O pisciano Thomas Green Morton

Paranormal ou charlatão?


Thomaz Green Morton

Não vamos discutir aqui se Thomas Grenn Morton realmente transmuta metais, verte perfume pelas mãos, dirige seu carro à distância ou faz que luzes brilhem à sua volta, Não nos cabe responder se ele é um fenômeno ou um embusteiro. Vamos apenas comentar alguns aspectos do seu mapa, que, aliás, permitiria ambas as interpretações. Thomas ficou famoso na década de 1980 como o homem do Rá, o cumprimento que era sua marca registrada, um grito com o braço direito estendido a 90º.

Thomaz Green Morton 2Na época, ele atraiu milhares de pessoas e ganhou a confiança de artistas e personalidades como Gal Costa, Tom Jobim, Rita Lee, Baby do Brasil, Ivo Pitanguy, Elba Ramalho, Simone e Sérgio Reis, entre outros, que deram depoimentos entusiasmados sobre o que haviam presenciado.

Thomaz Green Morton de Souza Coutinho nasceu no dia 16 de março de 1947, às 18 horas, em Conservatória, no Rio de Janeiro. É de Peixes, cujo regente, Netuno, está na casa 1, em Libra, indicando sensibilidade exacerbada, facilidade para envolver os outros, capacidade de absorção das energias sutis e de criar cenários fantasiosos, além de dificuldade em distinguir o real do imaginário, etc. Indica também tendência a desregramento dos sentidos, o que é compatível com sua  conhecida queda pelo álcool. 

 

Seu pai lhe deu o nome de um dentista americano que desenvolveu a anestesia por inalação, o que não deixa de ser significativo. Foi criado em Minas Gerais onde, depois de ser atingido por um raio durante uma pescaria, ele teria adquirido seus poderes.

Seu ascendente é Virgem, cujo regente, Mercúrio, está em Peixes e rege a casa da profissão e da projeção social, indicando uma imagem controversa, dúbia ou pouco confiável, além de uma forma de pensar e de se comunicar sinuosa e de uma grande capacidade de encantar as pessoas, talvez com recursos enganosos. Ele é um prestidigitador da realidade, com talento natural para o ilusionismo e poder para criar e sustentar uma ficção, com risco de acreditar nela. Sua capacidade de comunicação e convencimento é reforçada por Júpiter em Escorpião quase na casa 3, em trigono com o Sol e sextil com o Ascendente, o que também pode indicar uma forte religiosidade, mas também excessos de toda ordem, problemas de ego inflado, etc.

Ele dizia que podia curar as pessoas, mas não há nenhum caso que comprove tal capacidade. No auge de sua fama, Thomas chegou a cobrar 25 mil dólares por um tratamento de energização de 5 dias em seu sítio em Pouso Alegre.

"Eu entorto metais e desentorto as pessoas”

O regente da sua casa do dinheiro é Vênus, que está em Aquário, em trigono com Urano que é o regente moderno deste signo, em oposição a Plutão e em trigono com Netuno, indicando que ele sabe envolver as pessoas e que pode fazer uso de expedientes nebulosos para ganhar dinheiro.  Tal configuração indica também uma forma impessoal de se relacionar e conflitos com pessoas poderosas, o que realmente ocorreu.

Há muitas reportagens e registros de coisas que parecem realmente impressionantes para um leigo (ver time 2:40 do vídeo) embora os especialistas afirmem que suas performances não passam de truques rudimentares, o que teria ficado evidente em 3 reportagens, uma delas do Fantástico da Rede Globo que causou grande repercussão.

Outros fatos ajudaram a corroer sua imagem. Surgiram relatos de que teria trabalhado como mágico em boates da cidade antes de se transformar no Guru das Estrelas. Ele processou Gilberto Gil, que o teria ridicularizado em uma música. Além disso, um episódio abalou definitivamente sua credibilidade. James Randi ofereceu um milhão de dólares para que Thomaz provasse seus dons num ambiente controlado. Ele aceitou o desafio, mas depois desmarcou sem justificativa e nunca mais falou no assunto.

Thomaz Green Morton - Capa Isto É

Em 1999, ele atropelou uma pessoa, não compareceu às audiências para se defender da acusação de crime culposo e chegou a ser preso em 2010, o que foi a pá de cal em sua popularidade. Com o passar do tempo, a maioria dos seus seguidores se desiludiu, alguns simplesmente se afastaram, mas outros passaram a acusá-lo de falsidade, como foi o caso de Baby do Brasil. Apesar disso, algumas pessoas ainda o consideram o maior paranormal brasileiro. Hoje, não se sabe seu paradeiro. Ele se afastou da mídia e não há nada recente no google. Consta que estaria morando num castelo na Alemanha. O fato é que Thomas Green Morton é um ilustre, e polêmico, pisciano.



O que achou do artigo?

Comente abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS




:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim



Cadastre-se