Um galã pisciano
Um ator rústico e delicado. Um homem sensível e idealista
Além de ator famoso, premiado e rico, é um marido e pai dedicado. Tem um metro e oitenta e um rosto anguloso, o que lhe confere uma aparência máscula, suavizada pelo olhar, que não deixa de ser insinuante. O que se pode chamar de um "homão".
Javier Ángel Encinas Bardem nasceu em Las Palmas de Gran Canarias, ilha espanhola, no dia 1 de março de 1969. No seu mapa, Marte, planeta da ação, está em Sagitário, indicando espírito competitivo e habilidade nos esportes. Por isso, não é surpresa ele ter sido um apaixonado por rúgbi e ter chegado a integrar a seleção espanhola.
Felizmente para os amantes do cinema ele tem Sol em Peixes com ascendente em Libra e Lua em Leão, configuração que indica sensibilidade, tendência e vontade de se destacar, exibicionismo mesclado com necessidade de se preservar e talento para explorar as emoções, características plenamente compatíveis com sua biografia e sua carreira artística.
Estímulo não lhe faltou. Ainda com onze anos, fez uma pequena participação no cinema ao lado da mãe, que também era atriz. Depois, na juventude estudou pintura e chegou a produzir algum material, mas acabou optando mesmo pelo cinema. Logo se destacou por seu carisma e suas interpretações intensas, que lhe renderam a admiração do público, o respeito dos críticos e vários prêmios, sendo o primeiro ator espanhol a ganhar o Oscar.
Aos 22 anos, fez De Salto Alto, dirigido por Pedro Almodóvar, com quem depois faria Carne Trêmula, o que teria grande influência em sua trajetória. A vertente artística também é apontada pelo fato de seu ascendente ser regido por Vênus, planeta das artes, mas também da beleza e da sedução, que o ator exerce com seus traços marcantes, másculos, até um tanto rústicos, mesclados a uma certa fragilidade.
Além disso, ele tem Mercúrio já em orbe da casa 5 e o Sol totalmente dentro desta casa, que marca a área da criatividade, por extensão, dos filhos. Curiosamente, um dos seus filhos com a também atriz Penélope Cruz se chama Léo, que é forma latina da palavra leão, signo regido justamente pelo Sol.
Aliás, outra casa que chama atenção em seu mapa é a 7, área dos relacionamentos. Vênus está junto com Saturno, planeta do tempo e da estabilidade, o que é compatível com sua reserva e com a longevidade dos seus relacionamentos. Bardem é casado desde 2010. Antes disso, havia namorado por muitos anos com a atriz Cristina Payés, mas sempre manteve seus relacionamentos e questões pessoais longes dos holofotes.
Note-se que a conjunção Vênus-Saturno está em trígono com a Lua, o que reforça esse comportamento, como também mostra o respeito queele tem pelas mulheres e a seriedade com que as trata em seu ambiente de trabalho, o que ficou evidente em uma entrevista para o lançamento do filme Todos Já Sabem, em 2018, no Chile.
Um jornalista lhe perguntou: "Como é ser o único homem do mundo que desfruta de sua esposa trabalhando com ela?". O ator se recusou a responder argumentando que a pergunta era de péssimo gosto e sexista, já que sugeria que atores podem “desfrutar” das atrizes em seu ambiente de trabalho.
Talvez o jornalista tivesse evitado o vexame se soubesse que Bardem tem Mercúrio em Aquário e Júpiter em conjunção com Urano em Libra, o que lhe confere uma forma progressista de pensar e uma maneira direta de comunicar, além de um forte idealismo. Recentemente, o ator demonstrou sua sensibilidade e preocupação com o que está ocorrendo em Gaza ao se apresentar no tapete vermelho do Prêmio Emmy 2025 usando um keffiyeh, o lenço palestino.
PRINCIPAIS PRÊMIOS
Goya
Melhor Ator Principal
1996- Boca a boca
Oscar
Melhor Ator Coadjuvante
2008 – Onde os fracos não têm vez
Globo de Ouro
Melhor Ator Coadjuvante
2008 - Onde os fracos não têm vez
Veneza
Coppa Volpi de Melhor Ator
2004 - Mar Adentro
Cannes
Melhor Interpretação Masculina
2011 - Biutiful