https://www.viastral.com.br/materia/planetas-retrogrados

Promoção: Amor em sintonia com os astros

Na compra da Sinastria do casal, ganhe o Mapa Astral de cada um.

Planetas Retrógrados

Entendendo os planetas retrógrados.


Por que falamos em planetas retrógrados na astrologia se sabemos que os astros não se movimentam para trás? Bem, o movimento retrógrado é apenas aparente, digamos que seja uma ilusão de ótica, provocada pela posição e pela diferença de velocidade da Terra em relação à velocidade dos outros planetas. No gif abaixo, a esfera amarela no centro representa o Sol e a azul a Terra. O verde representa um planeta interno, que está entre a Terra e o Sol, e o oval branco como vemos o movimento deste planeta. Repare que o movimento retrógrado ocorre quando o planeta interno está mais próximo da Terra. 

http://www.astro.iag.usp.br/~gastao/Retrogrado/PlanetaInternoRetrogrado.gif

Neste outro gif, a esfera amarela no centro representa o Sol e a azul a Terra, mas o planeta é externo e esta representado por um ponto vermelho.  Repare que o planeta externo está depois da Terra em relação ao Sol e que aqui o movimento retrógrado ocorre quando o planeta externo está mais próximo da Terra. 

http://www.astro.iag.usp.br/~gastao/Retrogrado/PlanetaExternoRetrogrado.gif

Como a Terra gira ao redor do Sol mais rapidamente do que os planetas externos e mais lentamente em relação aos planetas internos, em certos momentos, ela ultrapassa Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão, em outros, é ultrapassada por Vênus e Mercúrio. E é nesses momentos que os planetas parecem estar em movimento retrógrado.

Na antiguidade os astros eram considerados sinais da vontade dos deuses, então podemos imaginar o espanto dos nossos ancestrais ao constatar que alguns daqueles pontos luminosos no firmamento estavam andando em sentido contrário, ou seja, estavam se movimento para trás, algo estranho e amedrontador, que só poderia estar anunciando acontecimentos igualmente inesperados e perturbadores. Hoje, a astrologia está menos impregnada de misticismo e interpreta esses indicadores de forma mais neutra, embora muitos os considerem essencialmente negativos.

No caso de planetas retrógrados no mapa natal, de pessoas que nasceram durante o período em que um ou mais planetas aparentemente andava para trás, observa-se que, geralmente, elas não conseguem explorar todo o potencial dos planetas, cujos atributos são manifestados apenas parcialmente ou, muitas vezes, completamente ignorados. Curiosamente, um planeta retrógrado está astronomicamente no ponto mais próximo da Terra. Podemos fazer uma comparação com uma luz muito forte a alguns metros de distância, facilitando a visão, e a mesma luz na frente do seu rosto, dificultando a visão abrangente das coisas.

Devemos também lembrar que, simbolicamente, o planeta retrógrado percorre o mesmo caminho que já havia percorrido. Alguns consideram indicação de retrocesso, enquanto outros preferem interpretar como uma confirmação do destino, um revalidação do assunto em questão, com uma oportunidade de rever algumas coisas.

Com exceção da Lua e do Sol, todos os planetas ficam retrógados e, como acontece quando se interpreta os planetas do mapa natal, temos de considerar em que signos e casas estão os planetas retrógrados em trânsito, como é o caso agora de Mercúrio e Júpiter.

Mercúrio é o planeta que rege o pensamento, o raciocínio, a lógica, o aprendizado, a comunicação em suas várias formas, os contatos em geral, especialmente com colegas, irmãos, parentes e vizinhos. Embora possa variar, Mercúrio fica retrógrado cerca de 3 vezes por ano, por períodos de aproximadamente 20 dias. A tendência quando está retrógrado é retardar o processo de mental, tornando-o também mais reflexivo, profundo e crítico. A pessoa pensa de forma mais lenta e se comunica de forma mais contida e talvez menos eficiente, mas isso diminui a chance de uma decisão precipitada, o que seria totalmente desaconselhável nesse período. Seria recomendável o exercício de escrever para ordenar as ideias e facilitar as coisas. Para mais informações acesse: https://www.viastral.com.br/materia/mercurio-retrogrado/

Júpiter rege as convicções pessoais, religiosas e filosóficas, o conhecimento superior que leva à sabedoria, o otimismo que leva à expansão dos horizontes, o idealismo e o senso de justiça, os contatos com o exterior, etc. Quando Júpiter fica retrógrado, a tendência é a pessoa passar a questionar seus valores e a se guiar por suas próprias leis e a buscar para encontrar suas próprias respostas. O período de Júpiter em movimento retrógrado pode ser benéfico para analisar de forma crítica aquilo em que acreditamos, para rever se o que nos entusiasma é plausível e para reavaliar conceitos. Em termos mais práticos, não é o período mais favorável para se envolver em grandes projetos e promover ou participar de grandes eventos, principalmente se estiverem relacionados à cultura e aos esportes em geral, viagens ou questões jurídicas.



O que achou do artigo?

Comente abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS



:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim