02/022013

Imprecisões e os 13 mapas de Lula

Você nasceu em 18 de fevereiro? Você é aquariano? Tem certeza? Você pode ser de outro signo!

Muitas pessoas nunca fizeram o mapa astral, mas acreditam que são de determinado signo porque consultaram tabelas geralmente divulgadas em colunas de astrologia de jornais e revistas, que até são corretas, mas não totalmente confiáveis, já que há exceções.

Tanto é assim que, em diferentes publicações, podemos encontrar variações nas datas dos signos, conforme assinalado abaixo:

Áries 21/03 a 19/20/04
Touro 20/21/04 a 20/05
Gêmeos 21/05 a 20/21/06
Câncer 21/22/06 a 21/22/07
Leão 22/23/07 a 22/08
Virgem 23/08 a 22/09
Libra 23/09 a 22/23/10
Escorpião 23/24/10 a 21/22/11
Sagitário 22/23/11 a 20/21/12
Capricórnio 21/22/12 a 20/01
Aquário 21/01 a 19/18/02
Peixes 20/19/02 a 20/03

 

Ocorre que, quando a pessoa nasce numa data limítrofe, ela pode acabar acreditando que é de um signo, mas ser de outro. Isso ocorre porque o Sol fica num signo durante um mês e não muda para o próximo signo exatamente à meia-noite. Por isso, pessoas que nascem no mesmo dia podem ser de signos diferentes.

Recentemente, uma usuária do Viastral escreveu para relatar sua surpresa ao saber que era do signo de Libra. Ela nasceu no dia 23 de outubro e sempre acreditou que era do signo de Escorpião. Felizmente, não há muitos casos assim, mas infelizmente os casos de imprecisão dos dados de nascimento são muito mais comuns, principalmente no que se refere ao horário.

O signo ocupa 30 graus no mapa, como há alteração de 1 grau a cada 4 minutos, um pequeno erro no horário, digamos de 5 minutos, pode mudar o mapa da pessoa caso ela tenha o ascendente a 29 graus de qualquer signo, já que vai mudar o ascendente e alterar toda a dinâmica do mapa.

Recentemente circulou um artigo nas redes sociais que abordava o problema da imprecisão dos dados de nascimento. O artigo se destaca não apenas por ter como tema uma pessoa conhecida e controversa, mas também por apresentar nada menos do que 13 versões do mesmo mapa, com interpretações e previsões feitas por astrólogos sérios, todos profissionais.

Trata-se do caso emblemático das diversas versões do mapa do ex-presidente Lula. Como tal coisa aconteceu? Certas circunstâncias colaboraram para que isso ocorresse. Os dados sempre foram conflitantes, inclusive os fornecidos pelo próprio ex-presidente ao longo do tempo. Na verdade, o que se tem até hoje são informações divergentes, pesquisas inconclusivas, depoimentos e documentos que não podem comprovar ou não qualquer das hipóteses levantadas.

Ainda não se sabe com certeza o horário em que Lula nasceu e há dúvidas até em relação ao dia. E assim foram surgindo versões do mapa e a dúvida cresceu quando alguns astrólogos utilizaram uma técnica chamada de retificação, cujo objetivo é chegar à data e ao horário através do estudo de acontecimentos marcantes na vida da pessoa. Ocorre que eles acabaram chegando a resultados diferentes. É fácil deduzir que pelos menos 12 dos referidos mapas estão incorretos, senão todos.

Assim, as interpretações e previsões também são total ou parcialmente incorretas, já que se baseiam em dados inválidos.

Tal episódio serve como alerta. Os astrólogos precisam ser mais cautelosos quando os dados são reconhecidamente duvidosos. Já os clientes de astrologia poderiam se esforçar para fornecer informações precisas, sem as quais, as interpretações serão inócuas, quando não prejudiciais. Claro que muitas vezes, não será possível obter os dados corretos. Em casos assim, o recomendável é uma interpretação parcial baseada apenas no que se pode saber, os planetas nos signos e os aspectos, sem as casas. Mas a exatidão dos dados é fundamental para que o resultado de uma interpretação seja positivo.

Quando um usuário acessa um site de astrologia, ele tem de fornecer os dados exatos, além de ter de tomar outros cuidados, como verificar se houve horário de verão no ano em que nasceu, se o sistema utilizado faz a correção automática, etc.

Da mesma forma, o cliente que procura um astrólogo tem de fornecer dados precisos, nem que para isso tenha de perder algum tempo em busca de informações, em documentos, com a mãe ou outros parentes e até nos registros que alguns hospitais mantêm e que são relativamente confiáveis. Quando os dados fornecidos não estão corretos, o usuário se decepciona porque tem acesso ao mapa de alguém, mas não ao seu próprio, o cliente se sente enganado e o astrólogo se sente frustrado, às vezes sem perceber que não está falando daquela pessoa que está sentada à sua frente.

Postado em Curiosidades

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados do(a) parceiro(a)

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo: