01/082014

Astrologia Politicamente Incorreta - Libra

Talvez alguns signos sejam estigmatizados, mas todos sofrem algum tipo de julgamento sumário, de preconceito mesmo. É comum ouvirmos alguém dizer que não gosta de tal signo, por isso ou aquilo, ou simplesmente que não gosta porque não gosta e ponto. As pessoas têm suas preferências, que nem sempre estão fundamentadas em experiências pessoais ou fatos objetivos. Muitas vezes, as opiniões estão fundamentadas em uma visão parcial distorcida, gerando julgamentos precipitados e estereótipos.

E embora não sejam confirmadas pelos fatos, as generalizações também são comuns. Por exemplo: você gosta de librianos? Digamos que sim, que você goste de pessoas deste signo. Mas você gosta de TODOS os librianos? Pense bem. Não há alguém de Libra que você simplesmente não suporta?  O contrário também pode acontecer. Talvez você não goste deste signo, mas goste muito de alguma pessoa libriana. E por que isso ocorre? Por que pessoas do mesmo signo, supostamente com as mesmas características, podem provocar reações diametralmente opostas?

Sempre que duas pessoas se relacionam, não importando quais sejam seus signos, uma complexa série de fatores é ativada. No mapa astrológico, há indicadores que possibilitam a interpretação de tais fatores: o ascendente, a lua, as casas, as posições dos planetas, os aspectos, etc. O signo da pessoa é apenas um dos muitos indicadores. Sempre devemos considerar a configuração geral dos mapas das pessoas envolvidas, e a interação entre eles, intersecções, áreas de tensão, etc.

Além disso, cada pessoa tem um mapa personalizado, digamos assim, já que, embora seja possível, é muito improvável encontrar duas pessoas com o mesmo mapa. Mas mesmo que duas pessoas tenham indicações semelhantes ou mesmo iguais, elas podem vivê-las de formas diferentes, cada uma à sua maneira, de acordo com sua capacidade de entendimento. Por exemplo, alguém com aspectos fortes de Netuno ou no signo de Peixes pode manifestar falta de assertividade, dificuldade de perceber a realidade objetiva e predisposição ao desregramento dos sentidos, mas também sensibilidade e criatividade desmedidas, compaixão e forte espiritualidade. Não é por acaso que terapeutas usam a arte em tratamentos de dependência química e outros distúrbios psicológicos, e pessoas abandonam seus vícios assim que encontram uma via espiritual. Características básicas, tensões e dificuldades, qualidades e talentos latentes podem ser manifestados de diferentes freqüências, por pessoas diferentes, em períodos diferentes.

Qualquer pessoa tem direito de pensar como quiser e todos têm direito a ter opinião, mas é recomendável cuidado com dogmatismos, generalizações e julgamentos precipitados. Para ilustrar o risco do preconceito astrológico, listamos algumas opiniões e comentários conflitantes sobre o signo de Libra.

 

Imagem Positiva

Imagem Negativa

O libriano busca sempre o equilíbrio entre os opostos, a beleza e a simetria possíveis no caos da vida. Tem senso estético apurado e gosto refinado. Muitos têm talento artístico, mesmo que apenas latente. E alguns são realmente bonitos.
Libriano gosta de ficar em cima do muro, de ficar bonito na foto e agradar todo mundo. Só que, às vezes, desagrada a todos. E se acha o mais sensível e sofisticado dos seres humanos, mas é só afetação, pura frescura. Ele faz pose até no ponto de ônibus.
É ponderado, parcimonioso, conciliador e diplomático. Por isso, costuma considerar os vários aspectos de uma questão e refletir muito antes de tomar uma decisão. Não gosta de conflitos, por isso é flexível e procura se comunicar de forma cordial e delicada.
É uma criatura meio pedante, fingida e indecisa que fica enrolando até descobrir como tirar proveito da situação. E sempre tem uma conversinha doce para não se comprometer irrevogavelmente com nada. Irrita até monge budista.
 
É um signo romântico, mas não costuma se tornar refém das paixões avassaladoras. A compatibilidade social e  intelectual, a facilidade na comunicação e as conveniências são tão importantes para ele quanto as emoções e o desejo.
 É uma pessoa afetada, calculista e bem interesseira. É racional o suficiente para  se manter impermeável e procura evitar relacionamentos quiméricos e desaconselháveis do ponto de vista prático.   
 
Valoriza a harmonia, por isso evita explosões emocionais e atitudes intempestivas, que considera  deselegantes e desnecessárias. Está mais para uma comédia romântica do que para um drama denso e instigante.  Pode encher a casa de flores e preparar um jantar especial, mas depois querer ficar só abraçadinho, conversando, ou olhando a lua
Libra é signo de gente meio fútil, que está sempre preocupada com coisas supérfluas, desimportantes. E o libriano gosta de um clima, pra tudo ele precisa de um ritualzinho. E o pior é que ele é meio insosso. É quase um personagem de um filme B da sessão da tarde. Quem agüenta isso por muito tempo? Ô signo enjoado!)
 
Postado em Signos

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados do(a) parceiro(a)

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo: