12/082015

Horóscopo - Por que ler?

A palavra horóscopo tem origem no idioma grego. Horus = momento, tempo, hora, e skopos = observação. O horóscopo é a previsão feita para um determinado período de tempo, geralmente, um dia, com base na observação da posição e da condição astrológica dos planetas e outros astros nas casas do zodíaco, que são divisões de 30º na eclíptica, um cinturão imaginário em volta da Terra.

Horóscopo

As casas do zodíaco representam os signos, mas, devido ao fenômeno da Precessão dos Equinócios, não correspondem mais às constelações, o que não muda efetivamente nada em termos de interpretação astrológica, mas esse é outro assunto sobre o qual escrevemos em Afinal, o meu signo mudou?.

O horóscopo é uma interpretação feita com base em inferências sobre os possíveis efeitos dos planetas sobre cada signo, ou seja, considerando apenas o signo em que o Sol está no mapa de uma pessoa. Claro que se trata de algo superficial e genérico, o que não impede que, todos os dias, milhões de pessoas consultem o horóscopo nos jornais, revistas, Facebook, etc. Mesmo aquelas que não levam a astrologia muito a sério costumam dar uma olhadinha. Na verdade, é uma das seções mais lidas e praticamente todos os veículos de comunicação publicam uma coluna com o horóscopo, embora quase nunca publiquem textos mais elaborados sobre astrologia.

Felizmente, hoje em dia, há horóscopos muito bem embasados escritos por astrólogos profissionais criteriosos e muito competentes, mas nem sempre foi assim. Poucas décadas atrás, os jornais não tinham a menor preocupação com o conteúdo das colunas de horóscopo. Antes da internet, que, entre outras coisas, possibilitou a checagem instantânea das informações, muitos veículos escalavam jornalistas iniciantes ou pessoas sem o menor conhecimento sobre o tema, que ignoravam a posição dos planetas e simplesmente inventavam as previsões. Há relatos que alguns deles se valiam de suas experiências no cotidiano para escrever os textos. Por exemplo, o sujeito tinha aprontado e brigado com a mulher ariana e mandava lá: “Você que é de Áries deve evitar conflitos com a pessoa amada, que merece um voto de confiança”.

Apesar de ser popular, o horóscopo fornece um forte argumento aos críticos da astrologia. De forma geral, o astrólogo observa a posição dos astros e faz comentários para cada um dos 12 signos. Se considerarmos que somos mais de 7 bilhões na Terra, o texto teria de ser válido para cerca de 600 milhões de pessoas, o que não é possível. Lembrando que cada uma delas tem um mapa individual, personalizado. De fato, se não chega a ser único quanto as impressões digitais, o mapa é quase isso. Nem mesmo gêmeos têm mapas idênticos. Falamos sobre isso em Os gêmeos e a questão estatística. Apenas pessoas que nasceram no mesmo instante nas mesmas coordenadas geográficas têm mapas iguais, o que, numa cidade grande, talvez represente, no máximo, poucas dezenas. Então, é óbvio que, se for minimamente honesto, o texto será genérico, já que se refere a um único aspecto que vai se manifestar de forma diferente para cada pessoa.

Astrologia-Bárbara-Abramo

Para atenuar essa dificuldade, alguns profissionais escrevem considerando o signo e o ascendente, como é o caso de Bárbara Abramo, que assina colunas no portal Uol e na Folha de São Paulo. Como o signo ascendente é sempre a casa 1 e determina os signos referentes às outras casas do mapa, o astrólogo também sabe qual área de experiência está sendo afetada por determinada posição planetária, o que não ocorre quando o texto é feito com base apenas no signo.

Seja como for, os textos dos horóscopos sempre são genéricos, assim como os textos dos sites de astrologia, embora em grau muito menor. Nos sites que interpretam o mapa e fornecem previsões sobre trânsitos planetários, as interpretações são mais completas, embora não considerem outras variávies e combinações.

E por que isso ocorre?
A resposta é relativamente simples: o mapa reflete a pessoa, que sempre é tão complexa que seria impossível escrever sobre ela de forma assertiva e precisa sem considerar todas as suas variáveis. Portanto, não se pode esperar uma interpretação aprofundada ou uma previsão sempre precisa em textos de um site de astrologia, muito menos numa coluna de horóscopo, que, em geral tem poucas linhas. Basta lembrar que uma consulta pessoal, na qual são consideradas as inúmeras variáveis do mapa, pode levar mais de duras horas, sem que o astrólogo sequer chegue perto de esgotar todas as possibilidades de interpretação.

Horóscopo-de-Leão

Então, por que ler o horóscopo?
Há muitas boas razões. O texto do horóscopo não foi escrito apenas para você, mas foi escrito também para você. Assim, muitas vezes, certos textos podem dar dicas úteis ou provocar um insight. Às vezes, mesmo uma única frase pode reavivar uma chama que estava quase apagada, ou funcionar como um alerta e ativar um processo interno de autoproteção. Além disso, alguns são lúdicos, poéticos, viscerais e divertidos, como esperamos que sejam os textos sobre horóscopo que o Viastral logo passará a publicar.

Cadastre-se para receber o seu Horóscopo Personalizado diário do Viastral

Horóscopo Personalizado

Dia

Mês

Ano

Postado em Signos

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados dx parceirx

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo: