07/062015

Lilith - A Lua Negra

A face sombria do feminino

Lilith

Você sabe onde está a Lilith em seu mapa natal? Se não sabe, ou se nem sabia que tinha Lilith no mapa, tudo bem, não se culpe. É provável que pouca gente saiba. Então, vamos falar um pouco sobre este ponto astrológico ainda quase desconhecido.

Lilith

A figura da Lilith surge sob formas e nomes diferentes em várias culturas, mas geralmente é representada como um demônio noturno, associado ao que é maléfico, sempre em forma de mulher (?!). Ela aparece na mitologia de muitos povos e teria sido citada na Bíblia, como a primeira esposa de Adão, mas sua figura teria sido expurgada do texto que chegou até nossos dias.

Lilith

Não precisamos nos aprofundar no estudo de suas muitas variações para entender que se trata do que Jung chamou de arquétipo, uma imagem simbólica que subjaz no inconsciente do ser humano. Então, quando lembramos que a astrologia se apropria justamente dos arquétipos para estabelecer o significado simbólico de um planeta, de um signo ou de um ponto cósmico, podemos começar a entender como a Lilith pode se manifestar na astrologia.

Em primeiro lugar é bom esclarecer que a Lilith usada na astrologia não é um astro, Em termos astronômicos, é o ponto celeste que representa a maior distância da órbita da Lua em relação à Terra, logo o apogeu da órbita da Lua. Em termos astrológicos, seu significado é mais complexo. Existem muitas interpretações e há quem as desconsidere, mas para muitos astrólogos a posição da Lilith no mapa pode indicar:

Lilith

  • Uma área de insatisfação constante. Na área indicada pela casa e pelo signo em que a Lilith está, as experiências geram  grandes expectativas, mas acabam se revelando mais ou menos frustrantes, jamais plenamente gratificantes.
  • Um ponto de inversão. As coisas tendem a acontecer de forma diametralmente oposta ao que era esperado.
  • Um processo de acumulação de potencialidades não desenvolvidas. Por algum motivo, a energia disponível na casa e no signo em que a Lilith se encontra não é utilizada plenamente e acaba gerando sobrecarga e criando distúrbios.
  • Conteúdos psicológicos infantis ainda não elaborados. Como a Lua no mapa natal representa as experiências da primeira infância, a Lilith representaria os anseios das experiências infantis não vividas, o que sugere possibilidade de reações emocionais primitivas e descompensadas.
  • Uma espécie de vórtice de emissão ou captação de energia. Na área onde a Lilith se encontra, a pessoa pode liberar involuntariamente muita energia, que muitas vezes lhe falta em outras áreas de experiência. Da mesma forma, a pessoa pode absorver a energia alheia, de forma deliberada ou inconscientemente.
  • Uma conexão com outras freqüências. Alguns acreditam que a Lilith pode exercer o papel de uma antena, como uma espécie de Netuno concentrado, possibilitando o contato com dimensões ainda não totalmente compreendidas, como fenômenos psíquicos ou mediúnicos, por exemplo.
  • Um ponto no qual a pessoa mostra traços de genialidade. Também há quem atribua à Lilith a propriedade de conferir à pessoa forte magnetismo pessoal em certas circunstâncias, nas quais ela pode demonstrar poder ou ter insights reveladores.

Bem, agora que você já conhece o significado básico da Lilith, pode tentar entender como ela se manifesta em seu mapa. No Viastral, ela é representada por este símbolo:Símbolo de Lilith

Divirta-se.

 

Postado em Planetas

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados dx parceirx

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo: