https://www.viastral.com.br/materia/o-que-esperar-de-plutao-retogrado

O que cada signo pode esperar de Plutão retógrado

O pequeno transformador volta atrás

Plutão é associado ao poder em suas múltiplas formas, ao poder de destruição necessário para que algo novo possa surgir, ao poder de transformação e de regeneração. Daí vem a associação com a morte, no sentido mais amplo do termo.

O que esperar de Plutão Retrógrado

Plutão, o último planeta a se descoberto no nosso sistema solar entra em movimento retrógrado no dia 2 de maio, a 2º de Aquário, e só retoma o movimento direto no dia 10 de outubro, quando estará a 29º de Capricórnio. Será a última vez que o planeta estará nesse signo. Depois, em 19 de novembro, entrará novamente em Aquário e transitará por este signo por cerca de 20 anos. Já comentamos sobre as possíveis consequências desse importante trânsito. https://www.viastral.com.br/materia/2024-um-divisor-de-aguas-na-historia-da-humanindade

Embora seja desconsiderado pela astrologia clássica, Plutão é utilizado na astrologia moderna como corregente de Escorpião e é associado ao poder em suas múltiplas formas, ao poder de destruição necessário para que algo novo possa surgir, ao poder de transformação e de regeneração. Daí vem a associação com a morte, no sentido mais amplo do termo. Como é muito lento, é um planeta geracional, relacionado às questões coletivas, mas também é associado às camadas mais profundas da psique e simboliza as transformações lentas, radicais e definitivas.

Aliás, desde sua descoberta em 1930, Plutão tem causado controvérsia e chamado a atenção. Primeiro, foi sua órbita excêntrica. Depois, em 2006, se tornou objeto de polêmica quando um grupo de astrônomos o rebaixou à categoria de planeta-anão, o que até hoje é questionado. Mais recentemente, em 2015, as surpreendentes imagens feitas pela sonda New Horizons encantaram os cientistas e entraram para a história.   

Já publicamos matéria sobre os eventos históricos mais marcantes ocorridos durante a passagem de Plutão pelos signos https://www.viastral.com.br/materia/grandes-transformacoes-ocasionadas-por-plutao-nos-ultimos-200-anos mas citamos aqui alguns para que você possa ter uma ideia do que esse planeta simboliza: 

Leão de 1938 a 1956

Bomba atômica no fim da Segunda Guerra

Virgem de 1956 a 1971 

Preocupação com o meio-ambiente, com a sustentabilidade, etc.

Libra de 1971 a 1983

Lei do divórcio no Brasil permite a dissolução do casamento

Escorpião 1983 a 1995

Surgimento da Aids e mudança de comportamento social

Sagitário 1995 a 2008

Conflitos com base religiosa, atentado ao WTC, etc.

Capricórnio 2008 a 2024               

Fim de regimes ditatoriais, mas recrudescimento do conservadorismo

Como os outros astros, com exceção de Sol e Lua, Plutão tem ciclos de movimento retrógrado, que é apenas aparente, mas que nem por isso é menos importante para a interpretação astrológica. No belíssimo balé cósmico dos planetas, devido às variações de suas órbitas, um observador aqui na Terra tem a impressão que o planeta está realmente se movimentando em sentido contrário em sua órbita.

O movimento retrógrado se dá em três fases: A primeira se dá quando o planeta estaciona e se prepara para o retrocesso. A segunda se dá quando o planeta retrocede até outro ponto estacionário e se prepara para retomar o movimento direto. E a terceira se dá do momento que o planeta retoma o movimento direto até ele chegar ao ponto estacionário inicial.

https://www.viastral.com.br/materia/planetas-retrogrados

Assim, o planeta parece parar por um instante, retroceder até certo ponto de sua órbita, parar novamente e, em algum momento, retomar o movimento direto. Dessa forma, ele passa 3 vezes pela mesmo área, em determinado signo e em determinada casa no mapa da pessoa, embora às vezes passe por dois signos ou duas casas. E o que podemos esperar do ciclo de movimento retrógrado de Plutão?    

Em geral, para todos os signos e ascendentes, é um período durante o qual talvez seja necessário observar o lado obscuro das coisas, e perceber as sombras, que nada mais são do que as áreas nas quais a luz da consciência ainda não penetrou. Só assim, perscrutando os fantasmas antes ocultos e aprendendo a sublimar mágoas e rancores, será possível reconhecer e retomar o poder intrínseco de superação de medos e traumas.

Para isso, será necessário exercitar o desapego, abrir mão do controle e aceitar as mudanças ou, melhor ainda, colaborar com o inevitável, promovendo as mudanças necessárias na área de experiência na qual Plutão está transitando no mapa natal. Pode não ser fácil nem divertido, na verdade, talvez seja um tanto perturbador, mas, se fizermos um esforço consciente, o resultado do processo tende a ser gratificante e regenerador.      

Dicas para período de Plutão  retrógrado para quem tem ascendente em:

Ascendente em Áries        

Se você tem ascendente em Áries, provavelmente, Plutão retrógrado estará transitando por sua casa 10, associada ao trabalho e à carreira, o que pode indicar grande ambição e determinação para alcançar o que se almeja, contato com o poder, diretamente ou com pessoas que o exerçam, além de capacidade e/ou necessidade de envolver e convencer as pessoas, agindo de forma estratégica, até ardilosa. Contudo, Plutão nesta área de experiência também pode indicar mudanças nem sempre desejáveis, mas que vinham sendo anunciadas pelas circunstâncias e que talvez sejam positivas em perspectiva, mesmo que momentaneamente incômodas.  

Ascendente em Touro

Se você tem ascendente em Touro, provavelmente, Plutão retrógrado estará transitando por sua casa 9, associada às convicções filosóficas, éticas e espirituais, ao conhecimento, ao contato com o exterior, etc.  O período pode ser marcado por questionamentos interiores, talvez motivados por experiências marcantes que provoquem uma profunda revisão dos valores e crenças. Plutão retrógrado nesta área de experiência também pode indicar um período de aprofundamento do conhecimento e de viagens transformadoras e inesquecíveis, para o bem e para o mal..   

Ascendente em Gêmeos  

Se você tem ascendente em Gêmeos provavelmente, Plutão retrógrado estará transitando por sua casa 8, associada ao que está oculto, ao instinto vital, aos bens alheios, etc. Durante o período, você talvez tenha de tratar de assuntos relacionados aos bens materiais de outras pessoas, o que inclui ter de tratar de inventários ou do dinheiro do/a parceiro/a. A sexualidade também pode ser tema recorrente, mesmo que seja nas discussões de relacionamento. Plutão retrógrado nesta área de experiência também pode indicar um período de interesse por temas complexos, com tendência a problematizar as coisas.

Ascendente em Câncer    

Se você tem ascendente em Câncer provavelmente, Plutão retrógrado estará transitando por sua casa 7, associada aos parceiros, afetivos ou comerciais, sócios, amantes, clientes, etc. Durante o período, talvez você tenha de usar todo seu poder de persuasão para evitar ou resolver crises de relacionamento, causadas por fortes disputas de poder, envolvendo tentativas de manipulação para assumir ou manter o controle, etc. Se possível, devem ser evitadas atitudes radicais e decisões definitivas. Plutão retrógrado nesta área de experiência também pode indicar um período durante o qual aumentam as chances de rupturas. Portanto, caso não tenha certeza, recomendável esperar e, mais importante, não ceder à tentação de agir de forma impulsiva, inescrupulosa ou cruel.

Ascendente em Leão

Se você tem ascendente em Leão provavelmente, Plutão retrógrado estará transitando por sua casa 6, associada ao cotidiano, aos cuidados com a saúde e também aos colaboradores e animais domésticos, etc. É uma indicação de que os cuidados nesta área deverão ser redobrados durante o período. A boa notícia é que Plutão retrógrado pode facilitar as superações de pulsões e as mudanças de hábitos inadequados e prejudiciais. Plutão retrógrado nesta área de experiência também pode indicar um período durante o qual ocorram mudanças voluntárias ou compulsórias na rotina e é recomendável uma ação profilática para evitar problemas de saúde.

Ascendente em Virgem    

Se você tem ascendente em Virgem provavelmente, Plutão retrógrado estará transitando por sua casa 5, associada ao talento criativo e a tudo que se cria, inclusive os filhos. Também é uma área associada à diversão, aos romances enquanto fonte de alegria, aos hobbies, ao lazer, aos jogos, ao entretenimento, etc. É uma indicação de que a forma de ver a maternidade/paternidade pode sofrer alterações. O mesmo se dá com o relacionamento com os filhos, que pode ser alterado porque eles passem a questionar a autoridade dos pais, o que talvez os afaste, ou porque eles estejam enfrentando algum tipo de dificuldade, o que pode aproxima-los. Já os romances podem passar por momentos de crise, que causem um aprofundamento ou uma ruptura. Plutão retrógrado nesta área de experiência pode indicar ainda um período durante o qual a forma de se divertir e os processos criativos são aprofundados, talvez com a descoberta de outras potencialidades.  

Ascendente em Libra        

Se você tem ascendente em Libra, provavelmente, Plutão retrógrado estará transitando por sua casa 4, associada às origens, à família, ao passado, à casa, às emoções, etc. É um período durante o qual podem ocorrer turbulências nessas áreas, talvez provocadas por alterações na dinâmica doméstica, voluntárias  como, por exemplo, uma mudança de endereço planejada, ou compulsórias, como separações ou outros tipos de ruptura no tecido familiar. Como foi dito, o movimento retrógrado se dá em três fases: 1- ponto estacionário e preparação para retrocesso 2- retrocesso até outro ponto estacionário e preparação para retomar o movimento direto, 3- retomada do movimento direto até ponto estacionário inicial.  Por isso, é recomendável evitar atitudes radicais que possam levar a situação a um ponto do qual não se possa voltar.    

Ascendente em Escorpião

Se você tem ascendente em Escorpião, provavelmente, Plutão retrógrado estará transitando por sua casa 3, associada à forma de pensar e de se comunicar, mas também aos vizinhos, colegas e parentes, como irmãos e primos. O período pode ser marcado por mudanças de rumo nessas áreas, como, por exemplo, uma viagem curta ou outro tipo de experiência que cause profundo impacto na forma como se vê as coisas. Não se descarta a possibilidade de uma experiência traumática, embora, isoladamente, não seja uma indicação direta de que isso pode acontecer. Plutão retrógrado nesta área de experiência pode indicar também mudanças radicais no relacionamento com parentes, seja em forma de aprofundamento ou como uma ruptura. Recomendável agir de forma estratégica para se comunicar, certificando-se que a mensagem enviada ou recebida está correta e foi devidamente compreendida.     

Ascendente em Sagitário

Se você tem ascendente em Sagitário, provavelmente, Plutão retrógrado estará transitando por sua casa 2 associada aos bens materiais, ao dinheiro e a tudo o que você precisa para viver. É indicação de um período durante o qual podem ocorrer mudanças significativas nas finanças ou nas fontes de renda. Para ilustrar a forma como este trânsito pode se manifestar: imagine que a pessoa tem um grande prejuízo ou pode perder sua receita, sua fonte de renda, o que lhe causa muita preocupação e traz a necessidade de se adaptar à nova realidade, se desapegando e abrindo mão de certas coisas, ao mesmo que a obriga a fazer uso de seu poder de superação e buscar novas formas de ganhar dinheiro. Então, depois de algum tempo, a pessoa arranja outro emprego, descobre uma nova vocação ou monta um negócio próprio e percebe, em perspectiva, que está melhor do que antes e que o esforço todo valeu a pena. Claro que esta é uma possibilidade, mas Plutão retrógrado nesta área de experiência também pode se manifestar de formas menos desejáveis. Portanto, o recomendável é ficar atento e fazer um esforço consciente para evitá-las. Não acredite que tudo está seguro e lembre-se de que a única coisa estável é a mudança.

Ascendente em Capricórnio

Se você tem ascendente em Capricórnio, provavelmente, Plutão retrógrado estará transitando por sua casa 1 associada ao Eu, à personalidade, à aparência e à imagem que você passa, ao projeto de vida, etc. É indicação de um período durante o qual podem ocorrer mudanças nessas áreas, com possibilidade de baixa vitalidade e um vago sentimento de inadequação, um desconforto não localizado, etc. Algumas pessoas chegam a buscar ajuda terapêutica, o que pode ser bastante salutar. Basta lembrar a inscrição célebre no Oráculo de Delfos: "Conhece-te a ti mesmo". Claro que nem sempre Plutão retrógrado nesta área de experiência se manifesta desta forma. Murtas vezes, ocorrem mudanças significativas de objetivos e no projeto de vida, mudanças que nem sempre são percebidas em curto prazo e que só se tornam evidentes em perspectiva, algum tempo depois. Este trânsito também indica muita energia pessoal e grande poder de superação. 

Ascendente em Aquário

Se você tem ascendente em Aquário, provavelmente, Plutão retrógrado estará transitando por sua casa 12 associada ao mundo interior, ao retiro voluntário ou compulsório, por extensão, ao mosteiro, ao templo, mas também ao hospital e á prisão.  É a casa dos inimigos ocultos, da solidão, do carma, mas também do amor incondicional, etc. É indicação de um período durante o qual pode ser muito bom dedicar algum tempo para perscrutar o universo interior, seja praticando ioga, buscando um caminho espiritual, ou simplesmente reservando alguns instantes de solidão urbana para fechar os olhos e respirar fundo, tentando fazer a conexão com frequências mais harmônicas do  que aquelas encontradas aqui no denso mundo visível. Plutão retrógrado nesta área de experiência pode indicar também um período durante o qual talvez seja mesmo recomendável exercitar a compaixão, doando energia, praticando o serviço voluntário, por exemplo.  

Ascendente em Peixes

Se você tem ascendente em Peixes, provavelmente, Plutão retrógrado estará transitando por sua casa 11 associada aos amigos, aos grupos de pessoas com interesses em comum, aos ideais e projetos coletivos, etc. É indicação de um período durante o qual podem ocorrer mudanças no relacionamento com os amigos e na dinâmica dos grupos dos quais você participa. Talvez surja a possibilidade de você demonstrar seu poder de persuasão, agindo como elemento catalisador, fomentando atividades que podem transformar a realidade imediata das pessoas, com ações incisivas e abrangentes. No entanto, Plutão retrógrado nesta área de experiência também pode se manifestar de maneira não tão desejável. Por exemplo, pode ocorrer um processo de depuração que faça com que você se afaste, rompa ou perca    alguns amigos, ou tenha de fazer mudanças ou abandonar projetos que sonhava compartilhar com eles.   

(Obs: Dependendo do grau em que começa o ascendente, Plutão pode transitar por mais de uma casa, por isso, o ideal é procurar os serviços de um astrólogo) 



O que achou do artigo?

Comente abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS



:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim