Saturno Retrógrado

O que fazer?


Saturno é um planeta cuja órbita é de 29 anos, levando cerca de 2 anos e meio para transitar por um signo. Simboliza o tempo, a disciplina, as estruturas sólidas, os sistemas rígidos, os medos, os limites, o trabalho, as ambições profissionais, assim como o esforço necessário para desenvolver potenciais e atingir os objetivos. É associado às dificuldades e obstáculos, e não é realmente um planeta fácil, tanto que na astrologia clássica é considerado um planeta maléfico.

Como todos os planetas do sistema solar, Saturno fica retrógrado, que é quando parece estar se movimentando no sentido contrário em sua órbita. Embora seja uma ilusão de ótica, o movimento retrógrado é um fenômeno importante para a interpretação astrológica.

Acesse e entenda o fenômeno:
https://www.viastral.com.br/materia/planetas-retrogrados/

O movimento retrógrado de Saturno indica um período durante o qual teremos de viver situações difíceis, mas que representam oportunidades de rever objetivos, conceitos, valores, etc. No mapa, sinaliza o que deve ser revisto, quais áreas devem ser reforçadas, em quais devemos perseverar e nos esforçar mais, onde devemos desacelerar, economizar energia ou mesmo paralisar temporariamente o processo.    

O movimento retrógrado se divide em três fases: a primeira é quando o planeta fica estacionário e se prepara para voltar, a segunda é o período durante o qual o planeta volta até o ponto que fica novamente estacionário, a terceira é quando o planeta retoma o movimento direto (no caso, Saturno está a 1 grau de Aquário e vai voltar a transitar até 25 graus  de Capricórnio, quando retomará o movimento direto) Digamos que a primeira fase é como um aviso, que nos dá a chance de rever o que tem de ser revisto, a segunda, quando ele passa pelo mesmo ponto, é pra valer.

Será um período relativamente longo, de 11 de maio a 29 de setembro, que pode ser marcado por atrasos, adiamentos, interrupções e obstáculos, podemos nos sentir cansados/as e ser mais cobrados/as. É como se a vida, com todo seu peso e densidade, nos impusesse mais responsabilidades, limites, regras e restrições.

Saturno não é mesmo muito divertido, mas é necessário e podemos compará-lo a um velho professor, experiente, disciplinador, muito exigente, mas justo. Embora seja duro Saturno sempre recompensa quem se esforça e faz a lição de casa.

Durante o ciclo de movimento retrógrado de Saturno temos um trabalho a fazer: reavaliar nossas, rever padrões de comportamento, analisar com realismo nossos erros e acertos, na vida profissional e em outras áreas que precisam ser encaradas com seriedade, pensando em termos de longo prazo.  Para tanto, temos de ter maturidade e aceitar nossas responsabilidades. Talvez não seja fácil, mas, depois que o ciclo retrógado terminar e Saturno retomar o movimento direto, poderemos dar continuidade aos nossos projetos em bases mais sólicas e com muito mais segurança.

 

Dicas rápidas para período de Saturno retrógrado

(Obs: Como as dicas são feitas com base no ascendente e Saturno vai transitar por mais de um signo, pode haver variação nas casas citadas abaixo, dependendo do grau em que começa o ascendente. Por isso, o ideal sempre é procurar os serviços de um astrólogo) 

 

ASCENDENTE EM ÁRIES

Se você tem ascendente em Áries, provavelmente, Saturno retrógrado estará transitando por sua casa 10, associada ao trabalho e à carreira, o que pode indicar sobrecarga de trabalho e o decorrente cansaço. Às vezes, indica mais responsabilidades e mais respeito por parte de terceiros.

Por outro lado, Saturno nesta área de experiência também pode indicar atrasos, adiamentos, e dificuldades na área profissional. Além disso, é indicação de uma oportunidade de se reestruturar para enfrentar as demandas adicionais e progredir, embora lentamente e não sem esforço.  

 

ASCENDENTE EM TOURO

Se você tem ascendente em Touro, provavelmente, Saturno retrógrado estará transitando por sua casa 9, associada às convicções filosóficas, éticas e religiosas, ao conhecimento, ao contato com o exterior, etc. Durante esse período, as viagens podem sofrer atrasos, adiamentos ou podem até ser canceladas.

As expectativas em relação às viagens e ao contato com pessoas ou empresas estrangeiras podem ser frustradas. De forma similar, os cursos e estudos talvez não sejam tão produtivos como se esperava. Apesar disso, é uma boa oportunidade para estruturar o conhecimento.

Saturno nesta área de experiência também pode indicar a consolidação de convicções e valores. Contudo é recomendável certo cuidado, já que existe a  possibilidade de Saturno retrógrado nessa casa se manifestar como dogmatismo e intransigência.

 

ASCENDENTE EM GÊMEOS

Se você tem ascendente em Gêmeos, provavelmente, Saturno retrógrado estará transitando por sua casa 8, associada ao que está oculto, ao instinto vital, aos bens alheios, etc. Durante o período, talvez você se sinta um tanto quanto em crise, mesmo que não tenha motivo algum para isso.

Saturno nesta área de experiência também pode indicar a necessidade e/ou oportunidade de entrar em contato com temas como psicologia, ocultismo e coisas assim. Além disso, temas como bens materiais alheios, heranças, dinheiro do/a parceiro/a e sexualidade também podem ser recorrentes.

 

ASCENDENTE EM CÂNCER

Se você tem ascendente em Câncer, , provavelmente, Saturno retrógrado estará transitando por sua casa 7, associada aos parceiros, afetivos ou comerciais, sócios, amantes, clientes, etc. Durante o período, é recomendável exercitar a tolerância, a gentileza e a diplomacia e não impor limites muitos rígidos.

Assim, poderá evitar situações desgastantes que levam o relacionamento a um beco sem saída. Afinal, Saturno retrógrado nesta área de experiência indica um período durante os relacionamentos arrefecem e os/as parceiros/as tendem a dizer não, o que aumenta as chances de rupturas.

 

 ASCENDENTE EM LEÃO

Se você tem ascendente em Leão, provavelmente, Saturno retrógrado estará transitando por sua casa 6, associada ao cotidiano, aos cuidados com a saúde e também aos colaboradores e animais domésticos, etc. É uma indicação de que o dia a dia pode ficar menos divertido e/ou exigir muito mais de você.

Recomendável cuidado com a saúde, já que o trânsito indica possibilidade de contrair uma doença crônica ou ter problemas ósseos, dentários, de pele, cálculos renais, etc. Felizmente, Saturno traz a disciplina e a responsabilidade necessárias para corrigir hábitos e instaurar uma rotina mais adequada.

 

ASCENDENTE EM VIRGEM

Se você tem ascendente em Virgem, provavelmente, Saturno retrógrado estará transitando por sua casa 5, associada ao talento criativo e a tudo que se cria, inclusive os filhos. Também é uma área associada à diversão, aos romances enquanto fonte de alegria, ao lazer, aos jogos, ao entretenimento, etc.

É uma indicação de que ficamos mais seletivos/as e que já não é qualquer paixão que nos diverte. Não estamos o tempo todo disponíveis e nos tornamos mais exigentes e reticentes, o que se reflete também no relacionamento com os filhos e em relação à ideia de maternidade/paternidade.

 

ASCENDENTE EM LIBRA

Se você tem ascendente em Libra, provavelmente, Saturno retrógrado estará transitando por sua casa 4, associada às origens, à família, ao passado, à casa, às emoções, etc. É um período durante o qual você talvez tenha de reestruturar essas áreas ou enfrentar algum tipo de dificuldade.

Por exemplo, talvez a relação com a família se torne mais complicada e exija mais de você. Seja porque os pais se mostram mais intolerantes ou porque estejam enfrentando algum problema no ambiente doméstico. Pode ser uma coisa simples, como o atraso de uma reforma ou alguém que esteja doente.

 

ASCENDENTE EM ESCORPIÃO

Se você tem ascendente em Escorpião, provavelmente, Saturno retrógrado estará transitando por sua casa 3, associada aos contatos, à forma de pensar e de se comunicar, mas também aos vizinhos, colegas, parentes, irmãos e primos. O período pode ser marcado por dificuldades nessas áreas.

Por exemplo, a forma de pensar fica mais lenta, a comunicação menos eficiente, seja pelo conteúdo, seja pela forma, o que dificulta os contatos. Viagens curtas não são tão prazerosas e não trazem o resultado esperado, o que complica as coisas, principalmente para quem trabalha com comércio ou publicidade.

Saturno retrógrado nesta área de experiência pode indicar também dificuldades no relacionamento com parentes, vizinhos e colegas. Recomendável exercitar a diplomacia, não assumir uma postura demasiadamente intransigente e não se fechar, tentando se comunicar de forma firme, mas amistosa.    

 

ASCENDENTE EM SAGITÁRIO

Se você tem ascendente em Sagitário, provavelmente, Saturno retrógrado estará transitando por sua casa 2 associada aos bens materiais, ao dinheiro e a tudo o que você precisa para viver. É indicação de um período durante o qual recomendável manter a cautela, não arriscar e pensar em longo prazo em relação às finanças.

Saturno retrógrado na casa 2 não mesmo indicação de períodos de vacas gordas. Portanto, é bom não desperdiçar, fazer economia e ser realista, sem gastar contando que o dinheiro vai entrar. Podem ocorrer atrasos e talvez até a fonte seque, o que vai exigir medidas de austeridade.   

São possibilidades que devem ser consideradas, mas Saturno retrógrado nesta área de experiência também pode se manifestar como necessidade e também como oportunidade de reestruturar as finanças, equacionando gastos, equilibrando orçamento e aproveitando mais racionalmente as receitas. Pés no chão.  

 

ASCENDENTE EM CAPRICÓRNIO

Se você tem ascendente em Capricórnio, provavelmente, Saturno retrógrado estará transitando por sua casa 1 associada ao Eu, à personalidade, à imagem que você passa, ao projeto de vida, etc. É indicação de um período durante o qual você fica mais exigente e se sente mais cansado/a, indisposto/a, pessimista, etc.     

Saturno retrógrado nesta área de experiência indica dificuldade de relaxar, energia pessoal e vitalidade em baixa, portanto, recomendável cuidar da saúde, evitar estresse e descansar, mesmo porque podem surgir muitas obrigações que exijam muito de você. Não tente carregar o mundo nas costas. 

 

ASCENDENTE EM AQUÁRIO

Se você tem ascendente em Aquário, provavelmente, Saturno retrógrado estará transitando por sua casa 12 associada ao mundo interior, ao retiro voluntário ou compulsório e aos momentos de solidão urbana, por extensão, à igreja, ao mosteiro, ao templo, mas também ao hospital e à prisão. É a casa dos inimigos ocultos, mas também do amor incondicional, etc.

É indicação de um período durante o qual talvez você sinta necessidade de uma prática constante e sistemática que possa ajudar em sua busca por aquilo que não pode ser acessado pelos sentidos e não pode ser percebido no mundo visível, enquanto estamos envoltos na realidade ordinária do cotidiano.

Seja estudando o tema, participando de algum grupo que esteja trilhando um caminho espiritual, como uma religião, seja praticando ioga ou de alguma outra forma, pode lhe ser muito benéfico tentar fazer a conexão com frequências mais elevadas, assim como exercitar a compaixão e trabalhar para o bem comum.

 

ASCENDENTE EM PEIXES

Se você tem ascendente em Peixes, provavelmente, Saturno retrógrado estará transitando por sua casa 11 associada aos amigos, aos grupos de pessoas com interesses em comum, aos ideais e projetos coletivos, etc. É indicação de um período durante o qual você talvez se isole um pouco mais e não fique tão disponível quanto antes.

Com Saturno retrógrado nesta área de experiência, você pode ficar mais intolerante e não aceitar mais coisas que antes não incomodava, o que pode afastar alguns amigos e/ou fazer com que você tenha de reestruturar projetos que tinha com eles ou grupos de pessoas com interesses em comum. Uma coisa meio na linha do "Diga-me com quem andas, que dir-te-ei quem és." 

(Obs: Dependendo do grau em que começa o ascendente, Saturno pode transitar por mais de uma casa, por isso, o ideal é procurar os serviços de um astrólogo) 



O que achou do artigo?

Comente abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS




:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim



Cadastre-se