https://www.viastral.com.br/materia/previsoes-e-dicas-astrologicas-para-2022

Previsões e dicas astrológicas para 2022

2022 será melhor do que 2021


Comentaremos alguns contatos planetários que já estão ativos e outros que se formarão ao longo de 2022, lembrando que a virada do ano não tem um significado especial para a astrologia, já que o novo ciclo tem início quando o Sol entra em Áries, o que acontece no dia 20 de março.

Com base nos indicadores, podemos prever que o ano será ligeiramente melhor do que 2021, mas ainda teremos períodos de turbulência. Para o Brasil, há boas perspectivas, trânsitos favoráveis que não ocorriam há muito tempo e que nos fazem manter o otimismo, mas há outros que indicam que enfrentaremos dificuldades.

 

Trânsitos

Júpiter

Até 10 de maio, o planeta mais auspicioso transita por Peixes, signo do qual é regente pela astrologia clássica. Por um lado, indica a intensificação da fé, mas também indica possibilidade de crescimento do fanatismo. Como a esperança se confunde com a ilusão, as pessoas podem tomar atitudes extremas.  

Com Júpiter em Peixes, há mais empatia e manifestações de fraternidade. Já a partir do dia 11 de maio em diante, as coisas mudam bastante, com Júpiter transitando pelo belicoso signo de Áries, favorecendo as iniciativas, mas induzindo a uma postura mais individualista.

Além disso, as pessoas e organizações tendem a defender suas convicções de forma mais firme, até mesmo contundente, mas muitas vezes de forma exagerada e inapropriada, já que tendem também a perder a noção de proporção. Por isso, é provável que ocorra aumento de conflitos e batalhas, pessoais, jurídicas e institucionais.

Júpiter e Netuno

Os dois planetas estarão em Peixes desde a virada do ano e farão conjunção no dia 20 de março, o réveillon astrológico, mas a conjunção ficará exata e, portanto, mais intensa do dia 7 ao dia 16 de abril. Não é um indicador favorável no que se refere à pandemia, pelo contrário. Como Netuno tem a ver com contaminação e Júpiter tem a ver com expansão, podemos falar até na possibilidade de uma nova onda de contágios ou até de outras pandemias. 

Urano e Saturno

Como aconteceu várias vezes em 2021, Urano e Saturno farão novamente contato tenso em setembro, uma quadratura que traz desestabilização e rupturas sociais, e que ficará exata e mais intensa em outubro. É um indicador preocupante, principalmente se considerarmos que temos um processo social e político conturbado e teremos eleições em 2022.

 

Planetas Retrógrados em 2022

Mercúrio Retrógrado

Durante o ano, com exceção de Sol e Lua, todos os planetas ficarão retrógrados, alguns mais do que uma vez, como Mercúrio, por exemplo. O planeta mensageiro, associado ao intelecto e à comunicação ficará retrógrado de 14 de janeiro a 4 de fevereiro, de 10 de maio a 3 de junho, de 10 de setembro até o começo de outubro e, novamente, no dia 29 de dezembro até meados de janeiro de 2023.  

Durante esses períodos, há grande possibilidade de contratempos, imprevistos e dificuldades, como confusões, mal-entendidos, erros de interpretação e de julgamento, lentidão ou interrupção no fluxo de informações, atrasos e problemas nos sistemas de transporte e comunicação, etc.

Vênus Retrógrado

Até o final de janeiro, Vênus, planeta do amor, da beleza, do bem-estar e do dinheiro, fica retrógrado em Capricórnio, signo mais austero e que não indica exatamente abundância. Durante esse período, podemos nos sentir mais contidos, travados emocionalmente, com certa dificuldade de expressar o que sentimos. Como a troca afetiva tende a não fluir tão naturalmente, os relacionamentos vão exigir mais atenção, já que talvez percam em espontaneidade. Apesar disso, podem se tornar mais estáveis. Com relação ao dinheiro, recomendável ser mais conservador, evitando riscos e gastos que não sejam absolutamente necessários.

Marte Retrógrado

Já o planeta guerreiro, Marte, associado à energia e à ação direta, fica retrógrado apenas perto do fim do ano, de outubro a janeiro de 2023. Como Marte fica retrógrado em Gêmeos, a cabeça fica acelerada, há mais irritabilidade, as reações são imediatas e as coisas ficam mais agitadas, com muitas informações conflitantes circulando.

A temperatura sobe, as palavras se transformam em verdadeiras armas, as conversas são inflamadas e as postagens nas redes sociais são contundentes, o que provavelmente se refletirá no clima das eleições, que tem tudo para ser mais tenso do que o normal.  

Júpiter Retrógrado

De 28 de julho a 22 de novembro, Júpiter fica retrógrado. Mesmo sendo um planeta benéfico, quando está em movimento retrógrado, Júpiter exige que se questione convicções, que se analise as coisas de forma objetiva, sem excessos ou fanatismos. Assim, aparando as arestas e corrigindo o rumo, poderemos seguir nossa jornada com mais confiança.

Seja como for, o período talvez não seja o mais propício para viagens, nem para questões jurídicas ou eventos esportivos e culturais. É possível que a solução para questões diplomáticas, principalmente envolvendo fronteiras, imigrantes ou refugiados, se torne mais urgente.

Saturno Retrógrado

De 4 de junho a 23 de outubro é a vez de Saturno ficar em movimento retrógrado. Saturno é um planeta associado à responsabilidade, ao trabalho, aos limites, à disciplina e às estruturas. Quando está retrógrado, Saturno impõe a realidade e nos mostra os eventuais erros que cometemos ao longo do tempo.

Para se aproveitar esse período da melhor forma possível, será necessário encarar as coisas com maturidade, de forma realista, sem tentar escamotear os fatos. Talvez pareça difícil, mas pode ser uma boa oportunidade de rever aquela lição e entender melhor o que ainda não ficou muito claro. 

 

O Brasil em 2022

Para o Brasil, há indicações favoráveis, mas há outras que causam certa apreensão. Consideramos o mapa da Independência do Brasil, com o ascendente a 22º de Aquário, porque nos parece mais compatível com a história do país do que os mapas com ascendente Peixes ou Sagitário.

Infelizmente, há aspectos que indicam que 2022 deve ser turbulento e que enfrentaremos alguns problemas que já estamos enfrentando há algum tempo. Durante todo o ano, teremos ainda Netuno em trânsito em oposição a Mercúrio, ou seja, há falta de clareza e as pessoas ficam mais confusas, envoltas em uma avalanche de informações duvidosas. Devemos ter ainda mais boatos e Fake News, um eufemismo para as mentiras, que geralmente são usadas com interesses escusos.

Além disso, viveremos um trânsito ainda mais raro, que é a passagem de Saturno pelo ascendente, o que ocorreu pela última vez entre 1993 e começo de 1995. A partir de março, Saturno começa a transitar pela casa 1 do Brasil e fica nessa casa até o final de 2024.  Para se ter uma ideia do que podemos esperar, vamos lembrar que naquele período o Brasil enfrentou uma hiperinflação que chegou a 2500% e que só foi controlada com a implantação do Plano Real.  

Para complicar um pouco as coisas, durante o movimento retrógrado, Saturno voltará a fazer oposição a Vênus no mapa do Brasil, o que pode indicar dificuldades ainda maiores na área econômica. Além disso, se considerarmos que Vênus é o prazer, o dinheiro e as artes e que Saturno representa os limites e tudo o que é denso, podemos prever uma fase de certa insatisfação geral, causada não apenas pelas dificuldades financeiras, como também pela escassez de momentos prazerosos. As coisas não parecem tão divertidas.  

Mas há também indicações positivas. Júpiter, o grande Benéfico, transita pelo ascendente e pela casa das posses do país, o que aconteceu pela última vez de março de 2009 a março de 2010. Foi o período durante o qual o país gozou de uma boa imagem e certo prestígio no exterior e foi tratado de forma elogiosa pela mídia mundial, como podemos ver pela capa da The Economist, uma das mais prestigiadas publicações de Economia do mundo.

Lembrando também que foi naquele ano que o Brasil foi escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016. Então, é provável que o ano seja marcado por novas perspectivas e por mais esperança num futuro promissor.

Você talvez esteja se perguntando: "O que posso fazer? Como devo reagir a isso?" Bem, com essas informações, parciais e genéricas, você ter uma ideia de como será o ano e de como se posicionar sobre determinadas questões em determinados períodos. Mas o melhor mesmo é acompanhar os trânsitos pessoais, observando em que setores eles ocorrem e quais áreas serão ativadas. Só assim, você poderá se orientar de forma mais segura.

Faça seu mapa, acesse os textos dos seus trânsitos e Feliz Ano Novo!



O que achou do artigo?

Comente abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS



:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim