08/102013

O tal do Retorno de Saturno

Os ciclos de 7 anos

Como os outros planetas lentos (Júpiter, Urano, Netuno e Plutão), Saturno indica os ciclos de nossa vida. Com seus belos anéis que o distinguem dos outros astros no sistema solar, Saturno indica também os processos que temos de viver para superar barreiras, desenvolver nossos potenciais e concretizar nossos projetos. Claro que tais processos talvez não sejam exatamente leves ou divertidos. Afinal, amadurecer pode ser uma experiência não muito agradável, mas é tão necessária quanto inevitável. Então, só nos resta tentar compreender e viver suas indicações da melhor forma possível.

Na astrologia clássica Saturno é denominado de maléfico, o que talvez tenha originado sua má fama. E embora seja associado ao que é rígido, aos limites, ao tempo e às obrigações, não deve ser visto como negativo. Aliás, não há planeta essencialmente negativo ou positivo, bom ou ruim, etc.

Embora ocorram variações, seu percurso na mandala zodiacal leva em média 28 anos e é relativamente fácil observar os ciclos indicados por seu movimento em nosso mapa astrológico. Como percorre os 360 graus do mapa em 28 anos, depois de 7 anos Saturno forma um ângulo de 90 graus com sua posição original, ângulo que recebe o nome de quadratura e que indica certa tensão em nossa vida.

Basta lembrar que geralmente aos 7 anos  ganhamos nossas primeiras responsabilidades, como ir à escola, cumprir horários e fazer o dever de casa, além de consolidarmos o processo de troca dos dentes, que são regidos por Saturno. Sete anos depois, quando temos por volta de 14 anos, depois de percorrer 180 graus em nosso mapa, Saturno forma uma oposição com sua posição original, marcando o período durante o qual perdemos os privilégios concedidos às crianças e passamos a viver as angústias da adolescência. Precisamos começar a nos posicionar na sociedade e somos colocados diante de questões até então insuspeitadas ou apenas vislumbradas, como qual carreira seguir, por exemplo. Talvez o fato mais marcante do trânsito de Saturno quando chegamos aos 21 anos é que passamos a ser reconhecidos socialmente como adultos e, portanto, a ser cobrados efetivamente como adultos. Finalmente, quando completamos 28 anos, o ciclo se completa e nos deparamos com as questões da maturidade.

Passamos então a pensar no tempo de uma forma mais concreta e as coisas adquirem um peso e uma densidade que antes não possuíam, ou que antes não percebíamos. Começamos a questionar nossa vida profissional e somos cobrados a nos posicionar de uma forma mais definida, as responsabilidade se impõem e os sinais de que a inocência e a juventude se foram se tornam evidentes. É o famoso Retorno de Saturno, tão falado e tão temido. Na verdade, trata-se de um período de consolidação de tudo aquilo que fizemos até então. Somos cobrados e passamos a nos cobrar a todo instante por nossas escolhas e nossas atitudes pretéritas. Se nos excedemos e tomamos caminhos inadequados, teremos de enfrentar as consequências. Se antes agimos de forma adequada e fizemos escolhas convenientes, poderemos colher os bons frutos de nossos atos.

A posição de Saturno no mapa natal indica as áreas nas quais nos sentimos frágeis e enfrentamos nossos medos, fraquezas e limites. Seus trânsitos talvez não sejam fáceis, na verdade podem ser até um tanto dolorosos, mas com certeza, serão indicações preciosas dos desafios que teremos de enfrentar para estabelecer as estruturas que servirão de base para nossa vida futura.

Faça seu mapa e descubra onde você tem Saturno

Postado em Planetas

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados dx parceirx

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo: