com mensagens, que devem ser checadas antes do envio. 

Já se o seu ascendente começa entre 5 e 14 graus de Sagitário, é provável que Mercúrio transite pela casa 8 e depois também pela casa 7 do seu mapa durante este período, indicação de que você poderá aproveitar o momento para renegociar as bases de suas parcerias e associações, sejam elas afetivas ou não. É um bom período para tentar esclarecer algum ponto ou para rever algum acordo que não esteja satisfatório.

Contudo, você precisará exercitar a paciência e talvez tenha de fazer algumas concessões. Relacionamentos que deixaram marcas podem ressurgir, trazendo a oportunidade de rever coisas que não foram totalmente resolvidas emocionalmente. Também podem surgir novos relacionamentos, mas as possibilidades que se tornem duradouros são menores.

Se o seu ascendente começa a partir de 14 graus de Sagitário, é provável que Mercúrio transite apenas pela casa 7 do seu mapa durante este período.

 

Ascendente Capricórnio

Se o seu ascendente começa até por volta de 5 graus de Capricórnio, é possível que você perceba a manifestação do trânsito de Mercúrio retrógrado na casa 7 do seu mapa durante este período, indicação de um momento propício para reavaliar as bases das parcerias e associações, comerciais ou afetivas.

Talvez seja um bom momento para tentar ressignificar situações mal resolvidas que deixaram cicatrizes. Você pode aproveitar para tentar esclarecer algum ponto ou para rever algum acordo tácito que não esteja totalmente satisfatório. Mesmo que seja preciso sublimar mágoas e fazer algumas concessões, pode valer a pena.

Às vezes, com o trânsito de Mercúrio retrógrado pela casa 7, pessoas do passado reaparecem, mas também podem surgir novos relacionamentos, que talvez não sejam duradouros.

Já se o seu ascendente começa entre 5 e 14 graus de Capricórnio, é provável que Mercúrio transite pela casa 7 e depois também pela casa 6 do seu mapa, indicação de um período propício para reorganizar o cotidiano, alterar a rotina e adotar novos hábitos, seja iniciando um processo de reeducação alimentar, seja iniciando uma prática de exercícios. O importante é estabelecer um padrão que proporcione maior bem estar no dia a dia.   

Em relação ao trabalho, é recomendável ficar atento/a para não cometer erros que possam prejudicá-lo/a. Se possível, evite assumir novas responsabilidades durante o período indicado. Caso tenha uma proposta para um novo emprego e possa esperar até o fim do movimento retrógrado, melhor. Tenha muito tato e use toda a sua diplomacia quando se comunicar, já que é possível que suas palavras sejam mal interpretadas.

Se o seu ascendente começa a partir de 14 graus de Capricórnio, é provável que Mercúrio transite apenas pela casa 6 do seu mapa durante este período.

 

 Ascendente Aquário

Se o seu ascendente começa até por volta de 5 graus de Aquário, é possível que você perceba a manifestação do trânsito de Mercúrio retrógrado na casa 6 do seu mapa, associada ao dia a dia, ao trabalho cotidiano e aos cuidados com a saúde. Você pode aproveitar o período para identificar e alterar padrões de comportamentos inadequados, alterando sua rotina, adotando hábitos mais saudáveis, como uma prática de exercícios ou um processo de reeducação alimentar.

Talvez não seja fácil, já que Mercúrio retrógrado nessa casa pode causar certo transtorno inicial. Por isso, não se exija demais durante o período indicado e evite o radicalismo, tentando assumir rotinas demasiadamente rígidas. É importante manter a disciplina mínima necessária, mas vá com calma, um passo por vez.

Mantenha o foco, não se disperse, seja paciente e procure se comunicar de forma objetiva, didática mesmo, para não cometer erros nas tarefas cotidianas ou provocar mal entendidos que prejudiquem o cronograma diário e causem transtorno no trabalho.

Já se o seu ascendente começa entre 5 e 14 graus de Aquário, é provável que Mercúrio transite pela casa 6 e depois também pela casa 5 do seu mapa, indicação de que você deve exercitar seus talentos em atividades criativas, mesmo que apenas como hobby. Atividades como desenhar, cantar, dançar, escrever ou qualquer outra que o/a coloque em contato com sua criatividade, podem ser muito benéficas durante este período.

Atividades de lazer ao ar livre e esportes também podem ser muito gratificantes, principalmente se praticadas na companhia de pessoas queridas. Outra possibilidade é você voltar a ter contato com alguém que foi importante no passado, um amigo íntimo ou uma paixão marcante.

E se o seu ascendente começa a partir de 14 graus de Aquário, é provável que Mercúrio transite apenas pela casa 5 do seu mapa durante este período.

 

Ascendente Peixes

Se o seu ascendente começa até por volta de 5 graus de Peixes, é possível que você perceba a manifestação do trânsito de Mercúrio retrógrado na casa 5 do seu mapa. É uma indicação de que você pode aproveitar o período para desenvolver seus talentos latentes, principalmente aqueles que um dia já foram explorados. Qualquer atividade lúdica ou que o/a coloque em contato com sua criatividade pode ser muito gratificante e servir para atenuar os efeitos colaterais de Mercúrio retrógrado.

Mesmo que seja como hobby ou apenas uma brincadeira, é recomendável exercitar sua capacidade criativa, escrevendo, desenhando, pintando, dançando ou da forma que lhe for mais agradável. Jogos e lazer ao ar livre também podem ser muito divertidos, principalmente na companhia de pessoas queridas.

Com Mercúrio retrógrado transitando pela casa 5, também não se descarta a possibilidade de você reencontrar alguém que foi importante no passado, uma pessoa que foi íntima, uma paixão marcante, por exemplo. Quem tem filhos, pode ter alguma dificuldade de comunicação com eles.

Já se o seu ascendente começa entre 5 e 14 graus de Peixes, é provável que Mercúrio transite pela casa 5, e depois também pela casa 4 do seu mapa, que é associada à família pregressa, ao lar e às origens. Talvez seja necessário retomar um assunto ainda não resolvido, ou tratar de alguma questão familiar. Também pode acontecer de você reencontrar alguém que não vê há muito tempo.

Talvez seja um período favorável para fazer reparos, resolver problemas que estão incomodando há tempos, enfim, deixar a casa mais funcional e agradável. Mas não é recomendável iniciar reformas ou fechar negócio imobiliário.

E se o seu ascendente começa a partir de 14 graus de Peixes, é provável que Mercúrio transite apenas pela casa 4 do seu mapa durante este período.

Saiba mais:

https://www.viastral.com.br/materia/mercurio-retrogrado

https://www.viastral.com.br/materia/planetas-retrogrados



O que achou do artigo?

Comente abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS




:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim



Cadastre-se