Netuno Retrógrado em Peixes

O que esperar?


Foto: Ellen Sheidlin

Na mitologia grega, quando os reinos foram divididos entre os deuses, a Hades coube as profundezas, a Zeus coube o monte Olimpo e a Poseidon, que na mitologia romana é chamado de Netuno, coube o reino das águas. Na astrologia, Netuno é mutável e impreciso, associado às características do mundo submerso, como volatilidade, fluidez, inconstância, etc.

Na astronomia, o planeta Netuno foi descoberto em 1846, não por acaso, ano em que ocorreu a primeira demonstração de intervenção cirúrgica com anestesia geral, no General Massachusetts Hospital, em Boston. Basta lembrar que Netuno está associado ao desregramento dos sentidos e à alteração dos estados de consciência.  

Netuno leva 165 anos para completar sua órbita pelo zodíaco, fica mais ou menos 14 anos em cada signo e está em Peixes, signo do qual é regente, desde 2012. Geralmente, permanece retrógrado cerca de 5 meses por ano e em 2020 fica retrógrado de 23 de junho a 28 de novembro, de 20º57’ a 18º09’ do signo de Peixes.

E o que é o movimento retrógrado? Suscintamente, um planeta fica retrógrado quando é alcançado pela Terra em seu movimento de translação ao redor do Sol, o que faz com que pareça andar para trás. Entenda melhor o fenômeno: https://www.viastral.com.br/materia/planetas-retrogrados

Na astrologia, o movimento retrógrado de um planeta é associado à ideia de lentidão, atraso, recuo ou revisão. É uma condição que deve ser considerada na interpretação astrológica, principalmente quando o planeta tem relevância no contexto, quando faz aspectos importantes, quando está numa casa angular, quando é regente do signo solar ou do ascendente, etc.

Enquanto Vênus é o amor pessoal e carnal, Netuno é a oitava superior, é o amor universal e incondicional.  Está associado ao que é transcendente e nobre, à espiritualidade, mesmo que ainda não direcionada. Contudo, também está associado à confusão, ao vício, à dispersão, à perda de limites, etc.

No caso, podemos ficar mais confusos e ter dificuldade para avaliar as coisas com clareza nas áreas ativadas pelo movimento retrógrado de Netuno. Por outro lado, podemos ter o que se poderia chamar de lampejo, que nos permita perceber que antes estávamos vivendo uma ilusão. Na maior parte das vezes, tal lampejo não se dá por dedução lógica, mas por intuição pura.  

Outra possibilidade indicada pelo movimento retrógrado de Netuno é que certos temas fiquem em evidência, como a discussão sobre recursos hídricos; o uso de substâncias psicoativas, tanto para fins terapêuticos quanto recreativos, o incremento ou retrocesso de programas humanitários, como os que visam ajudar os refugiados, por exemplo. Também podemos considerar outras possibilidades para o período de movimento retrógrado de Netuno:

  • Ilusões são desfeitas, como se os filtros e efeitos de fotoshop da vida tivessem sido removidos. O que não for verdadeiro é posto em xeque pelo confronto com a realidade objetiva.
  • Sensibilidade e imaginação são intensificadas. Ao mesmo tempo que todas as manifestações artísticas ganham em importância, os meios de produção entram em xeque e os meios de divulgação precisam ser reinventados.   
  • Situações nebulosas e assuntos ainda não esclarecidos podem ganhar destaque. Por algum motivo, passamos a enxergar as coisas por outro ângulo e conseguimos perceber uma faceta antes insuspeitada.
  • Empatia ativada, talvez por eventos que causem comoção coletiva. As pessoas tendem a ficar mais conectadas e, finalmente, perceber que somos codependentes, que estamos no mesmo barco, tornando-se mais solidárias. De certa forma, isso já está ocorrendo, já que a pandemia parece ter despertado o sentimento de coletividade em algumas pessoas.

Talvez não seja um processo fácil, já que podemos nos perder pelo caminho, distraídos pelos “efeitos especiais” de Netuno, o mágico, o mestre das ilusões. Caso isso aconteça, teremos que tentar novamente durante o período de 28 de novembro, quando Netuno retoma o movimento direto, a 18 de março de 2021, quando volta ao ponto em que estava quando teve início o movimento retrógrado.  

Assim, com o coração e os olhos bem abertos, prestando atenção nas sutilezas, sem exigir muito de nós mesmos, poderemos evitar as armadilhas de nossa mente fantasiosa e escolher o caminho mais adequado, encontrando um propósito verdadeiro e vislumbrando o real significado de nossa vida.  



O que achou do artigo?

Comente abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS




:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim



Cadastre-se