16/072015

O Mapa Astral do Brasil

Os dois possíveis ascendentes

O(s) mapa(s) do Brasil, país estranho e/ou meio louco, mas bem legal.


Crédito da Imagem: Vasava

Os registros históricos fornecem dados que não nos permitem montar o mapa astrológico do Brasil-colônia com precisão. Na carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal, há indicações apenas de um horário aproximado do descobrimento. O mesmo se dá com o mapa do Brasil como nação soberana. Temos o dia, mês, ano e local exatos da independência, mas há dúvidas sobre o horário, que seria entre 16h08m e 16h58m. Então, temos 2 possibilidades para o ascendente.

No primeiro caso, o ascendente seria Aquário.

Este signo é relacionado ao que está por vir, à contestação das hierarquias, à fraternidade, aos amigos, ao espírito revolucionário, a uma visão alternativa da realidade, ao progresso tecnológico, etc. Então, não é surpresa o fato de o Brasil ter sido chamado durante décadas de o país do futuro e de termos a imagem de um povo muito aberto e descontraído.

Curioso também é o fato de a casa 10 do Brasil, que é associada aos governantes, estar em Escorpião, e que seja atribuída a Dom Pedro a frase Independência ou Morte, já que essas palavras são associadas a esses signos, respectivamente.

Urano, que é o regente do ascendente, está em conjunção com Netuno, indicando nossa predisposição ao sincretismo religioso, o que propicia liberdade e convivência pacífica de muitos cultos e manifestações de fé. De fato, somos vistos como um povo simpático e alegre e nossas relações internacionais são bastante cordiais, o que é acentuado por Vênus, o planeta da harmonia, em Leão e na casa 7, área relacionada aos relacionamentos em geral.

No segundo caso, o ascendente seria Peixes.

Este signo está relacionado à água, o que seria confirmado pelo fato de o Brasil concentrar uma riqueza hídrica inestimável. Além de milhares de quilômetros de costa, temos uma rede fluvial imensa, além do maior rio do mundo, uma das maiores hidrelétricas, etc. O signo de Peixes também está relacionado à fé, o que é compatível com o fato de o Brasil ser tolerante e garantir a plena liberdade religiosa, além de ser conhecido como a pátria do Espiritismo. É um signo volátil e inconstante e, de certa forma, este ascendente anularia a tendência à organização do signo de Virgem.

Também somos muito criativos, nossa música é famosa, temos artistas fantásticos e a maior festa popular do mundo, o carnaval. Além disso, o futebol, o esporte que nos fez respeitados (mais no passado, tá certo) é jogado com os pés, que são regidos por Peixes. Essa predisposição para o esporte é reforçada pela posição de Marte.

Independentemente de qual seja o ascendente, o signo do Brasil é Virgem e tem grande significado simbólico o fato de que em nossa bandeira esteja escrito ordem e progresso, atributos deste signo. Muitos talvez discordem que tenhamos tais características, mas temos de lembrar que a posição do Sol indica como se pode tomar consciência do que é preciso para se realizar o projeto indicado pelo ascendente. Além disso, temos de considerar a configuração geral do mapa.

Marte na casa 9 do mapa é indicação de sermos conhecidos por nossos esportistas. Basta citar Pelé e Airton Senna. Nossa predisposição receptiva ao que vem de fora, nossa hospitalidade e forma de comunicação direta e afetiva estão indicadas pela Lua em conjunção exata com Júpiter em Gêmeos na casa 4, relacionada às origens, à casa e à base emocional. É por isso que somos curiosos, despreocupados e um tanto avessos a compromissos e dramas. O famoso bordão jeitinho brasileiro é bem compatível com o signo de gêmeos. Talvez também seja por isso que somos apegados, mas adoramos viajar e nos sentimos em casa no exterior, o que é confirmado pela fortuna que os brasileiros gastam todos os anos em viagens.

Esta configuração também indica natureza exuberante, solo fértil e forte miscigenação étnica e cultural, além de uma enorme riqueza em recursos naturais, com reservas minerais e petróleo no subsolo, indicação que é reforçada por Plutão na casa das posses. Ocorre que este planeta indica também tensões nessa área do mapa, representadas pela concentração de renda e pela aplicação escusa dos recursos, o que é reforçado por Netuno ativandoa casa 11.

E é claro que o mapa indica outros problemas. Nossa dificuldade em integrar o nosso enorme território, com sistemas de comunicação, aeroportos, estradas, ferrovias e hidrovias mais eficientes, é indicada Saturno na casa 3 em oposição à Marte na casa 9, indicando também a burocracia que nos é característica e nosso atraso na área educacional, tanto no ensino fundamental, quanto no ensino superior. Felizmente, como Saturno está em aspecto harmônico com o Sol do país, podemos pensar que, com algum esforço, essas áreas serão muito mais estruturadas no futuro.

A fama um tanto ambígua que o brasileiro tem no exterior de ser ardente, com uma sexualidade muito ativa ardente e o fato de nossas cidades justificarem o estigma de violentas, com índices de criminalidade e homicídios altíssimos são também indicações de Marte na casa 9 em Escorpião, em sextil com Urano na casa 11.

Bem, seja como for, é evidente que temos questões complexas e problemas muito sérios para resolver, mas também muitas qualidades e um imenso potencial para ser explorado. Então, por que menosprezamos e desvalorizamos tanto o Brasil e, consequentemente, a nós mesmos? Sim, muitos brasileiros têm até certo prazer masoquista quando pessoas de países que consideram mais avançados criticam o nosso país. Tal predisposição é compatível com a indicação de autocrítica e certa humildade inerentes ao signo de Virgem. Claro que não há problema algum em achar a grama do vizinho mais verde, muitas vezes, é mesmo, mas não vamos esquecer que temos características invejáveis, que devem ser consideradas em nossa autoimagem. Afinal, nós somos estranhos e meio loucos, mas somos legais.

Postado em Curiosidades

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados do(a) parceiro(a)

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo: