Áries

20/21 de Março a 20 de Abril

Pessoas que nasceram com o Sol em Áries são chamadas de arianas, já que além de iluminar, um dos atributos do sol é dar nome às coisas. O Sol simboliza a consciência, o Eu, o brilho pessoal, etc. Áries é o primeiro signo do zodíaco, é a semente, o primeiro passo, o início. O impulso primitivo.

 

Áries é representado pela figura de um animal, um carneiro selvagem, que ataca se lançando de cabeça contra seu alvo. A analogia não poderia ser mais apropriada. Já ouviu falar em cabeça dura? Quando os arianos decidem alguma coisa, dificilmente mudam de ideia. Lançam-se sem temer as consequências. Não é à toa que o símbolo do signo de Áries é um  chifre, simbolizando a índole guerreira, a intempestividade, a ação irrefletida e a agressividade dos arianos.

 

Planeta Regente

marte.pngO planeta regente do signo de Áries é Marte, o Deus romano da guerra, que confere aos arianos um temperamento um pouco difícil, às vezes, explosivo e colérico. Suas características principais são agressividade, liderança e predisposição para lutar pelo que quer, já que querem ser os primeiros em tudo. Os arianos também têm um lado fogoso e sexual, já que o Deus Marte era o amante de Vênus, a Deusa do amor.

 

Temperamento básico

Os arianos não são dados a ponderações. Eles são impulsivos, imediatistas, corajosos e costumam se lançar em busca de seus desejos sem refletir muito, sem medo e sem medir as consequências. Na verdade, eles são impacientes e apressados, por isso, quebram a cara (ou os chifres) muitas vezes, mas logo se esquecem e fazem tudo de novo. Têm muita energia e precisam de muita atividade física. Costumam ser francos, dizem o que lhes vem à cabeça e podem ser até um pouco ríspidos, agressivo mesmos, no trato com as pessoas – tudo em nome da espontaneidade.

Gostam de liderar, são competitivos e muitas vezes são acusados de serem egoístas. Claro, pensam primeiro em si mesmos. Podem ser ríspidos, agressivos, explosivos, mas seus ataques de fúria são passageiros. Descarregam a raiva em quem estiver por perto, não costumam esperar o melhor momento para agir ou dizer o que pensam. São impacientes e apressados, querem tudo pra ontem, sofrem da ‘urgência da emergência’. Quando têm que resolver algum problema, quando estão preocupados ou acuados, eles se adiantam e tomam uma atitude. Podem agredir antes que a outra pessoa tenha chande de agir.

São irritadiços e podem explodir por causa de pequenas coisas, mas não costumam guardar ressentimentos. Podem ser autoritários e você tem de se impor para conquistar o respeito deles. São ansiosos e não aguentam esperar, podendo precipitar as coisas. O pneu do carro furou? Eles logo pensam em vender o carro. Arianos precisam de espaço, de amplitude. Por isso, preferem viver em ambientes amplos, arejados, ensolarados e abertos. Costumam escancarar portas e janelas.

Corpo/Saúde

Áries rege os glóbulos vermelhos, o órgão genital masculino, a produção de sêmen e também o cérebro e a cabeça. Não é incomum encontrarmos arianos que sofrem com dores de cabeça ou com cicatrizes ou marcas nesta parte do corpo. Eles também têm predisposição a acidentes, tombos, cortes febres e inflamações. Podem apresentar problemas de visão, audição, pressão alta, taquicardia e sinusite. Também podem ter distúrbios gástricos, devido à impaciência e à irritabilidade.

 

Dicas para esfriar a cabeça:

  • Aprender a respeitar as necessidades do corpo – sede, fome, sono – sem ultrapassar os limites físicos, praticando atividades ao ar livre, como exercícios  vigorosos ou longas caminhadas sob o sol da manhã.
  • Não comer rápido demais e não abusar dos sabores picantes.
  • Relaxar e exercitar a tolerância.

Assim, o ariano pode aliviar a sobrecarga sobre o sistema neurológico e vascular.

 

Simbolismo

  • Cores: vermelho, principalmente os tons mais vivos.
  • Cristais e Pedras: Rubi e hematita
  • Aromas: Gengibre, manjericão e pimenta
  • Metais: Ferro e aço
  • Flores: Gerânio, chuva de ouro e madressilva
  • Ervas e Especiarias: hortelã, mostarda, pimenta, alcaparra, gengibre
  • Raízes: Cebola, alho e rabanete

 

Relacionamento

Áries é um signo de Fogo, por isso, quando se sentem atraídos, os arianos se atiram de cabeça. Costumam ser transparentes, autênticos e espontâneos. Gostam muito de conquistar, são empolgados, ardentes e arrebatadores. Precisam de estímulos, de novidades para continuarem interessados no parceiro. Eles são diretos e assertivos. Costumam encarar tudo de frente. Às vezes, podem atropelar quem se interpõe entre eles e o objeto de seu desejo. Os arianos não costumam ser tímidos. Escolhem, não gostam de ser escolhidos. São adeptos do amor à primeira vista, de paixões arrebatadoras e, às vezes, de uma boa briga.

Podem até perder o interesse e o respeito se os parceiros se deixarem dominar sem resistência. Eles não ficam apaixonados por muito tempo por parceiros muito tímidos, frágeis, carentes ou medrosos.
A franqueza dos  arianos pode ser incômoda e até ofender as pessoas, mas eles são ótimos companheiros, topam tudo, sabem estimular e encorajar os parceiros, que nunca vão poder se queixar de monotonia.

 

Dinheiro

Os Arianos resolvem tudo por impulso, gastam por impulso, sem pensar muito, sem planejamento, sem pesquisas, orçamentos ou planilhas – tudo é resolvido no calor do momento.  Eles não são dados a conferência de extratos bancários – checar o que já foi gasto é perda de tempo. Podem mesmo ser indisciplinados com as contas e não costumam esperar até que consigam o dinheiro para comprar o que desejam. Para eles, tanto faz gastar tudo no 1,99 ou numa Ferrari. São impetuosos nos gastos, mas também são criativos quando necessário para inventar formas de completar o orçamento. Costumam descobrir sempre uma maneira rápida de ganhar mais.

 

Trabalho

Arianos não suportam tarefas burocráticas, repetitivas e desestimulantes por muito tempo. São incansáveis, pioneiros e empreendedores. Gostam de trabalhos que exijam esforço físico, que possam ser executados ao ar livre. Normalmente, cumprem as tarefas imediatamente, não deixam para depois – não podem esperar até mais tarde ou até amanhã. É difícil acompanhar o ritmo dos arianos. Costumam ser mais bem sucedidos quando estão numa posição de liderança ou comando, do que quando são subordinados. São bons lideres, mas também trabalham muito bem sozinhos. Ficam felizes quando podem trabalhar por conta própria, quando têm mais liberdade e não precisam cumprir regras ou horários rígidos.

Estigma: Talvez a característica que mais contribua para o estigma de pessoas do signo de Áries seja a agressividade.

Elemento: Fogo.

Modo de ação: Cardinal.

Regente: Marte.

Expressão: Eu sou.

 

Mito: é o mito grego associado a Áries é o de Jasão e o Tosão de Ouro. Frisso e seus irmãos eram perseguidos pela madrasta, e por isso ele pede ajuda à sua mãe Nefeles, deusa das nuvens. Ela lhe presenteia com um cordeiro cuja lã é de ouro, e que é capaz de livrar o jovem da perseguição da madrasta, voando sobre os mares.

Enquanto eles sobrevoavam mares e terras, montados no cordeiro alado, Elle, sua irmã, adormece e cai no mar. Frisso, não podendo fazer nada para salvar a irmã, prossegue a viagem e chega a uma terra desconhecida onde oferece o carneiro de ouro a Zeus.

Jasão, cujo trono tinha sido usurpado pelo irmão, faz um acordo com Pelia, filho de Poseidon: Pelia lhe devolveria o trono e em troca, ele lhe traria o velo do cordeiro de ouro. Feito o acordo, Jasão convida onze amigos de confiança, os Argonautas, e parte rumo à Cólquida.

Chegando lá o jovem herói grego tenta negociar o velo de ouro, mas o rei impõe várias provas a Jasão, que as cumpre sem problemas. Contrariado, o rei não cumpre sua palavra. Jasão então seduz a filha do rei, Medéia, que promete sua ajuda contanto que ele também lhe dê seu amor e a leve para a Grécia. Medéia guia os Argonautas até onde está o cordeiro de ouro vigiado por um dragão. Ela lhe dá algumas gotas de um frasco de óleo, que o adormece, e eles conseguem se apossar do tosão de ouro. Os Argonautas voltam à Grécia, o velo é dado ao filho de Poseidon e o trono devolvido a Jasão. Mais tarde, Jasão apaixona-se pela princesa de Corinto e diz a Medéia que não precisa mais dela. Enfurecida, a mulher mata a amada de seu marido e depois os filhos de ambos. Este mito é adequado a Áries porque mostra as consequências da impulsividade, da paixão, e da satisfação dos desejos a qualquer preço.

MAPA ASTRAL GRÁTIS



:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim

Cadastre-se