18/022015

Astrologia politicamente incorreta - Peixes

Como temos certa tendência a resumir e classificar as coisas, corremos o risco de tomar a parte pelo todo e sucumbir às generalizações, aos rótulos, e aos clichês reducionistas. O mesmo ocorre quando o assunto é astrologia. São comuns os estereótipos: Áries é agressivo, Leão é vaidoso, Escorpião é traiçoeiro, Peixes é amalucado e por aí vai. Tais características podem até ser compatíveis com os signos citados, mas não os definem. Não se pode querer resumir a complexidade de um ser humano em uma palavra, seja ele de que signo for. Além disso, muitas vezes, o estereótipo não se encaixa. Não é tão incomum ouvirmos coisas como: “ah, eu sou de Leão, mas sou super tímido” ou, “meu namorado é de Áries e é super calmo, bem tranqüilo mesmo”.

Precisamos lembrar que o signo é apenas um dos indicadores e que há muitos outros que devem ser considerados: o ascendente, a lua, as casas, as posições dos planetas, os aspectos, etc. Sempre devemos considerar a configuração geral do mapa.

Também não podemos esquecer que a pessoa pode ou não agir de acordo com as indicações do mapa. Afinal, os astros não determinam, apenas indicam. Cada pessoa vai viver à sua maneira as indicações contidas no mapa, de acordo com suas circunstâncias e sua capacidade de entendimento. As mesmas potencialidades e limitações podem ser manifestadas de formas diferentes, por pessoas diferentes. É o tal do livre-arbítrio que, em certa medida, permite que a pessoa faça algumas escolhas. É por isso que irmãos gêmeos ou pessoas com mapas idênticos, algo raro, mas possível, podem ter histórias e destinos completamente distintos. A astróloga Sandra Oliveira ilustra a questão: “Aspectos fortes de Marte ou no signo de Áries no mapa podem indicar coragem e impulsividade, mas também precipitação e agressividade. Assim, uma pessoa com estes aspectos poderia se tornar um cirurgião, um açougueiro ou um assassino, atividades distintas, mas que exigem sangue frio para cortar carne e que são relacionadas ao planeta Marte e ao signo de Áries”.

Alguns signos talvez sejam mais estigmatizados, mas todos sofrem algum tipo de preconceito astrológico. No quadro abaixo, listamos algumas opiniões e comentários divergentes sobre o signo de Peixes.

Imagem Positiva

Imagem Negativa

O pisciano é extremamente sensível e tem uma imaginação super fértil. Seu pensamento é em espiral, sua visão é caleidoscópica, suas emoções são intensas e seu mundo interior é vasto e misterioso, sempre fascinante, mesmo durante as turbulências psíquicas e emocionais. A ideia de um cotidiano sem a possibilidade do fantástico lhe parece aborrecida e sem sentido.

O pisciano vive sempre no mundo da lua. Objetividade não é com ele. É um ser dispersivo, meio confuso, pirado mesmo, totalmente descomprometido com a realidade. E ainda fica tirando onda de sensível, inatingível. Faça-me um favor.

Geralmente, o pisciano é romântico, do tipo que gosta de estar sempre apaixonado, por alguém, por uma ideia ou por uma imagem. E como é muito permeável, pode se apaixonar imediatamente por alguém, de forma tão sincera quanto efêmera. Gosta de compartilhar, embora necessite de momentos de privacidade de tempos em tempos. É tolerante com as fraquezas humanas e pode até colocar o outro em primeiro lugar.

Parece que ele está sempre representando um personagem de um romance barato. É dissimulado, evasivo e meio inconseqüente. Um deslumbrado que anda a 10 centímetros do chão e sempre para onde o vento sopra. Dá para confiar em alguém assim? E ainda faz o tipo compreensivo e dedicado.

Graças à sua capacidade de captar frequências que estão além da realidade ordinária, imperceptíveis aos sentidos embotados pela racionalidade, o pisciano é intuitivo, super criativo e pode até ter múltiplos talentos, latentes ou manifestos. Ele também é muito dedicado e capaz de grandes demonstrações de compaixão. Talvez por isso seja comum encontrar piscianos envolvidos direta ou indiretamente com atividades artísticas ou que exijam desapego e grande dedicação.

Ele gosta de fazer o tipo artista, sofisticado, mas incompreendido pelos simples mortais. E alguns costumam praticar um tipo de misticismo de boutique, superficial, auto-indulgente e permissivo. E o pior é que o pisciano pode até fazer o bonzinho, tipo Madre Teresa de Calcutá, só para posar de mártir e fazer chantagem emocional. Quem aguenta?

Como é emotivo e susceptível, o pisciano pode até criar mecanismos de defesas para se proteger da realidade mundana, construindo muralhas e trincheiras reais ou imaginárias. Por isso, pode ter pequenos problemas com tarefas banais do cotidiano.

É um irresponsável incapaz de pagar uma conta na data do vencimento, mas adora fazer drama e se fingir de vítima. Quando a coisa pega, ele se esconde em seu mundo particular. Ô signo maluco.

Postado em Signos

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados do(a) parceiro(a)

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo: