08/102017

Vamos à luta

O que Marte representa no mapa

Na mitologia romana, Marte é o deus da guerra. No céu, é o planeta vermelho que nos remete ao sangue derramado nas batalhas e ao fogo da paixão. No mapa astral, representa o desejo, a coragem e a capacidade de agir da pessoa.

Astronomicamente, Marte leva cerca de 687 dias para percorrer todo o zodíaco, mas pode ficar até 7 meses em um signo. É o impulso masculino, a necessidade de afirmação e manifestação da individualidade. É a necessidade de tomar iniciativas, avançar, progredir, superar obstáculos e conquistar a independência. Marte representa a libido, a energia e a vitalidade da pessoa, sua coragem, determinação e espontaneidade. A forma como ela age e se posiciona no mundo. Na astrologia clássica, é chamado de Maléfico e rege o signo de Áries e também o signo de Escorpião, que na astrologia moderna é regido por Plutão. Simbolicamente, Marte é o general corajoso que comanda o exército do rei, que é simbolizado pelo Sol. Representa a forma como manifestamos nossos desejos e defendemos nossas convicções.

É o planeta associado ao vigor físico, ao desejo e ao sexo, mas não exatamente ao lado romântico do sexo, nada daquela coisa doce de fazer amor de Vênus. Marte tem mais a ver com o lado visceral do sexo, carnal mesmo, aquela coisa da sexualidade crua. Também é associado à guerra, aos conflitos, aos acidentes, aos ferimentos, às armas de fogo, etc. Por extensão, também é associado a todas as atividades que exijam determinação e habilidades técnicas ou mecânicas, como esportes, educação física e artes marciais e profissões como cirurgião, bombeiro a policial.

Geralmente, quem tem Marte proeminente no mapa aparenta ser bem jovial, como se não fosse tão afetado pela passagem do tempo. A pessoa pode ser muito voluntariosa, mas também um tanto  ingênua, agindo por impulso e sem muita reflexão. Quando Marte está bem posicionado no mapa (em signos que favorecem a expressão da vontade, sem aspectos tensos, etc.) a pessoa tende a demonstrar muita força e a desenvolver grande capacidade de luta, geralmente em prol de causas justas e factíveis. Já quando Marte está mal posicionado (em signos nos quais fica debilitado, fazendo contato tenso com outros planetas, etc.) a pessoa tende a agir de forma intempestiva, a comprar brigas que não são suas e a defender causas utópicas ou não muito nobres. Grosso modo, podemos listar as possibilidades para as duas condições: 

Marte bem posicionado

coragem

Iniciativa

ação assertiva

dinamismo

ousadia

energia direcionada  

força de vontade

libido ativa

resistência

impetuosidade

noção da própria força

competitividade

força física

motivação

 

Marte mal posicionado

rispidez

atritos desnecessários e injustificados

inibição

brigas constantes

falta de vitalidade

agressividade desmedida

dificuldade para expressar seus desejos de forma espontânea

falta de motivação

atitudes precipitadas

irritabilidade

propensão a correr riscos desnecessários

raiva

impaciência

autoritarismo 

Marte nos signos de Elemento Fogo

As pessoas que têm Marte em signos de Elemento Fogo são dinâmicas e têm tendência a agir de forma impetuosa e de expressar sua vontade de forma veemente. 

 

Marte em Áries

Como rege este signo, Marte está com toda sua energia em Áries. A pessoa que tem este posicionamento no mapa expressa seus desejos e sua vontade com muita coragem. Além disso, é provável que goste de desafios e que os enfrente com a confiança que vai vencê-los, embora isso nem sempre aconteça, já que ela também pode ser um tanto impulsiva e tomar decisões de forma uma tanto precipitada. A pessoa tende a ter muita iniciativa, determinação e espírito de liderança, do tipo que não leva desaforo pra casa e não foge da briga, defendendo até o final seu ponto de vista e seus interesses.

É provável que a pessoa seja, ou queira ser, independente, mas um tanto inconsequente, já que um dos efeitos colaterais indesejáveis de ter Marte em Áries é a possibilidade de desenvolver certo imediatismo, o que pode levar à falta de perseverança,  principalmente quando se trata de projetos que exigem um pouco mais de tempo e paciência. Outra possibilidade é a dificuldade em lidar com o contraditório e negociar acordos. Assim, discussões e atritos se tornam mais corriqueiros, já que a pessoa passa a reagir de forma veemente e até contundente quando questionada ou contrariada.  

Geralmente, a pessoa com Marte em Áries é competitiva e pode ter dificuldade em aceitar a derrota. Algumas até explodem em acessos de raiva bastante agressivos, mas, felizmente, fugazes. Um dos grandes desafios é controlar a ansiedade, desenvolver a tolerância e cultivar a paciência. O lado positivo é que a pessoa costuma expressar seus desejos sem qualquer inibição e trocar afeto de forma franca, direta e muito “caliente.”

 

Marte em Leão

Ter Marte em Leão é uma indicação de que a pessoa tem muita energia e força de vontade para batalhar pelas coisas que deseja. Também é provável que a pessoa seja muito determinada e que saiba usar sua força de forma justa e nobre.  Com este posicionamento no mapa, não seria surpresa se ela manifestasse tais características em atividades nas quais pudesse expressar seus talentos e seu senso dramático, como artes cênicas, por exemplo. De fato, é muito comum encontrarmos atores com Marte em Leão.

Geralmente, este posicionamento confere uma boa dose de autoconfiança que permite que a pessoa possa agir de forma assertiva e direta, demonstrando não apenas criatividade na resolução dos problemas e na superação dos obstáculos, mas também segurança e capacidade de liderança. A pessoa tem convicções firmes e manifesta suas opiniões sem temor, o que é louvável, mas que, em certas circunstâncias, pode parecer arrogância e despertar  antagonismo. Na verdade, é mesmo recomendável que se tome cuidado para não cair na tentação do egocentrismo e tomar decisões autoritárias.  

Quando se trata de troca afetiva, geralmente, as pessoas com este posicionamento são  bastante calorosas, ardentes e costumam demonstrar seu desejo de forma muito veemente, mas podem se mostrar um tanto ciumentas e possessivas. Como elas também costumam ser exigentes, orgulhosas e dramáticas, o relacionamento pode ser afetado por certa tensão e até por disputas ou brigas com certa frequência.

 

Marte em Sagitário

As pessoas com Marte em Sagitário no mapa tendem a ser entusiasmadas e a agir de forma firme e expansiva. Geralmente, são um tanto inquietas e seus gestos são largos. Gostam de ser independentes e ter liberdade de ação. Como também são curiosas e  empreendedoras e estão sempre em busca de aventura, gostam muito de aprender, de fazer coisas novas e de viajar.

Dependendo da configuração astrológica geral, este posicionamento pode indicar  tendência ao exagero e risco de perder o foco, agindo de forma inconsequente e ignorando as necessidades mais imediatas, como se não houvesse amanhã. Por exemplo, a pessoa pode se tornar demasiadamente otimista e em consequência disso se mostrar irresponsável, correndo riscos desnecessários, ou pode se mostrar muito idealista e segura de si, a ponto de se tornar petulante, doutrinadora, etc. Afinal, ter fortes convicções a ponto de tentar converter os outros às suas próprias crenças é uma das possibilidades deste posicionamento. A pessoa quer ser convincente, gosta de discussões acaloradas e acredita que pode ser totalmente sincera, por isso, pode usar argumentos bastante inapropriados sem ao menos se dar conta. Felizmente, Marte em Sagitário também indica predisposição para defender a justiça em todas as suas formas, o que pode atenuar tais possibilidades.  

Nos relacionamentos, a pessoa com Marte em Sagitário talvez não pareça  especialmente romântica, pelo menos, não no sentido convencional da palavra. Ela pode até ser bastante entusiasmada e estar aberta a experimentação e a algumas aventuras, mas talvez prefira manifestar seu desejo de forma alegre, solta e divertida, sem aquela coisa sentimental tão estimulante para alguns.   

 

Marte nos signos de Elemento Terra

As pessoas que têm Marte em signos de Elemento Terra são muito sensoriais, tendem a agir de forma mais ponderada e pragmática e seu desejo é ativado pelo contato físico.   

 

Marte em Touro

Quem tem Marte em Touro no mapa tem a determinação e a energia necessárias para lutar por seus objetivos e obter os recursos de que necessita, sejam eles materiais ou de outra ordem, sempre de forma cautelosa e pragmática. Geralmente, a pessoa tem paciência e perseverança para atingir suas metas, mesmo que o caminho seja longo e o trabalho seja árduo, o que não é incomum. Basta lembrar que Touro é um signo de elemento Terra no modo fixo, indicando  que quem tem este posicionamento pode ter de superar muitos obstáculos e talvez tenha de se esforçar por um longo período até conseguir o que deseja.

A vantagem é que dificilmente pessoas com este posicionamento agem de forma totalmente impensada, pelo contrário, costumam planejar suas ações e, quando lançam em busca de algo, agem com muita determinação. Os efeitos colaterais indesejáveis são a tendência a dispender muita energia em busca de prazeres sensoriais e o sentimento de posse, o que pode afetar diretamente os relacionamentos. Um bom jantar em um lugar agradável e aconchegante, uma boa música, uma massagem estimulante e outras preliminares que despertem os sentidos são muito importantes para elas.

De forma geral, a pessoa com Marte em Touro no mapa não gosta de atitudes grosseiras e/ou agressivas, mas, se for necessário, ela usará todas as armas que estiverem disponíveis. Felizmente, isso não costuma acontecer com frequência, já que o lado taurino da equação pode ser muito paciente, mas quando a pessoa com este posicionamento se irrita e perde o controle, é melhor sair da frente. 

 

Marte em Virgem

As pessoas que têm este posicionamento no mapa não gostam de agir de forma aleatória e não planejada. Pelo contrário, elas gostam de fazer um plano de ação com riqueza de detalhes, considerando as possíveis dificuldades, para depois colocá-lo em prática de forma organizada, se possível, com precisão cirúrgica. Marte em Virgem predispõe à visão crítica e meticulosa e à ação coordenada e sistemática. Não é à toa que pessoas com este posicionamento se tornam muito exigentes e tendem a ser irritantemente perfeccionistas, principalmente no ambiente de trabalho. Aliás, são pessoas focadas, habilidosas, dedicadas e eficientes, que costumam dispender muita energia no trabalho, seja em atividades intelectuais, técnicas, operacionais, etc. 

O problema é que também são pessoas sistemáticas, com um alto grau de exigência, que não gostam de improvisar ou correr riscos. Por isso, podem se irritar e acabar querendo agir por conta própria quando julgam que as coisas não estão bem feitas. Na verdade, tendem a achar que o trabalho nunca está sendo feito como deveria, que está fora do padrão, que seus colegas não são cuidadosos ou competentes, etc. Claro que, com tal predisposição, elas podem arrumar algumas inimizades. Além disso, como tendem a dar muita importância aos detalhes, elas podem perder a noção do todo, o que não é aconselhável.   

Claro que, quando se relacionam, as pessoas com Marte em Virgem também prestam muita atenção nos detalhes, nas pequenas coisas, num gesto, num olhar, numa palavra. Na troca afetiva, são dedicadas e cuidadosas, como se fosse o primeiro encontro. Como querem agradar o/a parceiro/a, procuram demonstrar habilidade, como se assim estivessem demonstrando seus sentimentos.     

 

Marte em Capricórnio

Marte em Capricórnio é uma indicação de que a pessoa tem predisposição para agir de forma estruturada, cautelosa, pragmática e, o mais importante, eficiente. Geralmente, pessoas com este posicionamento desenvolvem a disciplina necessária para agir de forma assertiva e atingir seus objetivos, principalmente na esfera profissional, já que, como querem obter reconhecimento pelo seu trabalho, eles direcionam muita energia para essa área. Basta lembrar que Marte tem a ver com a vontade pessoal e a conquista, enquanto Capricórnio está associado ao trabalho e à posição social e profissional. 

O risco é que, dependendo da configuração geral do mapa, a pessoa com Marte em Capricórnio pode acabar dando importância demais ao status e se tornar totalmente insensível a outros valores, tornando-se excessivamente ambiciosa e passando a agir de forma fria e calculista. Não é incomum encontrarmos pessoas com este posicionamento que planejaram e executaram rigorosamente cada passo de seu plano de carreira, sem poupar esforços para conquistar o que desejavam. Também não é incomum que sejam rotuladas de egoístas, interesseiras, materialistas, etc. Disciplina, autocontrole, obediência e respeito à hierarquia são características relativamente comuns de quem tem Marte em Capricórnio. A pessoa é capaz de grandes esforços por longos períodos, executando tarefas difíceis e cumprindo ordens, mas também exige que seus subordinados cumpram rigorosamente com suas obrigações. Não tolera indolência, falta de ambição e incompetência, não apenas na vida profissional, mas também na vida familiar. Pode ser pai/mãe muito exigente, já que espera que as pessoas próximas tenham o mesmo objetivo e trabalhem duro para atingi-lo.

Talvez a pessoa com este posicionamento não demonstre paixão ardente de imediato, nem em todos os momentos, já que ela precisa de certo tempo para entrar no clima, mas depois que a chama do desejo está acesa, ela tem a capacidade de manter a troca afetiva por longos períodos.

 

 

Marte nos signos de Elemento Ar

As pessoas com Marte em signos de Elemento Ar são muito comunicativas, valorizam a objetividade, tendem a agir de forma mais racional e expressam sua vontade sem grandes arroubos de emotividade.

 

Marte em Gêmeos

As pessoas que têm Marte em Gêmeos costumam defender suas ideias de forma veemente, mesmo se tiverem de debater e discutir de forma acalorada. Geralmente, são pessoas versáteis, têm facilidade para se comunicar e procuram obter as informações necessárias para sustentar suas opiniões. Muitas pessoas com este posicionamento até usam as palavras como armas para vencer o que encaram como uma verdadeira guerra. A ironia e o sarcasmo são usados com certa naturalidade e, às vezes, o discurso até se torna um tanto grosseiro.

O problema é quando o interlocutor está decidido a vencer e a discussão demora mais do que ela previa. Nem sempre, elas conseguem sustentar seus pontos de vista por muito tempo e ir até o fim, já que as pessoas com Marte em Gêmeos não são lá muito perseverantes e nem costumam se aprofundar muito nas questões. Elas tendem a desistir, a não ser que seja algo realmente importante ou estejam com raiva. Neste caso, podem discutir de forma acirrada e usar argumentos convincentes e agressivos, mas, ao mesmo tempo, inteligentes e divertidos.  

As pessoas com Marte em Gêmeos podem até usar a palavra como ferramenta e seguir carreira como jornalista ou professor, por exemplo. Ocorre que versatilidade e inquietação intelectual estão no DNA das pessoas com este posicionamento, que também podem desempenhar simultaneamente várias atividades ou mudar de área ou de emprego muitas vezes na vida. Nos relacionamentos, a pessoa pode manifestar este posicionamento de Marte expressando seu desejo na forma de palavras impregnadas de paixão.

 

Marte em Libra

Como rege Áries, Marte está debilitado quando está em Libra, que é o signo oposto no zodíaco. A energia marciana, que é direta e concentrada, fica limitada e não se manifesta de forma plena. Basta lembrar que Libra está associado à cordialidade e à negociação e não à força bruta. Geralmente, as pessoas que têm este posicionamento no mapa têm grande necessidade de aprovação, não gostam muito de provocar tensão e atritos, procuram disfarçar sua contrariedade e não gostam de demonstrar raiva. Por isso, não costumam ser diretas,  podem se mostrar hesitantes quando têm de agir de forma decisiva e não conseguem ser assertivas. Dessa forma, podem ter dificuldade em fazer valer sua vontade. Algumas buscam parceiros/as que possam compensar tal dificuldade e até confundem os próprios desejos com o desejo do/a cônjuge.

Como Marte é o planeta da ação e da conquista e Libra é associado à ponderação e à diplomacia, este posicionamento pode gerar polarização ou, o que é melhor, uma síntese entre dos princípios opostos. Por exemplo, a tendência à agressividade e ao egoísmo de Marte pode ser atenuada pela influência conciliadora de Libra. Ou a busca pelo equilíbrio libriana pode atenuar o extremismo de Marte. Da mesma forma, o lado marciano do posicionamento pode trazer a determinação necessária para impor a obediência a determinadas regras e restabelecer a justiça, coisas muito importantes para Libra.   

Dependendo da configuração geral e de outros aspectos, Marte em Libra pode ser um indicador de dificuldades em relacionamentos, sociedades e parcerias em geral. A pessoa com Marte em Libra talvez não seja exatamente romântica, mas gosta de viver os momentos de intimidade em um ambiente tranquilo e bonito e seja capaz de captar sutilezas que agradam o/a parceiro/a.

 

Marte em Aquário

Uma forte necessidade de agir de forma livre e independente é uma das indicações de Marte em Aquário. Geralmente, as pessoas com este posicionamento no mapa gostam de fazer as coisas à sua maneira, de mudar a rotina, de contestar paradigmas e hierarquias e de introduzir novas maneiras de fazer as coisas. Não suportam o que lhes parece imposições autoritárias e sem sentido, embora, às vezes, acabem cedendo á tentação e também se mostrem dogmáticas, autoritárias ou inconsequentes. Para elas, os métodos tradicionais têm de ser também eficientes, rápidos, etc. Caso contrário, devem ser descartados imediatamente, o que pode ser positivo ou não. Assim, dependendo da configuração geral do mapa, as pessoas com este posicionamento, relativamente comum em mapas de revolucionários, desconstroem o que está estabelecido e estabelecem novas diretrizes de acordo com suas ideias, mas que nem sempre são melhores do que as anteriores. 

Essas pessoas também costumam defender suas convicções, que muitas vezes são bastante originais, com muita veemência, mas talvez tenham de aprender a agir em conjunto com amigos e grupos e a não tentar impor seus ideais. Caso consigam ser mais flexíveis, podem obter bons resultados em projetos coletivos, que envolvam trabalho voluntário ou a cooperação de um grande número de pessoas e que estejam relacionados à tecnologia e ao bem comum.

Marte neste signo também pode conferir inquietação e certa inconstância, mas também confere capacidade de reagir rapidamente em situações de emergência, já Marte é associado à ação e Aquário também é associado a imprevistos. Nos relacionamentos, as pessoas com este posicionamento podem se mostrar abertos a  novas propostas e possibilidades de troca afetiva. 

 

 

Marte nos signos de Elemento Água

As pessoas com Marte em signos de Elemento Água são muito sensíveis e intuitivas, com tendência a manifestar seu desejo de forma difusa, indireta, nem sempre assertiva.

Marte em Câncer

A pessoa que tem Marte em Câncer no mapa tende a ser um tanto instável e agir motivada pelas emoções, que são intensas e irrompem na forma de atitudes explosivas, principalmente se houver outros aspectos que reforcem esta tendência. A sensibilidade do signo de Câncer e a aspereza de Marte podem resultar em frustrações, raiva reprimida e mau humor, provocando reações desproporcionais ao fato que as gerou e, muitas vezes, provocando atritos familiares. Mesmo que isso não ocorra, é recomendável que a pessoa que tem este posicionamento fique atenta e procure manifestar sua vontade de forma inequívoca.

Afinal, como Marte, o planeta da ação, não está fortalecido em Câncer, signo intimista e mais passivo, existe a possibilidade de que a pessoa não consiga expressar seu desejo ou agir de forma assertiva, quando é contrariada ou desrespeitada. Isso pode gerar ressentimentos e tensão, que vai se acumulando até o ponto em que a pessoa extravasa, como um vulcão que entra em erupção. Felizmente, a pessoa pode aprender a direcionar essa energia represada.  Claro que será necessário que ela faça um esforço consciente nesse sentido. Se conseguir, ela passará a agir de forma mais efetiva, para defender seus próprios interesses e para proteger as pessoas amadas.

Geralmente, a pessoa que tem Marte em Câncer no mapa natal precisa sentir uma forte ligação emocional, além da atração física, para ter alguma coisa com alguém. Ela valoriza o romantismo e os momentos de intimidade são importantes para ativar a libido. Assim, palavras doces, pequenas gentilezas, carícias preliminares, beijos demorados, dormir e acordar juntos (as) são coisas que fazem parte do jogo de sedução, da brincadeira de dar e receber afeto e mantêm acesa a chama do desejo.

 

Marte em Escorpião

As pessoas que têm Marte em Escorpião no mapa natal dificilmente se omitem ou ficam neutras, mas podem agir de forma estratégica e só revelar seus verdadeiros objetivos quando for conveniente. Não se deixam paralisar pelo medo e suas atitudes podem ser radicais, na base do tudo ou nada. Em situações difíceis ou de risco, ou em defesa dos seus princípios e de pessoas queridas, revelam uma incrível capacidade de superação e enfrentam os desafios com coragem e determinação. Também são capazes de batalhar por seus objetivos com muita paixão e, em certas circunstâncias, até podem usar expedientes pouco nobres para conseguir o que desejam. São disciplinadas e focadas, quase obcecadas e dificilmente mudam de opinião depois que tomam uma decisão.  

Marte em Escorpião também pode indicar que os sentimentos se enraízam e que a pessoa não consegue sublimá-los com facilidade. Afinal, quem tem este posicionamento no mapa tende a querer dominar e subjugar os outros e não costuma perdoar ou esquecer com facilidade quando magoada ou ofendida. Na verdade, ela  pode alimentar rancor, raiva e ressentimento por muito tempo, ou até se vingar.

Outra possibilidade é a pessoa com este posicionamento ser um tanto desconfiada e ter facilidade para agir de forma cuidadosa, sorrateira e ardilosa nos relacionamentos, assumindo uma postura inquiridora ou investigativa. Não é incomum encontrarmos pessoas com Marte em Escorpião com a libido à flor da pela, que expressam seus desejos de forma aberta e direta, que esbanjam sensualidade e podem até certa preferência por fetiches ou prazeres pouco ortodoxos. Dependendo da configuração geral do mapa, este posicionamento também pode indicar sentimento de posse e ciúmes exagerados.

 

Marte em Peixes

As pessoas que têm Marte em Peixes no mapa podem ter certa dificuldade em agir de forma rápida e inequívoca para expressar sua vontade. Basta lembrar que Marte é planeta associado à ação e a manifestação do desejo, enquanto Peixes é o signo associado ao sonho, à fantasia e à dispersão. Tal combinação não privilegia o imediatismo, já que pode induzir à indecisão e à procrastinação. Às vezes, elas têm muitas ideias e querem fazer muitas coisas, mas não conseguem concretizar o que pensaram. Outras vezes, elas aparentam calma e autocontrole, mas estão inquietas e inseguras, sem saber o que devem fazer, como devem fazer ou mesmo se devem fazer tal ou tal coisa.

Geralmente, agem muito guiadas pela intuição, são adaptáveis e demonstram criatividade, mas precisam se esforçar para manter o foco. Dependendo da configuração geral do mapa, algumas pessoas com este posicionamento podem se mostrar muito inconstantes. Além disso, nem sempre elas conseguem se impor e muitas vezes não sabem como reagir quando são provocadas, desafiadas ou mesmo ameaçadas. Assim, acabam evitando o confronto direto, o que gera raiva acumulada e ressentimentos.

Não costumam ser muito competitivas e podem obter melhores resultados em atividades que vise o benefício alheio. Na troca afetiva, o clima é fundamental e elas  gostam muito de estímulos que ativem não apenas os sentidos, mas também a imaginação.  

 

 

Postado em Planetas

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados dx parceirx

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo: