19/082012

Os Gêmeos e a Questão Estatística

Um dos argumentos mais comuns contra a astrologia é o fato de muitos irmãos gêmeos terem personalidades totalmente diferentes.

Schwarzenegger e Devito em cena de Irmãos GêmeosSim, existem casos de gêmeos de temperamentos e destinos não só diferentes, mas diametralmente opostos. Mas também existem, talvez em maior número, casos de gêmeos que apresentam similaridades e sincronismos extraordinários em suas vidas, em número e grau muito superiores aos de irmãos não gêmeos. Existem também casos dos chamados gêmeos astrais, que não são irmãos, mas que têm mapas idênticos e histórias incríveis de paralelismo.

Infelizmente, não temos muitas pesquisas a respeito. Aliás, a falta de pesquisas quantitativas é outro argumento contra a astrologia.

Vamos considerar apenas os casos de gêmeos que apresentam personalidades e destinos diferentes e/ou opostos. Então perguntamos: por que eles são tão diferentes entre si, já que seus mapas são idênticos?

Há uma explicação para a aparente contradição. A pessoa tem um destino que ela pode ou não modificar de acordo com seus atos e suas escolhas, e as indicações do mapa vão se manifestar de acordo com o seu grau de entendimento.

Por exemplo: um gêmeo com Netuno muito forte no mapa, no ascendente ou em aspecto com o Sol, pode viver a mais elevada possibilidade deste aspecto, ou seja, através de uma busca espiritual, manifestando compaixão pelo próximo, amor incondicional, elevação espiritual, etc. Mas como na astrologia uma mesma indicação pode se manifestar de diversas formas, seu irmão gêmeo pode viver a forma menos elevada do mesmo aspecto, ou seja, a dificuldade em perceber a realidade objetiva, a confusão mental, a falta de firmeza de conceitos e ideias, a capacidade de inventar verdades pessoais, o uso de substâncias que alteram a percepção, etc.

O fato de, em muitas culturas, o êxtase místico ser associado ao consumo de substâncias que alteram a consciência também é muito significativo. São comuns casos de pessoas que tiveram problemas com álcool ou outra droga e acabaram procurando uma via espiritual e mudando de comportamento de uma dia para o outro.  Elas simplesmente passaram a usar a mesma energia para um objetivo mais elevado.

A forma intermediária da manifestação de Netuno forte no mapa é a criatividade. Por isso, também são comuns casos de pessoas que manifestam Netuno através do consumo de drogas e da transgressão dos limites durante a juventude, depois descobrem sua criatividade, para finalmente adotar uma visão espiritualizada da vida. Alguns artistas conseguem manifestar todas as possibilidades simultaneamente. São criativos, doidões e envolvidos com alguma seita ou coisa assim.

Outro exemplo é o planeta Marte. Para se entender a ideia, vamos lembrar o que costuma dizer a astróloga Sandra Oliveira: “Quem tem Marte proeminente no mapa pode ter a habilidade de cortar carne, mas cada um vai escolher como vai cortar a carne, como açougueiro, cirurgião ou assassino.” Enfim, a escolha sempre é da pessoa e a pessoa sempre tem uma escolha. Cada um usa o que tem da forma que pode.

Michel GauquelinFalamos que a falta de pesquisas serve de munição para os críticos da astrologia e já que falamos em Marte, temos de lembrar de Michel Gauquelin, que havia sido contratado pelo Observatório de Paris para fazer uma pesquisa estatística cujo objetivo era negar os fundamentos da astrologia. Ele tabulou dados de mais de 25000 mapas de chefes militares, filósofos, atletas, atores, escritores e de pessoas de outras atividades. Para sua surpresa, ele se deparou com uma incidência muito alta de aspectos planetários que se repetiam numa taxa que ia muito além do mero acaso. Por exemplo, ele identificou que uma taxa desproporcionalmente alta de militares apresentava o planeta Marte no Ascendente, ou em aspecto com o Meio do Céu.

As pesquisas de Gauquelin deram  origem ao termo ‘Efeito Marte’, segundo o qual existe uma correlação, que não pode ser explicada pelo acaso, entre a posição de Marte no céu no momento do nascimento da pessoa e o fato desta pessoa ser um grande atleta, ou um militar por exemplo. 

Há outras pesquisas interessantes como a de Karl Roberts sobre a homossexualidade, que depois foi repetida, com resultados diferentes, pelo astrólogo Alexey Dosdsworth. O primeiro fez sua pesquisa com 2000 gays masculinos na Califórnia no final do século 20 e notou uma incidência de mais de 75% de mapas com aspectos angulares entre os planetas Vênus e Urano.

Alexey Dosdsworth fez sua pesquisa com a mesma amostragem aqui no Brasil anos depois e constatou que 75% dos mapas continham aspectos de Vênus-Saturno, e não Vênus-Urano. O que deu errado? Nada. A aparente contradição talvez se deva ao fato de que a pesquisa refletiu o momento que os pesquisados viviam.

Naquela época na Califórnia, manifestar a própria homossexualidade era questão de exigir seus direitos em busca das liberdades individuais (Vênus-Urano) e no Brasil na época que foi feita a segunda pesquisa, homossexualidade era um tema que envolvia repressão e tabus sociais (Vênus-Saturno) Identificar uma pessoa homossexual através de uma única característica em seu mapa é tão despropositado quanto tentar identificar um heterossexual. Homossexuais ou heterossexuais são seres únicos, tão complexos e diferentes entre si como outros indivíduos de outros grupos. Resumindo, por sua natureza, a astrologia impossibilita análises reducionistas.

Postado em Curiosidades

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados dx parceirx

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo: