Período de Júpiter Retrógrado

Dicas para cada signo


Com exceção do Sol e da Lua, todos os planetas do sistema solar ficam retrógrados. Júpiter entra em movimento retrógrado mais ou menos a cada 12 meses, que é quando parece realmente estar se movimentando no sentido contrário em sua órbita. Embora o movimento retrógrado seja uma ilusão de ótica, é um fenômeno importante para a interpretação astrológica porque indica um período durante o qual teremos oportunidade de rever objetivos, conceitos, valores, etc.

Acesse e entenda o fenômeno: https://www.viastral.com.br/materia/planetas-retrogrados

Quando está em movimento direto, os atributos do planeta se manifestam mais externamente. Já quando o planeta está em movimento retrógrado, de certa forma, seus atributos são mais introjetados, digamos assim, e se manifestam mais internamente.  

O movimento retrógrado de Júpiter exige atenção, mas não chega a ser tão negativo como o de outros planetas, como Saturno ou Plutão, por exemplo. Afinal, não é por acaso que Júpiter é chamado de o Grande Benéfico. É o planeta regente do signo de Sagitário e está associado ao conhecimento superior, à sabedoria, ao otimismo e à justiça. Na verdade, o período de movimento de Júpiter é propício para uma análise crítica de nossos valores e nossas crenças, já que está associado também à ética e às convicções religiosas e filosóficas.

Com Júpiter em movimente retrógrado, de 14 de maio a 12 de setembro, podem surgir dificuldades com professores, cursos, faculdades, etc. Por outro lado, podem ocorrer encontros com pessoas que colaboram para expandir seu conhecimento. Por exemplo, você pode conhecer alguém que lhe apresente algo que enriqueça sua vida de alguma forma, seja um canal no youtube, um escritor, uma nova maneira de ver as coisas, etc. Claro que talvez as coisas não aconteçam assim de imediato, mas preste atenção para não desperdiçar nenhuma oportunidade.

As relações com pessoas ou empresas estrangeiras também podem ser afetadas. Além disso, assuntos jurídicos podem sofrer reveses e atrasos e em relação às viagens, também associadas a Júpiter, é possível que comecem a ser normalizadas em setembro, quando o planeta retomar o movimento direto.

Seja como for, durante o período de movimento retrógrado, a melhor viagem é interna, expandindo os limites do universo interior. Assim, podemos identificar o que estamos fazendo que é inadequado, onde precisamos nos esforçar mais, enfim, fazer uma avaliação de metas, convicções e comportamento e corrigir o que estiver errado.

Como Júpiter também indica tendência à falta de medida, ao exagero, para o bem ou para o mal, durante o período de movimento retrógrado, também pode ficar evidente nossa falta de medida em certas áreas. Assim, o período pode ser marcado por manifestações de excesso de generosidade, resultando em atitudes perdulárias, excesso de autoconfiança, que na via negativa é arrogância, excesso de humor, que se confunde com falta de tato ou grosseria, etc. O importante é perceber onde estamos exagerando na dose e tentar alterar esse padrão.

 

Que tal fazer uma análise crítica de seus valores?

Conhecendo previamente as possibilidades indicadas pelo movimento retrógrado, podemos ficar atentos para evitar seus efeitos colaterais indesejáveis. Mesmo assim, não devemos ter a ilusão de que tudo vai correr como esperamos, algumas áreas podem ser afetadas e devemos ter a grandeza necessária para ressignificar os problemas e assim poder superar os obstáculos que surgirem durante o período.

 

É possível tirar proveito das situações adversas

Júpiter é um planeta benéfico e mesmo quanto está retrógrado não traz problemas, insolúveis. Não é incomum que alguma coisa seja revista ou que alguma questão seja retomada, trazendo uma nova visão das coisas. O importante é tirar o melhor proveito possível das situações adversas, aceitando-as como aprendizado e desenvolvendo as habilidades que serão necessárias para superar os obstáculos que, inevitavelmente, surgirão em nossa jornada evolutiva.  

 

Dicas para o período de Júpiter retrógrado

  • Simplifique as coisas. Às vezes, os resultados são atingidos mais facilmente quando escolhemos a opção menos complicada.
  • Identifique a questão, sem subestimar as consequências, mas sem superdimensionar resultados.
  • Esteja preparado para fazer ajustes na rota, alterar cronogramas e até mesmo para mudar seus objetivos.

 É importante observar em que casa do mapa Júpiter está transitando para saber quais áreas de experiência podem ser afetadas e tentar evitar os efeitos colaterais do movimento retrógrado. Durante os ciclos de movimento retrógrado, aumentam as probabilidades de que os atributos de Júpiter se manifestem de forma descompensada. Por isso, as dicas abaixo são para os ascendentes. Caso não saiba qual é o seu, faça seu mapa astral no Viastral gratuitamente.

 

Dicas rápidas com base no ascendente

Lembrando que o movimento retrógrado se dá em três fases: 1- ponto estacionário e preparação para retrocesso 2- retrocesso até outro ponto estacionário e preparação para retomar o movimento direto, 3- retomada do movimento direto até ponto estacionário inicial. Portanto, exercite a paciência.
(Obs: Dependendo do grau em que começa o ascendente, Júpiter pode transitar por mais de uma casa, por isso, o ideal é procurar os serviços de um astrólogo) 

 

ÁRIES

Provavelmente Júpiter transitará no seu mapa pela casa 10, ou Meio do Céu, área de experiência associada à carreira, à profissão e à imagem social. É uma indicação de que as metas podem ser alcançadas ou até superadas, mas podem sofrer atrasos e talvez seja preciso reavaliar o planejamento. Procure valorizar cada passo como uma pequena vitória.

 

TOURO

Provavelmente Júpiter fica retrógrado na casa 9 do seu mapa, área de experiência relacionada ao conhecimento, o que pode afetar sua maneira de absorver as coisas, de aprender com as frustrações. Cursos e o aprendizado em geral estarão em evidência e podem ser muito benéficos. Simplifique tudo e tente pôr em prática o que você sabe.

 

GÊMEOS

Provavelmente Júpiter estará transitando pela casa 8 do seu mapa, área de experiência associada à intimidade, aos bens do/a parceiro/a, às crises, ao interesse pelo que está oculto, etc. É uma indicação de possíveis transformações na maneira de administrar as finanças em comum e nas outras áreas indicadas. Também pode indicar questões relacionadas a heranças ou inventários. Talvez as coisas não corram como se esperava.  

 

CÂNCER

Provavelmente Júpiter ficará retrógrado no seu mapa na casa 7, áreas de experiência associada aos relacionamentos e parcerias, sejam afetivos ou comerciais, com possibilidade de reveses ou retrocessos. As coisas podem não correr como você quer e exigir muita paciência para ouvir e entender o/a parceiro/a.   

 

LEÃO

Provavelmente Júpiter transitará no seu mapa pela casa 6, área de experiência associada ao cotidiano e dos cuidados com a saúde, indicando que, caso não dê a atenção devida, os problemas podem ficar agudos e exigir uma solução. Procure ajuda, seja objetivo/a e simplifique para gastar menos energia e obter melhores resultados.

 

VIRGEM

Provavelmente Júpiter transitará no seu mapa pela casa 5, área de experiência associada aos romances, ao lazer, à diversão, à criatividade, aos filhos, etc. É uma indicação de que podem ocorrer frustrações nestas áreas. Portanto, reduza as expectativas e lembre-se que, às vezes, menos é mais e que problemas novos exigem novas soluções.

 

LIBRA

Provavelmente Júpiter transitará no seu mapa pela casa 4, área de experiência associada à família, às origens, à casa e, de certa forma, às emoções. É indicação de que essas áreas vão exigir mais atenção, mas podem ocorrer descompassos e frustrações, como por exemplo, problemas domésticos ou complicações que afetem as relações familiares.

 

ESCORPIÃO

Provavelmente Júpiter transitará pela casa 3 do seu mapa, área de experiência associada à comunicação e ao intelecto, indicando possibilidade de problemas com mensagens, documentos e informações em geral, assim como com viagens curtas, parentes e vizinhos. Tente se comunicar de forma clara e certifique-se que foi entendido/a.   

 

SAGITÁRIO

Provavelmente Júpiter transitará no seu mapa pela casa 2, área de experiência associada aos bens materiais e ao dinheiro. Indica que você pode perder o senso de proporção, ser muito otimista e criar expectativas exageradas, gastar mais do que deve, não se contentar com o que tem e querer sempre mais. Recomendável rever o planejamento e agir com parcimônia.

 

CAPRICÓRNIO

Provavelmente Júpiter transitará no seu mapa pela casa 1, também chamada ascendente, ligada ao temperamento, à aparência, à personalidade. É uma casa importante porque representa o EU. Durante o período de Júpiter retrógrado, você pode ampliar as perspectivas, mas é preciso ponderação para manter os pés no chão. Também pode ser indicação de oscilação de peso. Você pode engordar e emagrecer em seguida. Quem tem ascendente em Capricórnio, provavelmente também está com Plutão neste signo, outra indicação de ter de exercitar a paciência durante esse período.  

 

AQUÁRIO

Provavelmente, Júpiter transitará pela casa 12 do seu mapa, área de experiência associada ao inconsciente, aos inimigos ocultos, às provações, aos retiros voluntários ou involuntários, que trazem a necessidade de olhar pra dentro de si mesmo/a. É um período propício para introspecção, que poderá ser aproveitado para dar início a um processo de reflexão, visando identificar bloqueios e medos inconscientes.

 

PEIXES

Provavelmente Júpiter transitará pela casa 11 do seu mapa, área de experiência associada aos amigos, aos grupos com interesses em comum e aos ideais coletivos. É um bom período para rever vínculos e reavaliar objetivos nessa área. Procure se valer de seus contatos para atingir seus objetivos, mas com humildade e delicadeza, sem ferir a sensibilidade das pessoas. Todos têm o que aprender e o que ensinar.

 

Talvez você também se interesse: https://www.viastral.com.br/materia/13-fatos-curiosos-sobre-jupiter

 



O que achou do artigo?

Comente abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS




:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim



Cadastre-se