02/062015

Trânsitos de Plutão

As transformações dos últimos 200 anos

Plutão, o Pequeno-Grande Transformador

Um dos recursos utilizados pelos astrólogos para tentar entender o passado ou prever o futuro é estudar os trânsitos astrológicos, ou seja, o movimento dos planetas pelos signos do zodíaco. Cada planeta tem um ciclo definido e seu movimento dá indicações sobre a dinâmica de um determinado período.

Plutão talvez seja o mais desprestigiado dos astros (foi o último a ser descoberto, não é considerado pelos astrólogos clássicos, em 2006 chegou a perder o status de planeta e é chamado e planeta anão). Apesar disso, para os astrólogos modernos, é um importante indicador de mudanças estruturais profundas. Como leva 264 anos para completar sua órbita, seus trânsitos marcam períodos longos, diferente do que acontece, por exemplo, com a Lua. Apenas para ilustrar, listamos alguns desses acontecimentos marcados pela passagem de Plutão pelos signos.

 

Plutão em Áries

Entre 1823/1851

Época dos cowboys americanos, corrida do ouro na Califórnia e da utilização do éter como anestésico pela primeira vez. Talvez o fato mais significativo tenha sido a invenção do revólver Colt, que disparava matava com muito mais eficiência do que as antigas pistolas de 2 tiros.

 

Plutão em Touro

Entre 1851/1883

Período durante o qual ocorreu uma intensificação do materialismo, mas também mudanças no aproveitamento dos recursos naturais. Construção da Ferrovia Transcontinental, da perfuração do primeiro poço de petróleo e do Canal de Suez, por onde passa 15% do comércio mundial.

 

Plutão em Gêmeos

Entre 1883/1913

Sigmund Freud

Ocorreram mudanças significativas nos meios de transporte e de comunicação: A produção de automóveis aumentou e seu uso foi disseminado; Budapeste, Paris, Nova York e Buenos Aires inauguraram serviços de metrô; Foram feitas as primeiras transmissões de rádio; etc. Nesse período, Freud apresentou os fundamentos da psicanálise e surgiram os primeiros testes de inteligência.

 

Plutão em Câncer

Entre 1913/1938

O mundo é abalado pela Primeira Guerra Mundial: ocorrem grandes mudanças na estrutura familiar; as mulheres começam a se emancipar; surgem novas técnicas de preparo de alimentos que facilitam a vida doméstica; ocorrem muitos fluxos de imigração; etc. Lamentavelmente, o nacionalismo exacerbado nesse período criaria as bases para a Segunda Guerra Mundial. Também nessa época Plutão foi descoberto, mais exatamente em 1930.

 

Plutão em Leão

Entre 1938/1957

O período foi marcado por dois fatos que mudaram radicalmente a história: o surgimento da Tv e o uso da bomba atômica. Anos antes, a televisão havia sido desenvolvida, mas foi nessa época que chegou aos lares das famílias, influenciando decisivamente a sociedade, o que continua a acontecer até hoje. Foi também nessa época que o homem se mostrou capaz de produzir artefatos de extermínio em massa capazes de extinguir a civilização. Em agosto de 1945, foi lançada a bomba atômica sobre Hiroshima, matando instantaneamente centenas de milhares de pessoas.

 

Plutão em Virgem

Entre 1957/1971

Comunidade Hippie

Grandes mudanças na estrutura do trabalho, nos meios de produção e de comunicação, graças ao surgimento do computador e dos processos de automação, gerando reivindicações trabalhistas e greves. Também houve mudanças em relação aos costumes, à preocupação com a natureza e com uma vida mais saudável. Em 1971, Estados Unidos, Reino Unido, Rússia e outros países assinaram acordo para controlar testes nucleares nos oceanos. Ocorreu o chamado desbunde, alterando o comportamento de toda uma geração, surgiram discussões sobre os efeitos dos produtos químicos na alimentação, foram iniciadas pesquisas para a cura do câncer, etc.

 

Plutão em Libra

Entre 1971/1983


Foto: Nick Ut/AP

 

No Brasil, foi em 1977 que a chamada Lei do Divórcio permitiu rever o conceito de indissolubilidade do casamento, o que causou profundas mudanças nas relações conjugais, familiares e sociais. Em 1975, ocorreu o fim da Guerra do Vietnã e se intensificou a guerra fria, na qual as nações poderosas se valeram da influência política, diplomática e ideológica para defender seus interesses sem iniciar novos conflitos.

 

Plutão em Escorpião

Entre 1983/1995

Período durante o qual teve início um processo de quase retrocesso em relação às mudanças comportamentais ocorridas com Plutão em Virgem e Libra. Por conta do surgimento da Aids, a sexualidade entrou em pauta e surgiram polêmicas e mudanças significativas na sociedade. O que antes representava uma experiência libertadora ganhou peso e densidade. Como cantou Cazuza: “o meu prazer agora é risco de vida!”. Milhares de pessoas morreram e o temor se espalhou, assim como o preconceito. Felizmente, as pesquisas se aprofundaram rapidamente e logo se chegou ao controle da doença.

 

Plutão em Sagitário

Entre 1995/2008

Período marcado por crises e conflitos provocados por questões religiosas. No Brasil, teve início a chamada guerra santa entre a Rede Globo e a Igreja Universal do Reino de Deus. Sob o pretexto de combater o terrorismo, os Estados Unidos se envolveram em vários conflitos internacionais, inclusive contra os Talebans no Afeganistão, dando início a uma forte retaliação na forma de atentados de grandes proporções em todo o mundo. Em 2001, ocorreu o atentado ao World Trade Center, abalando significativamente a confiança dos americanos. A experiência genética com a clonagem da ovelha Dolly levantou a discussão de questões éticas. Os efeitos da globalização começaram a ser sentidos e discutidos.

 

Plutão em Capricórnio

Entre 1762/1778
De 2008 à 2024

Revolução Industrial
Charles Chaplin em Tempos Modernos (1936)

No primeiro período, houve mudanças significativas nas estruturas produtivas e políticas de muitos países. Foi assinada a Declaração da Independência Americana e teve início a Revolução Industrial. No segundo período, ocorreram mudanças de paradigmas e profundas alterações no cenário mundial. Regimes ditatoriais foram depostos, governos em crise foram ainda mais abalados pela crise econômica mundial, a Primavera Árabe, resultou na queda do ditador Basshar Al-Assad e deu início à guerra civil na Síria. E ainda temos quase dez anos de Plutão em Capricórnio.

 

Plutão em Aquário

Entre 1778/1798
De 2024 à 2043

Ainda sob o impacto da guerra da Independência Americana, esse período também foi marcado por grandes transformações sociais na Europa por conta da Revolução Francesa, movimentos que discutiram e alteraram os direitos individuais. Essa época também foi marcada por avanços tecnológicos e algumas invenções: foi construído o primeiro barco a vapor, foram testados com sucesso o primeiro balão de ar quente e o pára-quedas moderno. Curiosamente, durante esse período foi descoberto o planeta Urano que se tornaria o regente do signo de Aquário.

 

Plutão em Peixes

Entre 1798/1823
De 2043 à 2067

Período marcado pelo romantismo nas artes em geral. Os sentimentos e a imaginação se sobrepunham ao racionalismo. Na literatura, havia heróis, seres mitológicos, fantasmas e monstros (Frankenstein foi publicado em 1818), na moda, os rapazes queriam ser cavalheiros e as moças queriam parecer donzelas, ladies ou princesas saídas de um conto de fadas. No Brasil, ocorreu a chegada da Família Real em 1808 e a Proclamação da Independência em 1822.

Postado em Planetas

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados do(a) parceiro(a)

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo: