23/022012

Os benefícios da consulta astrológica

Técnicas e recursos

Observando o movimento dos astros e os acontecimentos aqui no planetinha, nós podemos perceber relações significativas que nos levam a considerar que no universo todas as coisas parecem ter correspondência umas com as outras, e todos os fatos parecem sincronizados por uma inteligência superior. Felizmente, tal ideia já é aceita pela ciência. No livro "O Universo Auto-Consciente", o físico Amit Goswami defende que o universo é inconsistente sem a existência de uma ordem superior.

Devemos também citar o princípio de Hermes Trimegistro: “Assim como é em cima, é embaixo, assim como é embaixo, é em cima”. Podemos pensar no universo como um grande fractal, no qual todas as partes são semelhantes ao todo. O fato é que continuamos tentando entender como funciona o mundo no qual vivemos, onde todos os fenômenos parecem sujeitos a uma ordem invisível, ordem ainda oculta sob os véus do limitado conhecimento humano.

Um dos objetivos do astrólogo é ajudar o cliente a se reconhecer como parte dessa ordem. É adotada uma abordagem focada na pessoa, identificando e interpretando junto com ela os conteúdos latentes indicados  pelo mapa, na tentativa de compreender melhor e, se necessário, mudar certos padrões de comportamento. E, através desse processo, tentar ajudar a pessoa a entender melhor suas potencialidades e seus conflitos, possibilitando que ela promova mais equilíbrio e bem-estar em sua vida.

Mas afinal, o que essas rochas cósmicas têm a ver com a nossa vida na Terra ?

 

O Mapa Natal

A interpretação do Mapa Natal se baseia na configuração astrológica do momento exato do nascimento da pessoa. Os signos, a posição das casas, os planetas e seus aspectos serão considerados numa análise que visa compreender melhor de que forma a pessoa está exercendo o livre-arbítrio na elaboração das energias que lhe são disponibilizadas pelo cosmos. É fundamental compreender que, mesmo não tendo consciência disso, todos temos responsabilidade pessoal sobre o uso dos fluxos energéticos, sejam eles favoráveis ou resistivos. O Mapa Natal fornece subsídios para que a pessoa possa se orientar por toda a vida.

 

Os Trânsitos e as Progressões

Todos os planetas transitam em velocidades diferentes dos outros, em suas órbitas em torno do sol. Assim, vão formando ângulos com outros planetas e também com os pontos orbitais, que estão marcados no mapa natal. À dinâmica dessa intrincada movimentação cósmica é dado o nome de Trânsitos. O objetivo da interpretação dos Trânsitos é identificar nos ciclos planetários os períodos mais favoráveis para determinado tema.

Sol 1 ano em cada signo
Lua + ou - 2 dias e meio em cada signo
Mercúrio + ou - 15 dias em cada signo
Vênus + ou - 24 dias em cada signo
Marte + ou - 2 meses em cada signo
Júpiter + ou menos 1 ano em cada signo
Saturno + ou - 2 anos e meio em cada signo
Urano + ou - 7 anos em cada signo
Netuno + ou - 13 anos em cada signo
Plutão Entre 11 a 30 anos em cada signo (irregular)

 

A Sinastria

É a interpretação da dinâmica entre os mapas das pessoas envolvidas. Indicada para análise de relacionamentos afetivos ou profissionais. O objetivo é identificar as áreas nas quais há concordância e interesses comuns, e aquelas que vão exigir mais empenho e atenção para que se promova uma solução mais harmônica e produtiva.

 

A Revolução Solar

É o estudo do mapa astrológico gerado pelo retorno do sol à exata posição em que estava no momento do nascimento da pessoa.

Por exemplo: uma pessoa que nasceu em São Paulo no dia 11 de agosto de 1958, às 10:25 da manhã, tem o sol a 18 graus de leão, com ascendente em escorpião. O sol voltará a 18 graus de leão todos os anos, porém em horários diferentes. Vejamos: em 1985, o sol estava a 18 graus de leão às 23:13 do dia 10 de agosto. Considerando que o ascendente é o signo que está no horizonte leste no horário do evento, teremos mapas diferentes a cada ano. O mapa gerado nesse momento, e que vale por um ano, é o objeto de estudo da Revolução Solar. Se o mapa gerado apresentar uma configuração pouco favorável, é conveniente que se faça uma correção. Como não podemos mudar o movimento dos astros, o que, aliás, confere mais confiabilidade à astrologia, só nos resta  mudar o local do evento, ou seja, a pessoa pode passar o aniversário num local previamente escolhido, gerando um mapa mais harmônico. Seguindo o exemplo: em 2006, caso essa mesma pessoa passe o aniversário em São Paulo, o sol estará novamente a 18 graus de leão às 00:53 da madrugada do dia 11 de agosto, e o mapa gerado será pouco favorável. Já se essa mesma pessoa passar o aniversário na cidade de Gaya na Índia, seu aniversário será às 09:53, seu ascendente para o ano que inicia será libra, e o mapa muito mais favorável. A Revolução Solar não isenta a pessoa de enfrentar os desafios que marcam a jornada evolutiva de todos os seres humanos, embora possibilite que os enfrente da melhor maneira possível em busca de uma vida mais harmônica e feliz. Por questões práticas, a Revolução Solar deve ser feita de preferência três meses antes do aniversário, sempre considerando as indicações do mapa natal e dos trânsitos do período, que estarão atuando simultaneamente. O objetivo é gerar um mapa que favoreça áreas de interesse previamente determinadas pelo cliente, sempre dependendo da configuração do céu no período e das limitações naturais (a maior parte da superfície do planeta está coberta de água ou gelo, além das guerras e outros impedimentos). 

Não trabalhamos com astrologia cármica porque, como argumenta com clareza o renomado astrólogo Stephen Arroyo, se a lei do carma existe, todas as abordagens da astrologia são cármicas, e o mapa de uma pessoa reflete a condição daquela encarnação específica, se a lei do carma não existe, uma abordagem cármica da astrologia é um equívoco. 

Descartamos o misticismo fácil tão comum em nossos dias e propomos uma abordagem abrangente sem, contudo, deixar de ser pragmática. Acreditamos que através da compreensão do conteúdo dos símbolos astrológicos, podemos viver a dinâmica interior mais harmonicamente.

Há muitas abordagens do fenômeno astrológico. Não nos interessam as divergências, mas sim as intersecções entre elas.

Postado em Astrologia

Deixe um Comentário

 

Compatibilidade Solar

Seus dados

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo:

Dados dx parceirx

Sexo:  Masculino   Feminino  

Signo: