Antônio Olívio Rodrigues

Um pioneiro e um Astrólogo notável

O distinto cidadão na foto foi o primeiro astrólogo que se tem notícia a montar  consultório para atendimento astrológico em São Paulo, no bairro de Liberdade, no milênio passado, para ser mais exato, em 1906.

Antônio Olívio era português e chegou ao Brasil em 1890, ainda adolescente. Foi operário, jardineiro e jornaleiro, mas tinha grandes planos. Muito estudioso, ele se interessou pelos grandes pensadores, mas também por ciências ocultas e mergulhou nos textos dos místicos, teóricos e espíritas, como Helena Blavatsky, Eliphas Lévi. Allan Kardec e Nicolas Camille Flammarion.

Em 1902, com  23 anos de idade, ele sentiu a necessidade de criar um grupo de pessoas cultas para troca de informações e ideias, uma rede mental visando  a geração de ondas irradiadoras de paz e harmonia entre os homens. Ele também manteve contato com outras grupos esotéricos, como a Ordem Martinista, a Ordem Rosa Cruz, a Sociedade Alquímica da França, o Institute of Science de Nova York e a Societá Magnetica d`Itália, que lhe concedeu o diploma de magnetizador, o primeiro dado a um sul americano, o que lhe rendeu certa notoriedade.

Mas foi só em 1907 que ele se juntou a um grupo de estudos de São Paulo e fundou a primeira associação esotérica do Brasil, com o nome de Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento.

A longevidade de seu empreendimento foi prevista astrologicamente, quando Antônio fez o mapa da inauguração. Em suas palavras:

“O Círculo Esotérico da Communhão do Pensamento terá uma existência secular; pela fixidez dos seus ângulos. Sua philosophia será extraordinária e sua organização scientífica, espiritualizada e original, obtendo muito apoio de ambos os sexos e das classes elevada e mediana…”

No mesmo ano, Antônio Olívio fundou a Editora Pensamento, com o objetivo de divulgar temas como magnetismo, astrologia, clarividência, psicometria, etc. A primeira publicação da editora trazia uma tradução do trabalho de Henri Durville, chamado Magnetismo Pessoal, um pacote promocional para assinaturas anuais, um tratado de Mulford e um horóscopo.  Cabe ressaltar que a o Círculo Esotérico e a Editora Pensamento continuam em atividade até hoje, 109 depois de sua fundação.

Em 1912, Antônio Olívio lançou o primeiro almanaque brasileiro com conteúdo exclusivamente astrológico, o Almanach d`O Pensamento Scientífico, Astrológico, Philosófico e Literário. Antônio lançou mão de recursos de marketing nunca antes utilizados. Ele começou a distribuir folhetos em bares e cafés, que se transformaram num pequeno jornal chamado O Astro, no qual, entre outras coisas, ele fazia propaganda de seus atendimentos astrológicos, o que parece ter dado muito certo. Desde o lançamento há mais de um século, já foram vendidos mais de 23 milhões de exemplares do almanaque.

Primeira edição do Almanaque do Pensamento

 

O mapa natal de Antônio Olívio

Infelizmente, não são conhecidos os dados exatos do nascimento de Antônio Olívio. O que se tem como certo é que ele nasceu em Lisboa, no dia 7 de outubro de 1879, portanto, ele era de Libra. Sabemos que, no dia de seu nascimento, Mercúrio, planeta relacionado aos estudos e à comunicação, também estava em Libra, em conjunção com o Sol e em oposição a Saturno em Áries, o que é compatível com sua inteligência sóbria, seu espírito de luta, seu rigor intelectual, com a seriedade com que ele encarava os estudos e com sua necessidade de se comunicar. Ele mergulhou fundo no conhecimento e estudou profundamente os mais variados temas, como história antiga e psicologia, e autores, como Regiomontanus, Paracelso, Kepler, Tycho Brache, Plácido e William Lilly.

Em seu mapa, há um trígono de Urano em Virgem com Netuno em Touro, indicação de uma visão ampla da vida. Observamos também um trigono de Vênus em Virgem com Marte e Plutão em Touro, o que indica tendência a relacionamentos intensos e a uma ação envolvente e transformadora no meio social, além de muita persistência e uma grande capacidade de realização e de suportar estresse em busca da realização de seus objetivos. 

Ele também tinha Júpiter em Peixes, que indica sua preocupação com o coletivo e seu espírito humanitário, em oposição com Urano, indicação de seu impulso para superar os limites impostos pelas circunstâncias e, provavelmente, em trigono com a Lua, o que aponta para seu interesse por literatura e filosofia.  

O que também chama a atenção em seu mapa é o número de planetas retrógrados. Com exceção de Mercúrio e Urano, todos os outros seis planetas estão retrógrados, o que poderia explicar sua introversão e seu caráter reflexivo.

Antônio Olívio Rodrigues foi um pioneiro e um astrólogo notável. Ele morreu em 1943.

Postado em Astrologia

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados dx parceirx

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Mapa Astral Completo Online

Horóscopo Personalizado
por e-mail. Grátis!

Cadastre-se e faça as melhores escolhas.

Nome
Sexo
Nascimento
 às 

Nasci em horário de verão

Tabela de horário de verão (apenas Brasil)