https://www.viastral.com.br/materia/urano-retrgrado

Urano Retrógrado

Uma grande chance


Há quem fique assustado quando ouve falar em planeta retrógrado, mas não há motivo para tanto. Apesar de indicar necessidade de revisão e exigir alguns cuidados, o movimento retrógrado indica também período propício para retomar projetos ou assuntos pendentes. Saiba mais:  https://www.viastral.com.br/materia/planetas-retrogrados/

E sempre é necessário considerar o planeta em questão, o que ele representa, seus atributos e características.  No caso, estamos falando de Urano, planeta que se move lentamente, levando 7 anos para passar por um signo e 84 anos para dar um volta completa no zodíaco. Por isso, é chamado de geracional, assim como Netuno e Plutão.

É um planeta associado à vanguarda, ao que é surpreendente, imprevisto, original e diferente. Simboliza a intuição, a originalidade e os avanços que nos lançam para o futuro e nos impulsionam a promover as mudanças necessárias. Talvez não seja um acaso o fato de sua descoberta refletir esses atributos.

Embora seja visível a olho nu em condições ideais de visualização, Urano não havia sido reconhecido como planeta pelos astrônomos da antiguidade. Foi só em 1781 que um astrônomo chamado William Herschel, utilizando um telescópio, algo inédito até então, observou um astro de brilho fraco. Era Urano.

A ideia de um novo planeta era quase uma blasfêmia. “Um novo planeta, como é possível?” Afinal, o número 7 era revestido de uma mística muito forte, com 7 dias da semana, 7 notas musicais e os 7 planetas e, de repente, isso foi posto em xeque.


Sir William Herschel

Foi uma descoberta que chocou a sociedade da época. Provavelmente foi por isso que Herschel preferiu se calar e passar a 'bomba' para um colega russo chamado Lexell, que anunciou a descoberta do novo planeta.

Ele já chegou causando e até hoje é motivo de polêmica. Astronomicamente, Urano se diferencia dos outros planetas por ter o eixo de rotação quase deitado em relação à sua órbita. Não é aceito pela astrologia clássica, mas é considerado pela astrologia moderna, que associa o planeta ao inusitado e a tudo que é diferente e fora do comum.

Simbolicamente, tem como função preservar a individualidade e a independência. É o despertar do sentimento humanitário e fraternal.  Representa a necessidade de se libertar dos condicionamentos sociais e romper os limites. É o direito de questionar o que é obsoleto, de opinar e ser diferente.  

Urano nos expulsa da zona de conforto, para que possamos romper barreiras e despertar para a necessidade do novo. Só nos resta escolher entre a mudança ou a ruptura, entre a inovação ou o colapso.

Na astrologia moderna, simboliza a vontade de mudar, a avidez pelo que é desconhecido e invulgar. É o excêntrico, o revolucionário e o inventor dentro de nós. Por isso, é associado à ciência e à tecnologia. Desde sua descoberta, têm ocorrido mudanças acentuadas na sociedade: os padrões de comportamento, a ordem social, a distribuição de renda, os direitos humanos, os avanços na medicina, etc.

No plano coletivo, o movimento retrógrado de Urano indica discussão de assuntos que estavam em suspenso, retomada de projetos inovadores, revisão de questões econômicas, avanços tecnológicos, alteração de parâmetros que regem instituições e grupos, reveses de ações sociais e revolta contra restrições de direitos, etc.

No plano pessoal, todos serão afetados de uma forma ou outra, dependendo da casa em que Urano estará transitando no mapa de cada um, mas é provável que as pessoas que têm Sol ou Ascendente entre 6º e 10º de Touro, Escorpião, Leão e Aquário sejam mais sensíveis ao movimento retrógrado de Urano.

Diferentemente do que se acredita, Urano retrógrado não indica necessariamente dificuldades, atropelos e retrocessos, embora indique possibilidade de mudanças imprevistas que nos obrigam a fazer uma reavaliação em uma área que acreditávamos estar sob controle. Na verdade, não significa que perdemos o controle, simplesmente percebemos que nunca tivemos o controle.

Urano pode trazer a energia necessária para provocar as mudanças que nos prendem a situações opressoras. Claro que o processo pode ser desgastante, mesmo porque, geralmente, não é planejado e não é resultado de uma decisão consciente. Durante o período de movimento retrógrado, podem ocorrer eventos que provoquem tais mudanças. Só nos resta aceitá-las.    

O ciclo de movimento retrógrado vai de 10º41’ até 6º43 de Touro, e ocorre do dia 15 de agosto a 15 de janeiro de 2021, quando Urano retomará o movimento direto.  Até lá, podem ocorrer imprevistos, experiências inesperadas e, muitas vezes, chocantes.

Urano transitará por Touro até 2025, lembrando que na última vez que transitou por este signo tivemos a Intentona Comunista de 1935 no Brasil, depois a 2ª Guerra Mundial em 1939, etc. Saiba mais acessando:  https://www.viastral.com.br/materia/urano-em-touro

 

ago/2020



O que achou do artigo?

Comente abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS



:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim

Crie sua senha e cadastre-se: