13/042016

Júpiter e Saturno retrógrados

Convicções em xeque

Vamos falar um pouco sobre a condição de Júpiter e Saturno, que estão em movimento retrógrado e que refletem o momento que vivemos. Até o fim do mês, teremos também Marte, Plutão e Mercúrio, sobre os quais comentaremos oportunamente.

Vamos falar um pouco sobre a condição de Júpiter e Saturno, que estão em movimento retrógrado e que refletem o momento que vivemos. Até o fim do mês, teremos também Marte, Plutão e Mercúrio, sobre os quais comentaremos oportunamente.

-Júpiter retrógrado em Virgem (até 9 de maio)

Virgem está relacionado ao processo analítico, à praticidade, à capacidade de julgamento, etc. Júpiter está relacionado à Justiça, às Leis, às instituições religiosas, aos sistemas educacionais e políticos, às relações internacionais, ao exterior, ao turismo, à imigração, etc.

Como o signo de Virgem, originalmente, ocupa a casa 6, área de experiência relacionada ao trabalho, à prestação de serviços e aos cuidados com a saúde, o trânsito de Júpiter retrógrado indica que os sistemas de prestação de serviços em geral, públicos ou particulares, mas principalmente os da área da saúde, podem ser afetados seriamente durante esse período. Os sindicatos, as cooperativas, as associações culturais e esportivas também podem sofrer restrições e alguns eventos podem ser adiados ou até cancelados.

Não é exatamente uma indicação de um período de abundância. Em termos gerais, devemos evitar excessos e tentar ser mais conscientes, consumindo de forma mais responsável, estruturando nosso dia a dia de forma mais produtiva e aproveitando integralmente os recursos disponíveis, sejam eles financeiros, humanos ou de outra ordem. Ocorre que isso talvez não seja muito fácil, já que Júpiter também fica em quadratura com Saturno, trígono com Plutão e em oposição a Netuno, o que torna mais difícil enxergar as coisas com clareza, superar os obstáculos criados pela nossa intransigência e as distorções provocadas pelos nossos preconceitos. A tendência é nos tornarmos menos generosos, mais egoístas e gananciosos. Além disso, o período pode ser marcado por certa desesperança, por falta de perspectivas, por insatisfação, pessimismo e desilusão.

(Verifique em que casa Júpiter está circulando em seu Mapa Natal e que área de experiência está sendo ativada durante esse período)

-Saturno retrógrado em Sagitário (até 12 de agosto)

Saturno representa os medos, as barreiras e os limites, mas também, o tempo, o trabalho e todas as estruturas necessárias para desenvolver potenciais latentes. Sagitário representa a fé, a confiança, a expansão, o conhecimento, etc. Quando está em movimento retrógrado em Sagitário, signo regido por Júpiter, Saturno pode indicar um período complicado no que se refere ás relações sociais e às questões políticas e jurídicas.

Um efeito colateral de Saturno em Sagitário, que pode se tornar mais evidente durante o movimento retrógrado, é a intransigência, o pedantismo e a intolerância. Como se não bastasse querermos ser os donos da verdade, passamos a nos comportar como se fôssemos superiores aos outros e a desqualificar aqueles que tenham convicções divergentes das nossas, o que revela mais nossas inseguranças do que nossas certezas.

É um período relativamente longo e marcado por disputas e dificuldades, que causarão um desgaste no tecido social, mas que talvez tragam mudanças significativas nas estruturas, provavelmente percebidas com mais clareza em perspectiva. Basta lembrar que a última vez que Saturno transitou por Sagitário, tivemos a elaboração e a promulgação da Constituinte de 1988.  

O melhor que podemos fazer é defender nossas opiniões com os pés no chão, planejar as coisas com pragmatismo, procurando cumprir o que foi estabelecido, mas deixando espaço para ajustes ou mudanças que forem necessárias. Se conseguirmos relativizar nossas certezas e ampliar nossa base de dados, ampliando assim a possibilidade de entendimento, reduziremos a intensidade de conflitos. Assim, evitando o dogmatismo, poderemos transformar essa experiência coletiva em uma ferramenta que proporcione o crescimento pessoal. Não é tarefa fácil. Conviver com a dúvida e aceitar o contraditório não é para os fracos.

(Verifique em que casa Saturno está circulando em seu Mapa Natal e que área de experiência está sendo ativada durante esse período)

Ainda em Abril teremos:

  • Marte retrógrado em Sagitário (do dia 16 de abril até 30 de junho)
  • Plutão retrógrado em Capricórnio (do dia 17 de abril até 27 de setembro)
  • Mercúrio retrógrado em Touro (do dia 28 de abril a 22 de maio)

Para entender melhor o movimento retrógrado, acesse: https://www.viastral.com.br/materia/planetas-retrogrados/

Postado em Planetas

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados do(a) parceiro(a)

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo: