14/052015

Saturno

5 coisas que talvez você não saiba

Saturno é um dos mais belos e fascinantes planetas conhecidos pelo homem, mas  também um dos mais peculiares. Tem provocado fascínio e medo desde os primórdios da humanidade e desperta o interesse científico até nossos dias.

Veja abaixo 5 coisas que talvez você não saiba sobre o planeta:

Saturn Storm

1 - Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar, menor apenas do que Júpiter. Poderiam ser colocados 760 planetas Terra dentro dele. Curiosamente, é menos denso do que a água. Se pudéssemos jogá-lo dentro de uma piscina, ele flutuaria.

 

A Change of Seasons on Saturn - October, 1996

2 - Saturno tem 62 luas, algumas com formatos estranhos e outras com características bem peculiares. Atlas não é redonda e se parece mais com um disco voador, enquanto Jápeto tem um polo branco e um polo preto, já  Titã é maior do que o planeta Mercúrio e possui uma atmosfera densa.

 

Saturn, False Color, from Voyager 2, 1981

3 - Saturno é o último planeta visível a olho nu do nosso sistema e seus anéis ficam praticamente invisíveis daqui da Terra a cada 14 ou 15 anos.  A última vez que isso ocorreu foi em 2009, quando, do nosso ângulo de visão, os anéis ficaram parecendo apenas uma linha escura circulando o gigante gasoso.

 

Voyager 1 Image of Saturn

4 - Um dia em saturno dura menos de 11 horas e a cada 29 anos ela dá uma volta completa ao redor do Sol, ou seja, um ano saturnino corresponde a 29 anos terrestres.

 

Saturn - False Color - from Voyager2 1981

5 - Na astrologia clássica, Saturno é o regente de Capricórnio e também de Aquário, já na chamada astrologia moderna, Saturno rege apenas Capricórnio e Aquário é regido por Urano, descoberto em 1781.

Os astrólogos clássicos geralmente associam Saturno às desgraças, à escassez, aos limites, às privações e às dificuldades, o que lhe rendeu o duvidoso título de O Grande Maléfico. Nas últimas décadas, os astrólogos modernos propuseram outras possibilidades de interpretação. O Senhor dos Anéis cósmico deixou de representar apenas as adversidades, os medos, as responsabilidades e os obstáculos e passou a simbolizar também a autodisciplina, a firmeza de propósito, a estrutura e a persistência necessárias para se atingir um objetivo. Apesar das diferenças, ambas as abordagens são válidas, já que não são totalmente excludentes e podem até ser complementares.

Alheio aos títulos e que lhe são dados e às características que lhe são atribuídas, o mais belo e mais fascinante planeta conhecido pelo homem continua enfeitando o firmamento e nos acompanhando em nossa jornada pelo infinito.

Leia também: O Senhor do Tempo e o tal Retorno de Saturno

Postado em Planetas

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados dx parceirx

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo: